Estratégias de educação para envolvimento de pacientes e famílias na identificação do paciente / Education strategies for patient and family involvement in patient identification

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Weimer, Luiz Eduardo
Data de Publicação: 2020
Outros Autores: Costa, Diovane Ghignatti da
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Brazilian Journal of Health Review
Texto Completo: https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BJHR/article/view/20601
Resumo: Promover a participação do paciente e famílias no processo de cuidado é um meio de alavancar a segurança do paciente nos serviços de saúde. Diversos documentos de órgãos nacionais e internacionais trazem estratégia para identificar o paciente e impulsionar esse envolvimento do usuário e família com a equipe a fim de permitir que os procedimentos sejam médicos corretos. Tem-se como objetivo descrito voltadas para a educação do paciente e família sobre a identificação do paciente. Trata-se de estudo descritivo, vinculado à atividade de extensão aprovada junto à Instituição Federal de Ensino, com base na busca de orientações voltadas à participação do paciente em sua segurança publicada pelo Ministério da Saúde ou sociedades científicas. Ao estabelecer parcerias entre profissionais, pacientes, famílias e acompanhantes é possível prestar um serviço mais seguro, ampliando as barreiras para redução da ocorrência de eventos adversos. Ainda, para que essas estratégias sejam efetivas, é preciso que se tenha equipes preparadas para atender o paciente e famílias engajados no seu cuidado, que promovam boa comunicação e pratiquem a tomada de tomada compartilhada.
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