Educar para a sensibilidade estética: uma experiência pedagógica em Educação Física

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Monteiro, Jhessica Tracy Araújo de Oliveira
Data de Publicação: 2023
Outros Autores: Lacerda, Teresa Oliveira, Batista, Paula Maria Fazendeiro
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Brazilian Journal of Health Review
Texto Completo: https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BJHR/article/view/59451
Resumo: A abordagem somática da educação reconhece o corpo como fonte de conhecimento, designadamente pelas linguagens estéticas que engloba (Boal, 2009). Já o reconhecimento do valor da corporeidade pelo sistema educativo encontra expressão na disciplina de Educação Física (EF) que acompanha o aluno ao longo de toda a escolaridade obrigatória. Este estudo teve como objetivo analisar o valor atribuído pelos alunos a uma experiência pedagógica no âmbito da estética do desporto através da EF. Participaram no estudo 27 alunos de uma turma do ensino secundário, uma estudante-estagiária, um professor orientador e uma expertise na área da estética do desporto.  Recorreu-se à metodologia qualitativa pela aplicação de entrevistas semiestruturadas individuais e cinco grupos focais, observação participante, complementados com o diário de bodo da professora (investigadora). A análise da informação recolhida permitiu compreender a existência de uma alteração das perspetivas dos alunos sobre questões da estética do desporto. Estes passaram a identificar movimentos fluidos, coordenados e ritmados, o que lhes permitiu melhorar a execução técnica, assim como a capacidade de observação e análise de movimentos, aportando grandes benefícios nos processos de interajuda nas correções técnicas e compreensão dos comportamentos táticos da equipa. O trabalho em equipa também saiu reforçado. Os alunos revelaram ainda que, presentemente, quando assistem a uma competição desportiva prestam mais atenção ao detalhe e à dinâmica das tarefas em equipa.
id BJRH-0_29d2934bc048f1d17377813bb2f50e01
oai_identifier_str oai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/59451
network_acronym_str BJRH-0
network_name_str Brazilian Journal of Health Review
repository_id_str
spelling Educar para a sensibilidade estética: uma experiência pedagógica em Educação Físicapedagogiaaprendizagemestética do desportoescolaA abordagem somática da educação reconhece o corpo como fonte de conhecimento, designadamente pelas linguagens estéticas que engloba (Boal, 2009). Já o reconhecimento do valor da corporeidade pelo sistema educativo encontra expressão na disciplina de Educação Física (EF) que acompanha o aluno ao longo de toda a escolaridade obrigatória. Este estudo teve como objetivo analisar o valor atribuído pelos alunos a uma experiência pedagógica no âmbito da estética do desporto através da EF. Participaram no estudo 27 alunos de uma turma do ensino secundário, uma estudante-estagiária, um professor orientador e uma expertise na área da estética do desporto.  Recorreu-se à metodologia qualitativa pela aplicação de entrevistas semiestruturadas individuais e cinco grupos focais, observação participante, complementados com o diário de bodo da professora (investigadora). A análise da informação recolhida permitiu compreender a existência de uma alteração das perspetivas dos alunos sobre questões da estética do desporto. Estes passaram a identificar movimentos fluidos, coordenados e ritmados, o que lhes permitiu melhorar a execução técnica, assim como a capacidade de observação e análise de movimentos, aportando grandes benefícios nos processos de interajuda nas correções técnicas e compreensão dos comportamentos táticos da equipa. O trabalho em equipa também saiu reforçado. Os alunos revelaram ainda que, presentemente, quando assistem a uma competição desportiva prestam mais atenção ao detalhe e à dinâmica das tarefas em equipa.Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.2023-05-05info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BJHR/article/view/5945110.34119/bjhrv6n3-025Brazilian Journal of Health Review; Vol. 6 No. 3 (2023); 8672-8684Brazilian Journal of Health Review; Vol. 6 Núm. 3 (2023); 8672-8684Brazilian Journal of Health Review; v. 6 n. 3 (2023); 8672-86842595-6825reponame:Brazilian Journal of Health Reviewinstname:Federação das Indústrias do Estado do Paraná (FIEP)instacron:BJRHporhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BJHR/article/view/59451/43025Monteiro, Jhessica Tracy Araújo de OliveiraLacerda, Teresa OliveiraBatista, Paula Maria Fazendeiroinfo:eu-repo/semantics/openAccess2023-06-21T14:57:06Zoai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/59451Revistahttp://www.brazilianjournals.com/index.php/BJHR/indexPRIhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BJHR/oai|| brazilianjhr@gmail.com2595-68252595-6825opendoar:2023-06-21T14:57:06Brazilian Journal of Health Review - Federação das Indústrias do Estado do Paraná (FIEP)false
dc.title.none.fl_str_mv Educar para a sensibilidade estética: uma experiência pedagógica em Educação Física
title Educar para a sensibilidade estética: uma experiência pedagógica em Educação Física
spellingShingle Educar para a sensibilidade estética: uma experiência pedagógica em Educação Física
Monteiro, Jhessica Tracy Araújo de Oliveira
pedagogia
aprendizagem
estética do desporto
escola
title_short Educar para a sensibilidade estética: uma experiência pedagógica em Educação Física
title_full Educar para a sensibilidade estética: uma experiência pedagógica em Educação Física
title_fullStr Educar para a sensibilidade estética: uma experiência pedagógica em Educação Física
title_full_unstemmed Educar para a sensibilidade estética: uma experiência pedagógica em Educação Física
title_sort Educar para a sensibilidade estética: uma experiência pedagógica em Educação Física
author Monteiro, Jhessica Tracy Araújo de Oliveira
author_facet Monteiro, Jhessica Tracy Araújo de Oliveira
Lacerda, Teresa Oliveira
Batista, Paula Maria Fazendeiro
author_role author
author2 Lacerda, Teresa Oliveira
Batista, Paula Maria Fazendeiro
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Monteiro, Jhessica Tracy Araújo de Oliveira
Lacerda, Teresa Oliveira
Batista, Paula Maria Fazendeiro
dc.subject.por.fl_str_mv pedagogia
aprendizagem
estética do desporto
escola
topic pedagogia
aprendizagem
estética do desporto
escola
description A abordagem somática da educação reconhece o corpo como fonte de conhecimento, designadamente pelas linguagens estéticas que engloba (Boal, 2009). Já o reconhecimento do valor da corporeidade pelo sistema educativo encontra expressão na disciplina de Educação Física (EF) que acompanha o aluno ao longo de toda a escolaridade obrigatória. Este estudo teve como objetivo analisar o valor atribuído pelos alunos a uma experiência pedagógica no âmbito da estética do desporto através da EF. Participaram no estudo 27 alunos de uma turma do ensino secundário, uma estudante-estagiária, um professor orientador e uma expertise na área da estética do desporto.  Recorreu-se à metodologia qualitativa pela aplicação de entrevistas semiestruturadas individuais e cinco grupos focais, observação participante, complementados com o diário de bodo da professora (investigadora). A análise da informação recolhida permitiu compreender a existência de uma alteração das perspetivas dos alunos sobre questões da estética do desporto. Estes passaram a identificar movimentos fluidos, coordenados e ritmados, o que lhes permitiu melhorar a execução técnica, assim como a capacidade de observação e análise de movimentos, aportando grandes benefícios nos processos de interajuda nas correções técnicas e compreensão dos comportamentos táticos da equipa. O trabalho em equipa também saiu reforçado. Os alunos revelaram ainda que, presentemente, quando assistem a uma competição desportiva prestam mais atenção ao detalhe e à dinâmica das tarefas em equipa.
publishDate 2023
dc.date.none.fl_str_mv 2023-05-05
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BJHR/article/view/59451
10.34119/bjhrv6n3-025
url https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BJHR/article/view/59451
identifier_str_mv 10.34119/bjhrv6n3-025
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BJHR/article/view/59451/43025
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.
publisher.none.fl_str_mv Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.
dc.source.none.fl_str_mv Brazilian Journal of Health Review; Vol. 6 No. 3 (2023); 8672-8684
Brazilian Journal of Health Review; Vol. 6 Núm. 3 (2023); 8672-8684
Brazilian Journal of Health Review; v. 6 n. 3 (2023); 8672-8684
2595-6825
reponame:Brazilian Journal of Health Review
instname:Federação das Indústrias do Estado do Paraná (FIEP)
instacron:BJRH
instname_str Federação das Indústrias do Estado do Paraná (FIEP)
instacron_str BJRH
institution BJRH
reponame_str Brazilian Journal of Health Review
collection Brazilian Journal of Health Review
repository.name.fl_str_mv Brazilian Journal of Health Review - Federação das Indústrias do Estado do Paraná (FIEP)
repository.mail.fl_str_mv || brazilianjhr@gmail.com
_version_ 1797240029014130688