Bullying no ambiente escolar: Conhecer para intervir / Bullying in the school environment: Knowing to intervene

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Guimarães, Antônio Régis Coelho
Data de Publicação: 2020
Outros Autores: Galvani, Fernanda Beatriz, Samora, Giovana Bertoni Palis, Scarpellino, Maria Moreira, Amorim, Rafael Pereira, Rabelo, Maura Regina Guimarães, Nunes, Marilene Rivany, Pereira, Marcos Leandro
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Brazilian Journal of Health Review
DOI: 10.34119/bjhrv3n6-189
Texto Completo: https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BJHR/article/view/21075
Resumo: O bullying é um termo em inglês utilizado para designar todas as atitudes agressivas, intencionais e repetidas que causem dor e angústia, e executadas dentro de uma relação desigual de poder, tornando possível a intimidação da vítima. Através de uma pesquisa de campo, de caráter transversal, quali-quantitativo, por meio de dinâmicas, palestras e aplicação do questionário de Olweus (1998), o presente estudo tem por objetivo traçar o perfil da vítima e do agressor, assim como sua prevalência entre os estudantes do oitavo ano da Escola Estadual Abner Afonso, em Patos de Minas-MG. A amostra do estudo contabilizou 105 indivíduos. O coeficiente de correlação de Pearson (r = 0,57) e gráficos de representatividade foram utilizados para associar as variáveis “frequência vítima” e “frequência agressor”, foi evidenciada correlação positiva. Evidenciou-se que a intervenção por meio de atividades lúdicas tem se mostrado um dos meios mais eficientes no que tange a conscientização, a reflexão, a prevenção e o combate ao bullying.
id BJRH-0_2a10722c6dda729ab760d7a963f45f2f
oai_identifier_str oai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/21075
network_acronym_str BJRH-0
network_name_str Brazilian Journal of Health Review
spelling Bullying no ambiente escolar: Conhecer para intervir / Bullying in the school environment: Knowing to interveneBullyingSaúde escolarIntimidação escolarPromoção da Saúde.O bullying é um termo em inglês utilizado para designar todas as atitudes agressivas, intencionais e repetidas que causem dor e angústia, e executadas dentro de uma relação desigual de poder, tornando possível a intimidação da vítima. Através de uma pesquisa de campo, de caráter transversal, quali-quantitativo, por meio de dinâmicas, palestras e aplicação do questionário de Olweus (1998), o presente estudo tem por objetivo traçar o perfil da vítima e do agressor, assim como sua prevalência entre os estudantes do oitavo ano da Escola Estadual Abner Afonso, em Patos de Minas-MG. A amostra do estudo contabilizou 105 indivíduos. O coeficiente de correlação de Pearson (r = 0,57) e gráficos de representatividade foram utilizados para associar as variáveis “frequência vítima” e “frequência agressor”, foi evidenciada correlação positiva. Evidenciou-se que a intervenção por meio de atividades lúdicas tem se mostrado um dos meios mais eficientes no que tange a conscientização, a reflexão, a prevenção e o combate ao bullying.Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.2020-12-06info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BJHR/article/view/2107510.34119/bjhrv3n6-189Brazilian Journal of Health Review; Vol. 3 No. 6 (2020); 17813-17818Brazilian Journal of Health Review; v. 3 n. 6 (2020); 17813-178182595-6825reponame:Brazilian Journal of Health Reviewinstname:Federação das Indústrias do Estado do Paraná (FIEP)instacron:BJRHporhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BJHR/article/view/21075/16800Copyright (c) 2020 Brazilian Journal of Health Reviewinfo:eu-repo/semantics/openAccessGuimarães, Antônio Régis CoelhoGalvani, Fernanda BeatrizSamora, Giovana Bertoni PalisScarpellino, Maria MoreiraAmorim, Rafael PereiraRabelo, Maura Regina GuimarãesNunes, Marilene RivanyPereira, Marcos Leandro2021-01-08T20:12:59Zoai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/21075Revistahttp://www.brazilianjournals.com/index.php/BJHR/indexPRIhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BJHR/oai|| brazilianjhr@gmail.com2595-68252595-6825opendoar:2021-01-08T20:12:59Brazilian Journal of Health Review - Federação das Indústrias do Estado do Paraná (FIEP)false
dc.title.none.fl_str_mv Bullying no ambiente escolar: Conhecer para intervir / Bullying in the school environment: Knowing to intervene
title Bullying no ambiente escolar: Conhecer para intervir / Bullying in the school environment: Knowing to intervene
spellingShingle Bullying no ambiente escolar: Conhecer para intervir / Bullying in the school environment: Knowing to intervene
Bullying no ambiente escolar: Conhecer para intervir / Bullying in the school environment: Knowing to intervene
Guimarães, Antônio Régis Coelho
Bullying
Saúde escolar
Intimidação escolar
Promoção da Saúde.
Guimarães, Antônio Régis Coelho
Bullying
Saúde escolar
Intimidação escolar
Promoção da Saúde.
title_short Bullying no ambiente escolar: Conhecer para intervir / Bullying in the school environment: Knowing to intervene
title_full Bullying no ambiente escolar: Conhecer para intervir / Bullying in the school environment: Knowing to intervene
title_fullStr Bullying no ambiente escolar: Conhecer para intervir / Bullying in the school environment: Knowing to intervene
Bullying no ambiente escolar: Conhecer para intervir / Bullying in the school environment: Knowing to intervene
title_full_unstemmed Bullying no ambiente escolar: Conhecer para intervir / Bullying in the school environment: Knowing to intervene
Bullying no ambiente escolar: Conhecer para intervir / Bullying in the school environment: Knowing to intervene
title_sort Bullying no ambiente escolar: Conhecer para intervir / Bullying in the school environment: Knowing to intervene
author Guimarães, Antônio Régis Coelho
author_facet Guimarães, Antônio Régis Coelho
Guimarães, Antônio Régis Coelho
Galvani, Fernanda Beatriz
Samora, Giovana Bertoni Palis
Scarpellino, Maria Moreira
Amorim, Rafael Pereira
Rabelo, Maura Regina Guimarães
Nunes, Marilene Rivany
Pereira, Marcos Leandro
Galvani, Fernanda Beatriz
Samora, Giovana Bertoni Palis
Scarpellino, Maria Moreira
Amorim, Rafael Pereira
Rabelo, Maura Regina Guimarães
Nunes, Marilene Rivany
Pereira, Marcos Leandro
author_role author
author2 Galvani, Fernanda Beatriz
Samora, Giovana Bertoni Palis
Scarpellino, Maria Moreira
Amorim, Rafael Pereira
Rabelo, Maura Regina Guimarães
Nunes, Marilene Rivany
Pereira, Marcos Leandro
author2_role author
author
author
author
author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Guimarães, Antônio Régis Coelho
Galvani, Fernanda Beatriz
Samora, Giovana Bertoni Palis
Scarpellino, Maria Moreira
Amorim, Rafael Pereira
Rabelo, Maura Regina Guimarães
Nunes, Marilene Rivany
Pereira, Marcos Leandro
dc.subject.por.fl_str_mv Bullying
Saúde escolar
Intimidação escolar
Promoção da Saúde.
topic Bullying
Saúde escolar
Intimidação escolar
Promoção da Saúde.
description O bullying é um termo em inglês utilizado para designar todas as atitudes agressivas, intencionais e repetidas que causem dor e angústia, e executadas dentro de uma relação desigual de poder, tornando possível a intimidação da vítima. Através de uma pesquisa de campo, de caráter transversal, quali-quantitativo, por meio de dinâmicas, palestras e aplicação do questionário de Olweus (1998), o presente estudo tem por objetivo traçar o perfil da vítima e do agressor, assim como sua prevalência entre os estudantes do oitavo ano da Escola Estadual Abner Afonso, em Patos de Minas-MG. A amostra do estudo contabilizou 105 indivíduos. O coeficiente de correlação de Pearson (r = 0,57) e gráficos de representatividade foram utilizados para associar as variáveis “frequência vítima” e “frequência agressor”, foi evidenciada correlação positiva. Evidenciou-se que a intervenção por meio de atividades lúdicas tem se mostrado um dos meios mais eficientes no que tange a conscientização, a reflexão, a prevenção e o combate ao bullying.
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020-12-06
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BJHR/article/view/21075
10.34119/bjhrv3n6-189
url https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BJHR/article/view/21075
identifier_str_mv 10.34119/bjhrv3n6-189
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BJHR/article/view/21075/16800
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2020 Brazilian Journal of Health Review
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2020 Brazilian Journal of Health Review
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.
publisher.none.fl_str_mv Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.
dc.source.none.fl_str_mv Brazilian Journal of Health Review; Vol. 3 No. 6 (2020); 17813-17818
Brazilian Journal of Health Review; v. 3 n. 6 (2020); 17813-17818
2595-6825
reponame:Brazilian Journal of Health Review
instname:Federação das Indústrias do Estado do Paraná (FIEP)
instacron:BJRH
instname_str Federação das Indústrias do Estado do Paraná (FIEP)
instacron_str BJRH
institution BJRH
reponame_str Brazilian Journal of Health Review
collection Brazilian Journal of Health Review
repository.name.fl_str_mv Brazilian Journal of Health Review - Federação das Indústrias do Estado do Paraná (FIEP)
repository.mail.fl_str_mv || brazilianjhr@gmail.com
_version_ 1822179582291214336
dc.identifier.doi.none.fl_str_mv 10.34119/bjhrv3n6-189