Educação permanente no dia-a-dia do trabalho em saúde / Permanent education in the day-to-day of health work

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Chaves, Gabriela Markus
Data de Publicação: 2020
Outros Autores: Ravazine, Beatriz, Ribeiro, Sandra Fogaça Rosa
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Veras
Texto Completo: https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/18971
Resumo: Esta pesquisa, sobre os processos de gestão e formação no Sistema Único de Saúde (SUS), foi realizada numa microrregião do estado do Mato Grosso do Sul, teve como objetivo compreender quais as facilidades e dificuldades em relação à Educação Permanente em Saúde encontradas pelos técnicos e gestores, seus impactos no funcionamento da rede, nos processos de gestão e na saúde mental do trabalhador. Foi na abordagem qualitativa, utilizando várias técnicas combinadas: observação participante, grupo focal, entrevista e análise documental. Para analisar os dados utilizou-se a análise de conteúdo. Algumas dificuldades foram relatadas na prática da formação, mas quando há espaço para a Educação Permanente em Saúde, ela se torna um espaço de diálogo e reflexões no cotidiano do trabalho. Os resultados da pesquisa serviram de embasamento para a criação de uma cartilha sobre Educação Permanente em Saúde que apresentou reflexões e propostas para auxiliar gestores e técnicos a implementá-la em seu cotidiano.
id VERACRUZ-0_db88379794896480a20317c6b98df914
oai_identifier_str oai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/18971
network_acronym_str VERACRUZ-0
network_name_str Revista Veras
repository_id_str
spelling Educação permanente no dia-a-dia do trabalho em saúde / Permanent education in the day-to-day of health workEducação PermanenteSistema Único de SaúdeTrabalho.Esta pesquisa, sobre os processos de gestão e formação no Sistema Único de Saúde (SUS), foi realizada numa microrregião do estado do Mato Grosso do Sul, teve como objetivo compreender quais as facilidades e dificuldades em relação à Educação Permanente em Saúde encontradas pelos técnicos e gestores, seus impactos no funcionamento da rede, nos processos de gestão e na saúde mental do trabalhador. Foi na abordagem qualitativa, utilizando várias técnicas combinadas: observação participante, grupo focal, entrevista e análise documental. Para analisar os dados utilizou-se a análise de conteúdo. Algumas dificuldades foram relatadas na prática da formação, mas quando há espaço para a Educação Permanente em Saúde, ela se torna um espaço de diálogo e reflexões no cotidiano do trabalho. Os resultados da pesquisa serviram de embasamento para a criação de uma cartilha sobre Educação Permanente em Saúde que apresentou reflexões e propostas para auxiliar gestores e técnicos a implementá-la em seu cotidiano.Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.2020-10-28info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/1897110.34117/bjdv6n10-629Brazilian Journal of Development; Vol. 6 No. 10 (2020); 82685-82699Brazilian Journal of Development; Vol. 6 Núm. 10 (2020); 82685-82699Brazilian Journal of Development; v. 6 n. 10 (2020); 82685-826992525-8761reponame:Revista Verasinstname:Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)instacron:VERACRUZporhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/18971/15249Copyright (c) 2020 Brazilian Journal of Developmentinfo:eu-repo/semantics/openAccessChaves, Gabriela MarkusRavazine, BeatrizRibeiro, Sandra Fogaça Rosa2021-02-04T12:50:24Zoai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/18971Revistahttp://site.veracruz.edu.br:8087/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/PRIhttp://site.veracruz.edu.br:8087/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/oai||revistaveras@veracruz.edu.br2236-57292236-5729opendoar:2024-10-15T16:10:48.279902Revista Veras - Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)false
dc.title.none.fl_str_mv Educação permanente no dia-a-dia do trabalho em saúde / Permanent education in the day-to-day of health work
title Educação permanente no dia-a-dia do trabalho em saúde / Permanent education in the day-to-day of health work
spellingShingle Educação permanente no dia-a-dia do trabalho em saúde / Permanent education in the day-to-day of health work
Chaves, Gabriela Markus
Educação Permanente
Sistema Único de Saúde
Trabalho.
title_short Educação permanente no dia-a-dia do trabalho em saúde / Permanent education in the day-to-day of health work
title_full Educação permanente no dia-a-dia do trabalho em saúde / Permanent education in the day-to-day of health work
title_fullStr Educação permanente no dia-a-dia do trabalho em saúde / Permanent education in the day-to-day of health work
title_full_unstemmed Educação permanente no dia-a-dia do trabalho em saúde / Permanent education in the day-to-day of health work
title_sort Educação permanente no dia-a-dia do trabalho em saúde / Permanent education in the day-to-day of health work
author Chaves, Gabriela Markus
author_facet Chaves, Gabriela Markus
Ravazine, Beatriz
Ribeiro, Sandra Fogaça Rosa
author_role author
author2 Ravazine, Beatriz
Ribeiro, Sandra Fogaça Rosa
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Chaves, Gabriela Markus
Ravazine, Beatriz
Ribeiro, Sandra Fogaça Rosa
dc.subject.por.fl_str_mv Educação Permanente
Sistema Único de Saúde
Trabalho.
topic Educação Permanente
Sistema Único de Saúde
Trabalho.
description Esta pesquisa, sobre os processos de gestão e formação no Sistema Único de Saúde (SUS), foi realizada numa microrregião do estado do Mato Grosso do Sul, teve como objetivo compreender quais as facilidades e dificuldades em relação à Educação Permanente em Saúde encontradas pelos técnicos e gestores, seus impactos no funcionamento da rede, nos processos de gestão e na saúde mental do trabalhador. Foi na abordagem qualitativa, utilizando várias técnicas combinadas: observação participante, grupo focal, entrevista e análise documental. Para analisar os dados utilizou-se a análise de conteúdo. Algumas dificuldades foram relatadas na prática da formação, mas quando há espaço para a Educação Permanente em Saúde, ela se torna um espaço de diálogo e reflexões no cotidiano do trabalho. Os resultados da pesquisa serviram de embasamento para a criação de uma cartilha sobre Educação Permanente em Saúde que apresentou reflexões e propostas para auxiliar gestores e técnicos a implementá-la em seu cotidiano.
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020-10-28
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/18971
10.34117/bjdv6n10-629
url https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/18971
identifier_str_mv 10.34117/bjdv6n10-629
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/18971/15249
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2020 Brazilian Journal of Development
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2020 Brazilian Journal of Development
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.
publisher.none.fl_str_mv Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.
dc.source.none.fl_str_mv Brazilian Journal of Development; Vol. 6 No. 10 (2020); 82685-82699
Brazilian Journal of Development; Vol. 6 Núm. 10 (2020); 82685-82699
Brazilian Journal of Development; v. 6 n. 10 (2020); 82685-82699
2525-8761
reponame:Revista Veras
instname:Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)
instacron:VERACRUZ
instname_str Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)
instacron_str VERACRUZ
institution VERACRUZ
reponame_str Revista Veras
collection Revista Veras
repository.name.fl_str_mv Revista Veras - Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)
repository.mail.fl_str_mv ||revistaveras@veracruz.edu.br
_version_ 1813645487146795008