Etiologia, aspectos clínicos e psicossociais da psoríase

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Cruvinel, Milena Ferreira
Data de Publicação: 2023
Outros Autores: Saturnino, Alanna Simão Gomes
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Brazilian Journal of Health Review
Texto Completo: https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BJHR/article/view/56249
Resumo: Introdução: A psoríase é uma doença dermatológica, de caráter inflamatório da pele, não contagiosa e crônica, é representada por uma placa eritêmato-escamosa, saliente em relação à superfície da pele. Dentre um dos principais contribuintes tanto para o aparecimento dessas lesões quanto para a exacerbação da patologia é o estresse. Objetivo: Neste contexto, o presente artigo tem como objetivo analisar a etilogia, os aspectos clínicos e psicossociais da Psoríase. Metodologia: Foi realizada uma revisão de literatura dos artigos publicados entre os anos de 2007 e 2022, nas bases de dados do Google Scholar, Scientific Eletronic Library of Medicine (Pubmed MEDLINE), Biblioteca Virtual em Saúde (BVS), EBSCO Information Services e Scientific Eletronic Library Online (Scielo). Resultados: A Psoríase é uma doença autoimune mediada por células T com ativação anormal do sistema imunológico e diferenciação celular alterada e proliferação exacerbada da epiderme e dos queratinócitos. Os aspectos psicológicos e o stress podem colaborar para o surgimento, recidiva ou piora do quadro clínico. Conclusão: Diante do exposto, é de suma importância a compreensão dos aspectos etiológicos e clínicos que refletem diretamente na qualidade de vida, bem-estar e autoimagem do portador da Psoríase, pois esses fatores estão relacionados ao desencadeamento e exacerbação da doença.
id BJRH-0_29b3599dda157e13c07b743a999319ac
oai_identifier_str oai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/56249
network_acronym_str BJRH-0
network_name_str Brazilian Journal of Health Review
repository_id_str
spelling Etiologia, aspectos clínicos e psicossociais da psoríasePsoríaseetiologiasaúde mentaldermatopatiasIntrodução: A psoríase é uma doença dermatológica, de caráter inflamatório da pele, não contagiosa e crônica, é representada por uma placa eritêmato-escamosa, saliente em relação à superfície da pele. Dentre um dos principais contribuintes tanto para o aparecimento dessas lesões quanto para a exacerbação da patologia é o estresse. Objetivo: Neste contexto, o presente artigo tem como objetivo analisar a etilogia, os aspectos clínicos e psicossociais da Psoríase. Metodologia: Foi realizada uma revisão de literatura dos artigos publicados entre os anos de 2007 e 2022, nas bases de dados do Google Scholar, Scientific Eletronic Library of Medicine (Pubmed MEDLINE), Biblioteca Virtual em Saúde (BVS), EBSCO Information Services e Scientific Eletronic Library Online (Scielo). Resultados: A Psoríase é uma doença autoimune mediada por células T com ativação anormal do sistema imunológico e diferenciação celular alterada e proliferação exacerbada da epiderme e dos queratinócitos. Os aspectos psicológicos e o stress podem colaborar para o surgimento, recidiva ou piora do quadro clínico. Conclusão: Diante do exposto, é de suma importância a compreensão dos aspectos etiológicos e clínicos que refletem diretamente na qualidade de vida, bem-estar e autoimagem do portador da Psoríase, pois esses fatores estão relacionados ao desencadeamento e exacerbação da doença.Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.2023-01-11info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BJHR/article/view/5624910.34119/bjhrv6n1-069Brazilian Journal of Health Review; Vol. 6 No. 1 (2023); 898-907Brazilian Journal of Health Review; Vol. 6 Núm. 1 (2023); 898-907Brazilian Journal of Health Review; v. 6 n. 1 (2023); 898-9072595-6825reponame:Brazilian Journal of Health Reviewinstname:Federação das Indústrias do Estado do Paraná (FIEP)instacron:BJRHporhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BJHR/article/view/56249/41328Cruvinel, Milena FerreiraSaturnino, Alanna Simão Gomesinfo:eu-repo/semantics/openAccess2023-02-15T18:17:46Zoai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/56249Revistahttp://www.brazilianjournals.com/index.php/BJHR/indexPRIhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BJHR/oai|| brazilianjhr@gmail.com2595-68252595-6825opendoar:2023-02-15T18:17:46Brazilian Journal of Health Review - Federação das Indústrias do Estado do Paraná (FIEP)false
dc.title.none.fl_str_mv Etiologia, aspectos clínicos e psicossociais da psoríase
title Etiologia, aspectos clínicos e psicossociais da psoríase
spellingShingle Etiologia, aspectos clínicos e psicossociais da psoríase
Cruvinel, Milena Ferreira
Psoríase
etiologia
saúde mental
dermatopatias
title_short Etiologia, aspectos clínicos e psicossociais da psoríase
title_full Etiologia, aspectos clínicos e psicossociais da psoríase
title_fullStr Etiologia, aspectos clínicos e psicossociais da psoríase
title_full_unstemmed Etiologia, aspectos clínicos e psicossociais da psoríase
title_sort Etiologia, aspectos clínicos e psicossociais da psoríase
author Cruvinel, Milena Ferreira
author_facet Cruvinel, Milena Ferreira
Saturnino, Alanna Simão Gomes
author_role author
author2 Saturnino, Alanna Simão Gomes
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Cruvinel, Milena Ferreira
Saturnino, Alanna Simão Gomes
dc.subject.por.fl_str_mv Psoríase
etiologia
saúde mental
dermatopatias
topic Psoríase
etiologia
saúde mental
dermatopatias
description Introdução: A psoríase é uma doença dermatológica, de caráter inflamatório da pele, não contagiosa e crônica, é representada por uma placa eritêmato-escamosa, saliente em relação à superfície da pele. Dentre um dos principais contribuintes tanto para o aparecimento dessas lesões quanto para a exacerbação da patologia é o estresse. Objetivo: Neste contexto, o presente artigo tem como objetivo analisar a etilogia, os aspectos clínicos e psicossociais da Psoríase. Metodologia: Foi realizada uma revisão de literatura dos artigos publicados entre os anos de 2007 e 2022, nas bases de dados do Google Scholar, Scientific Eletronic Library of Medicine (Pubmed MEDLINE), Biblioteca Virtual em Saúde (BVS), EBSCO Information Services e Scientific Eletronic Library Online (Scielo). Resultados: A Psoríase é uma doença autoimune mediada por células T com ativação anormal do sistema imunológico e diferenciação celular alterada e proliferação exacerbada da epiderme e dos queratinócitos. Os aspectos psicológicos e o stress podem colaborar para o surgimento, recidiva ou piora do quadro clínico. Conclusão: Diante do exposto, é de suma importância a compreensão dos aspectos etiológicos e clínicos que refletem diretamente na qualidade de vida, bem-estar e autoimagem do portador da Psoríase, pois esses fatores estão relacionados ao desencadeamento e exacerbação da doença.
publishDate 2023
dc.date.none.fl_str_mv 2023-01-11
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BJHR/article/view/56249
10.34119/bjhrv6n1-069
url https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BJHR/article/view/56249
identifier_str_mv 10.34119/bjhrv6n1-069
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BJHR/article/view/56249/41328
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.
publisher.none.fl_str_mv Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.
dc.source.none.fl_str_mv Brazilian Journal of Health Review; Vol. 6 No. 1 (2023); 898-907
Brazilian Journal of Health Review; Vol. 6 Núm. 1 (2023); 898-907
Brazilian Journal of Health Review; v. 6 n. 1 (2023); 898-907
2595-6825
reponame:Brazilian Journal of Health Review
instname:Federação das Indústrias do Estado do Paraná (FIEP)
instacron:BJRH
instname_str Federação das Indústrias do Estado do Paraná (FIEP)
instacron_str BJRH
institution BJRH
reponame_str Brazilian Journal of Health Review
collection Brazilian Journal of Health Review
repository.name.fl_str_mv Brazilian Journal of Health Review - Federação das Indústrias do Estado do Paraná (FIEP)
repository.mail.fl_str_mv || brazilianjhr@gmail.com
_version_ 1797240025091407872