Educação Física: possibilidades de uma educação estético-ética

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Costa, Luísa Ávila da
Data de Publicação: 2019
Outros Autores: Lacerda, Teresa
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Brasileira de Educação Física e Esporte (Online)
Texto Completo: https://www.revistas.usp.br/rbefe/article/view/170601
Resumo: A aproximação à estética e à ética na investigação em filosofia do desporto tem por hábito abordar estas duas áreas filosóficas de forma distinta, separada e independente, sendo dada preponderância, por norma, aos trabalhos do âmbito da ética, que em volume marcam uma presença consideravelmente superior nas principais revistas internacionais deste campo de estudo. Estando o potencial pedagógico estético e ético do desporto amplamente descrito na literatura, o objetivo deste estudo prende-se com a procura das zonas de interface destes âmbitos numa abordagem estético-ética da educação física. O percurso metodológico seguido para a persecução deste objetivo integrou a recolha, análise e discussão, a partir de uma perspetiva hermenêutica e fenomenológica, dos discursos contidos em entrevistas semi-estruturadas de caráter exploratório, realizadas a um grupo de estudo que compreendeu dezenove professores/investigadores nas áreas da estética, da ética, do desporto e da educação física. O confronto do conteúdo proveniente das entrevistas com as reflexões já disponíveis sobre a temática na literaturapermitiu-nos obter como resultado um roteiro argumentativo que explora o especial papel da Educação Física e a relevância da corporeidade na educação da sensibilidade estético-ética dos alunos no seu percurso escolar. Nas conclusões deste roteiro foram particularmente enfatizados quatro elementos com potencialidade estético-ética que contribuem para uma estético-ética do desporto recuperadora da unidade da experiência processo-produto no desporto. Esses elementos, que podem ser transportados do desporto para a vida no caminho do florescimento humano, foram a vulnerabilidade, a afetividade, a identidade e a competição.
id USP-35_9285b59c609ae7fa766e84b8fdcd3c31
oai_identifier_str oai:revistas.usp.br:article/170601
network_acronym_str USP-35
network_name_str Revista Brasileira de Educação Física e Esporte (Online)
repository_id_str
spelling Educação Física: possibilidades de uma educação estético-éticaDesportoEducação FísicaEstéticaÉticaEstetico-éticaA aproximação à estética e à ética na investigação em filosofia do desporto tem por hábito abordar estas duas áreas filosóficas de forma distinta, separada e independente, sendo dada preponderância, por norma, aos trabalhos do âmbito da ética, que em volume marcam uma presença consideravelmente superior nas principais revistas internacionais deste campo de estudo. Estando o potencial pedagógico estético e ético do desporto amplamente descrito na literatura, o objetivo deste estudo prende-se com a procura das zonas de interface destes âmbitos numa abordagem estético-ética da educação física. O percurso metodológico seguido para a persecução deste objetivo integrou a recolha, análise e discussão, a partir de uma perspetiva hermenêutica e fenomenológica, dos discursos contidos em entrevistas semi-estruturadas de caráter exploratório, realizadas a um grupo de estudo que compreendeu dezenove professores/investigadores nas áreas da estética, da ética, do desporto e da educação física. O confronto do conteúdo proveniente das entrevistas com as reflexões já disponíveis sobre a temática na literaturapermitiu-nos obter como resultado um roteiro argumentativo que explora o especial papel da Educação Física e a relevância da corporeidade na educação da sensibilidade estético-ética dos alunos no seu percurso escolar. Nas conclusões deste roteiro foram particularmente enfatizados quatro elementos com potencialidade estético-ética que contribuem para uma estético-ética do desporto recuperadora da unidade da experiência processo-produto no desporto. Esses elementos, que podem ser transportados do desporto para a vida no caminho do florescimento humano, foram a vulnerabilidade, a afetividade, a identidade e a competição.Universidade de São Paulo. Escola de Educação Física e Esporte2019-06-02info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.revistas.usp.br/rbefe/article/view/17060110.11606/1807-5509201900040649Revista Brasileira de Educação Física e Esporte; v. 33 n. 4 (2019); 649-665Revista Brasileira de Educação Física e Esporte; Vol. 33 Núm. 4 (2019); 649-665Brazilian journal of physical education and sport; Vol. 33 No. 4 (2019); 649-6651981-46901807-5509reponame:Revista Brasileira de Educação Física e Esporte (Online)instname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPporhttps://www.revistas.usp.br/rbefe/article/view/170601/161115Copyright (c) 2019 Revista Brasileira de Educação Física e Esportehttp://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessCosta, Luísa Ávila daLacerda, Teresa2021-05-24T17:54:45Zoai:revistas.usp.br:article/170601Revistahttp://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_serial&pid=1807-5509&lng=pt&nrm=isoPUBhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.php||reveefe@usp.br1981-46901807-5509opendoar:2021-05-24T17:54:45Revista Brasileira de Educação Física e Esporte (Online) - Universidade de São Paulo (USP)false
dc.title.none.fl_str_mv Educação Física: possibilidades de uma educação estético-ética
title Educação Física: possibilidades de uma educação estético-ética
spellingShingle Educação Física: possibilidades de uma educação estético-ética
Costa, Luísa Ávila da
Desporto
Educação Física
Estética
Ética
Estetico-ética
title_short Educação Física: possibilidades de uma educação estético-ética
title_full Educação Física: possibilidades de uma educação estético-ética
title_fullStr Educação Física: possibilidades de uma educação estético-ética
title_full_unstemmed Educação Física: possibilidades de uma educação estético-ética
title_sort Educação Física: possibilidades de uma educação estético-ética
author Costa, Luísa Ávila da
author_facet Costa, Luísa Ávila da
Lacerda, Teresa
author_role author
author2 Lacerda, Teresa
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Costa, Luísa Ávila da
Lacerda, Teresa
dc.subject.por.fl_str_mv Desporto
Educação Física
Estética
Ética
Estetico-ética
topic Desporto
Educação Física
Estética
Ética
Estetico-ética
description A aproximação à estética e à ética na investigação em filosofia do desporto tem por hábito abordar estas duas áreas filosóficas de forma distinta, separada e independente, sendo dada preponderância, por norma, aos trabalhos do âmbito da ética, que em volume marcam uma presença consideravelmente superior nas principais revistas internacionais deste campo de estudo. Estando o potencial pedagógico estético e ético do desporto amplamente descrito na literatura, o objetivo deste estudo prende-se com a procura das zonas de interface destes âmbitos numa abordagem estético-ética da educação física. O percurso metodológico seguido para a persecução deste objetivo integrou a recolha, análise e discussão, a partir de uma perspetiva hermenêutica e fenomenológica, dos discursos contidos em entrevistas semi-estruturadas de caráter exploratório, realizadas a um grupo de estudo que compreendeu dezenove professores/investigadores nas áreas da estética, da ética, do desporto e da educação física. O confronto do conteúdo proveniente das entrevistas com as reflexões já disponíveis sobre a temática na literaturapermitiu-nos obter como resultado um roteiro argumentativo que explora o especial papel da Educação Física e a relevância da corporeidade na educação da sensibilidade estético-ética dos alunos no seu percurso escolar. Nas conclusões deste roteiro foram particularmente enfatizados quatro elementos com potencialidade estético-ética que contribuem para uma estético-ética do desporto recuperadora da unidade da experiência processo-produto no desporto. Esses elementos, que podem ser transportados do desporto para a vida no caminho do florescimento humano, foram a vulnerabilidade, a afetividade, a identidade e a competição.
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-06-02
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.revistas.usp.br/rbefe/article/view/170601
10.11606/1807-5509201900040649
url https://www.revistas.usp.br/rbefe/article/view/170601
identifier_str_mv 10.11606/1807-5509201900040649
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://www.revistas.usp.br/rbefe/article/view/170601/161115
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2019 Revista Brasileira de Educação Física e Esporte
http://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2019 Revista Brasileira de Educação Física e Esporte
http://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade de São Paulo. Escola de Educação Física e Esporte
publisher.none.fl_str_mv Universidade de São Paulo. Escola de Educação Física e Esporte
dc.source.none.fl_str_mv Revista Brasileira de Educação Física e Esporte; v. 33 n. 4 (2019); 649-665
Revista Brasileira de Educação Física e Esporte; Vol. 33 Núm. 4 (2019); 649-665
Brazilian journal of physical education and sport; Vol. 33 No. 4 (2019); 649-665
1981-4690
1807-5509
reponame:Revista Brasileira de Educação Física e Esporte (Online)
instname:Universidade de São Paulo (USP)
instacron:USP
instname_str Universidade de São Paulo (USP)
instacron_str USP
institution USP
reponame_str Revista Brasileira de Educação Física e Esporte (Online)
collection Revista Brasileira de Educação Física e Esporte (Online)
repository.name.fl_str_mv Revista Brasileira de Educação Física e Esporte (Online) - Universidade de São Paulo (USP)
repository.mail.fl_str_mv ||reveefe@usp.br
_version_ 1800222934544941056