Institucionalização infantil e educação em saúde: revisão integrativa / Child institutionalization and health education: integrative review

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Diógenes, Bruna de Souza
Data de Publicação: 2021
Outros Autores: de Arruda, Eder Ferreira, da Silva, Viliane Lima, Cadorin, Eufrasia Santos, Gurgel, Yara Martins, de Araujo Lopes, Isabela Nicoli, de Carvalho Nery, Jessica Amorim
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Brazilian Journal of Health Review
Texto Completo: https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BJHR/article/view/25896
Resumo: Esta revisão integrativa objetivou descrever os efeitos de atividades de educação em saúde na melhoria das condições de vida de crianças institucionalizadas. A pesquisa ocorreu através dos bancos de dados SciELO, Google Acadêmico e BVS, de onde foram selecionados artigos publicados entre 2009 a 2019. Foram critérios de exclusão: resenhas, dissertações, teses, anais de congresso e boletins epidemiológicos. Os resultados evidenciam que crianças institucionalizadas apresentam baixos escores de desempenho escolar, diversos problemas emocionais e frequentes atrasos no desenvolvimento neuropsicomotor, principalmente na área da linguagem. Todavia, os estudos analisados apontam que intervenções com foco na Educação em Saúde, implantadas precocemente e com a colaboração de diferentes agentes, podem trazer benefícios, minimizando estes impactos e contribuindo para o contexto educacional, na melhoria da convivência, crescimento dos laços afetivos e nas mudanças de posturas e condutas dos cuidadores, o que contribui direta e efetivamente para o bem-estar dos sujeitos assistidos.  
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