Educar para a sensibilidade estética: uma experiência pedagógica em Educação Física
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2023 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Brazilian Journal of Health Review |
Texto Completo: | https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BJHR/article/view/59451 |
Resumo: | A abordagem somática da educação reconhece o corpo como fonte de conhecimento, designadamente pelas linguagens estéticas que engloba (Boal, 2009). Já o reconhecimento do valor da corporeidade pelo sistema educativo encontra expressão na disciplina de Educação Física (EF) que acompanha o aluno ao longo de toda a escolaridade obrigatória. Este estudo teve como objetivo analisar o valor atribuído pelos alunos a uma experiência pedagógica no âmbito da estética do desporto através da EF. Participaram no estudo 27 alunos de uma turma do ensino secundário, uma estudante-estagiária, um professor orientador e uma expertise na área da estética do desporto. Recorreu-se à metodologia qualitativa pela aplicação de entrevistas semiestruturadas individuais e cinco grupos focais, observação participante, complementados com o diário de bodo da professora (investigadora). A análise da informação recolhida permitiu compreender a existência de uma alteração das perspetivas dos alunos sobre questões da estética do desporto. Estes passaram a identificar movimentos fluidos, coordenados e ritmados, o que lhes permitiu melhorar a execução técnica, assim como a capacidade de observação e análise de movimentos, aportando grandes benefícios nos processos de interajuda nas correções técnicas e compreensão dos comportamentos táticos da equipa. O trabalho em equipa também saiu reforçado. Os alunos revelaram ainda que, presentemente, quando assistem a uma competição desportiva prestam mais atenção ao detalhe e à dinâmica das tarefas em equipa. |
id |
BJRH-0_29d2934bc048f1d17377813bb2f50e01 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/59451 |
network_acronym_str |
BJRH-0 |
network_name_str |
Brazilian Journal of Health Review |
repository_id_str |
|
spelling |
Educar para a sensibilidade estética: uma experiência pedagógica em Educação Físicapedagogiaaprendizagemestética do desportoescolaA abordagem somática da educação reconhece o corpo como fonte de conhecimento, designadamente pelas linguagens estéticas que engloba (Boal, 2009). Já o reconhecimento do valor da corporeidade pelo sistema educativo encontra expressão na disciplina de Educação Física (EF) que acompanha o aluno ao longo de toda a escolaridade obrigatória. Este estudo teve como objetivo analisar o valor atribuído pelos alunos a uma experiência pedagógica no âmbito da estética do desporto através da EF. Participaram no estudo 27 alunos de uma turma do ensino secundário, uma estudante-estagiária, um professor orientador e uma expertise na área da estética do desporto. Recorreu-se à metodologia qualitativa pela aplicação de entrevistas semiestruturadas individuais e cinco grupos focais, observação participante, complementados com o diário de bodo da professora (investigadora). A análise da informação recolhida permitiu compreender a existência de uma alteração das perspetivas dos alunos sobre questões da estética do desporto. Estes passaram a identificar movimentos fluidos, coordenados e ritmados, o que lhes permitiu melhorar a execução técnica, assim como a capacidade de observação e análise de movimentos, aportando grandes benefícios nos processos de interajuda nas correções técnicas e compreensão dos comportamentos táticos da equipa. O trabalho em equipa também saiu reforçado. Os alunos revelaram ainda que, presentemente, quando assistem a uma competição desportiva prestam mais atenção ao detalhe e à dinâmica das tarefas em equipa.Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.2023-05-05info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BJHR/article/view/5945110.34119/bjhrv6n3-025Brazilian Journal of Health Review; Vol. 6 No. 3 (2023); 8672-8684Brazilian Journal of Health Review; Vol. 6 Núm. 3 (2023); 8672-8684Brazilian Journal of Health Review; v. 6 n. 3 (2023); 8672-86842595-6825reponame:Brazilian Journal of Health Reviewinstname:Federação das Indústrias do Estado do Paraná (FIEP)instacron:BJRHporhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BJHR/article/view/59451/43025Monteiro, Jhessica Tracy Araújo de OliveiraLacerda, Teresa OliveiraBatista, Paula Maria Fazendeiroinfo:eu-repo/semantics/openAccess2023-06-21T14:57:06Zoai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/59451Revistahttp://www.brazilianjournals.com/index.php/BJHR/indexPRIhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BJHR/oai|| brazilianjhr@gmail.com2595-68252595-6825opendoar:2023-06-21T14:57:06Brazilian Journal of Health Review - Federação das Indústrias do Estado do Paraná (FIEP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Educar para a sensibilidade estética: uma experiência pedagógica em Educação Física |
title |
Educar para a sensibilidade estética: uma experiência pedagógica em Educação Física |
spellingShingle |
Educar para a sensibilidade estética: uma experiência pedagógica em Educação Física Monteiro, Jhessica Tracy Araújo de Oliveira pedagogia aprendizagem estética do desporto escola |
title_short |
Educar para a sensibilidade estética: uma experiência pedagógica em Educação Física |
title_full |
Educar para a sensibilidade estética: uma experiência pedagógica em Educação Física |
title_fullStr |
Educar para a sensibilidade estética: uma experiência pedagógica em Educação Física |
title_full_unstemmed |
Educar para a sensibilidade estética: uma experiência pedagógica em Educação Física |
title_sort |
Educar para a sensibilidade estética: uma experiência pedagógica em Educação Física |
author |
Monteiro, Jhessica Tracy Araújo de Oliveira |
author_facet |
Monteiro, Jhessica Tracy Araújo de Oliveira Lacerda, Teresa Oliveira Batista, Paula Maria Fazendeiro |
author_role |
author |
author2 |
Lacerda, Teresa Oliveira Batista, Paula Maria Fazendeiro |
author2_role |
author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Monteiro, Jhessica Tracy Araújo de Oliveira Lacerda, Teresa Oliveira Batista, Paula Maria Fazendeiro |
dc.subject.por.fl_str_mv |
pedagogia aprendizagem estética do desporto escola |
topic |
pedagogia aprendizagem estética do desporto escola |
description |
A abordagem somática da educação reconhece o corpo como fonte de conhecimento, designadamente pelas linguagens estéticas que engloba (Boal, 2009). Já o reconhecimento do valor da corporeidade pelo sistema educativo encontra expressão na disciplina de Educação Física (EF) que acompanha o aluno ao longo de toda a escolaridade obrigatória. Este estudo teve como objetivo analisar o valor atribuído pelos alunos a uma experiência pedagógica no âmbito da estética do desporto através da EF. Participaram no estudo 27 alunos de uma turma do ensino secundário, uma estudante-estagiária, um professor orientador e uma expertise na área da estética do desporto. Recorreu-se à metodologia qualitativa pela aplicação de entrevistas semiestruturadas individuais e cinco grupos focais, observação participante, complementados com o diário de bodo da professora (investigadora). A análise da informação recolhida permitiu compreender a existência de uma alteração das perspetivas dos alunos sobre questões da estética do desporto. Estes passaram a identificar movimentos fluidos, coordenados e ritmados, o que lhes permitiu melhorar a execução técnica, assim como a capacidade de observação e análise de movimentos, aportando grandes benefícios nos processos de interajuda nas correções técnicas e compreensão dos comportamentos táticos da equipa. O trabalho em equipa também saiu reforçado. Os alunos revelaram ainda que, presentemente, quando assistem a uma competição desportiva prestam mais atenção ao detalhe e à dinâmica das tarefas em equipa. |
publishDate |
2023 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2023-05-05 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BJHR/article/view/59451 10.34119/bjhrv6n3-025 |
url |
https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BJHR/article/view/59451 |
identifier_str_mv |
10.34119/bjhrv6n3-025 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BJHR/article/view/59451/43025 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda. |
publisher.none.fl_str_mv |
Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda. |
dc.source.none.fl_str_mv |
Brazilian Journal of Health Review; Vol. 6 No. 3 (2023); 8672-8684 Brazilian Journal of Health Review; Vol. 6 Núm. 3 (2023); 8672-8684 Brazilian Journal of Health Review; v. 6 n. 3 (2023); 8672-8684 2595-6825 reponame:Brazilian Journal of Health Review instname:Federação das Indústrias do Estado do Paraná (FIEP) instacron:BJRH |
instname_str |
Federação das Indústrias do Estado do Paraná (FIEP) |
instacron_str |
BJRH |
institution |
BJRH |
reponame_str |
Brazilian Journal of Health Review |
collection |
Brazilian Journal of Health Review |
repository.name.fl_str_mv |
Brazilian Journal of Health Review - Federação das Indústrias do Estado do Paraná (FIEP) |
repository.mail.fl_str_mv |
|| brazilianjhr@gmail.com |
_version_ |
1797240029014130688 |