Educação permanente em saúde (EPS) no processo de trabalho de equipes de saúde da família (ESF)/ Permanent health education in family health teams work process

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Dolny, Luise Lüdke
Data de Publicação: 2020
Outros Autores: Lace, Josimari Telino derda, Nilson, Luana Gabriele, Calvo, Maria Cristina Marino, Natal, Sônia, Maeyama, Marcos Aurélio
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Brazilian Journal of Health Review
Texto Completo: https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BJHR/article/view/5876
Resumo: A Educação Permanente em Saúde (EPS) é uma estratégia para transformar o cuidado em saúde na direção da integralidade, por meio da reflexão-ação em serviço. O objetivo deste estudo foi analisar a implantação da EPS no trabalho de equipes de Saúde da Família (eSF), os tipos de apoio acessados e os fatores que favorecem ou dificultam essa prática. Realizou-se avaliação de implantação de abordagem quanti-qualitativa. Foram selecionadas cinco eSF do estado de Santa Catarina participantes do Telessaúde SC e realizadas entrevistas semiestruturadas com 27 profissionais. Foi realizada análise temática seguindo quatro dimensões prévias que orientaram a definição do grau de implantação obtido a partir de comparação entre o esperado e o observado. Na sequência foi conduzida uma análise dos contextos das eSF, identificando aspectos semelhantes e divergentes que favorecem e dificultam a implantação de uma rotina de EPS no cotidiano de trabalho. Destacam-se como aspectos favoráveis o entrosamento entre a equipe e a cogestão e, como desfavoráveis, a dificuldade de tempo individual de estudo e a falta de apoio da gestão municipal. É necessário investir no desenvolvimento de competências gerenciais, dialógicas, democráticas, reflexivas e de atitude proativa para inovação nas soluções em saúde.
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