Bullying no ambiente escolar: Conhecer para intervir / Bullying in the school environment: Knowing to intervene
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2020 |
Outros Autores: | , , , , , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Brazilian Journal of Health Review |
Texto Completo: | https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BJHR/article/view/21075 |
Resumo: | O bullying é um termo em inglês utilizado para designar todas as atitudes agressivas, intencionais e repetidas que causem dor e angústia, e executadas dentro de uma relação desigual de poder, tornando possível a intimidação da vítima. Através de uma pesquisa de campo, de caráter transversal, quali-quantitativo, por meio de dinâmicas, palestras e aplicação do questionário de Olweus (1998), o presente estudo tem por objetivo traçar o perfil da vítima e do agressor, assim como sua prevalência entre os estudantes do oitavo ano da Escola Estadual Abner Afonso, em Patos de Minas-MG. A amostra do estudo contabilizou 105 indivíduos. O coeficiente de correlação de Pearson (r = 0,57) e gráficos de representatividade foram utilizados para associar as variáveis “frequência vítima” e “frequência agressor”, foi evidenciada correlação positiva. Evidenciou-se que a intervenção por meio de atividades lúdicas tem se mostrado um dos meios mais eficientes no que tange a conscientização, a reflexão, a prevenção e o combate ao bullying. |
id |
BJRH-0_2a10722c6dda729ab760d7a963f45f2f |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/21075 |
network_acronym_str |
BJRH-0 |
network_name_str |
Brazilian Journal of Health Review |
repository_id_str |
|
spelling |
Bullying no ambiente escolar: Conhecer para intervir / Bullying in the school environment: Knowing to interveneBullyingSaúde escolarIntimidação escolarPromoção da Saúde.O bullying é um termo em inglês utilizado para designar todas as atitudes agressivas, intencionais e repetidas que causem dor e angústia, e executadas dentro de uma relação desigual de poder, tornando possível a intimidação da vítima. Através de uma pesquisa de campo, de caráter transversal, quali-quantitativo, por meio de dinâmicas, palestras e aplicação do questionário de Olweus (1998), o presente estudo tem por objetivo traçar o perfil da vítima e do agressor, assim como sua prevalência entre os estudantes do oitavo ano da Escola Estadual Abner Afonso, em Patos de Minas-MG. A amostra do estudo contabilizou 105 indivíduos. O coeficiente de correlação de Pearson (r = 0,57) e gráficos de representatividade foram utilizados para associar as variáveis “frequência vítima” e “frequência agressor”, foi evidenciada correlação positiva. Evidenciou-se que a intervenção por meio de atividades lúdicas tem se mostrado um dos meios mais eficientes no que tange a conscientização, a reflexão, a prevenção e o combate ao bullying.Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.2020-12-06info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BJHR/article/view/2107510.34119/bjhrv3n6-189Brazilian Journal of Health Review; Vol. 3 No. 6 (2020); 17813-17818Brazilian Journal of Health Review; v. 3 n. 6 (2020); 17813-178182595-6825reponame:Brazilian Journal of Health Reviewinstname:Federação das Indústrias do Estado do Paraná (FIEP)instacron:BJRHporhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BJHR/article/view/21075/16800Copyright (c) 2020 Brazilian Journal of Health Reviewinfo:eu-repo/semantics/openAccessGuimarães, Antônio Régis CoelhoGalvani, Fernanda BeatrizSamora, Giovana Bertoni PalisScarpellino, Maria MoreiraAmorim, Rafael PereiraRabelo, Maura Regina GuimarãesNunes, Marilene RivanyPereira, Marcos Leandro2021-01-08T20:12:59Zoai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/21075Revistahttp://www.brazilianjournals.com/index.php/BJHR/indexPRIhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BJHR/oai|| brazilianjhr@gmail.com2595-68252595-6825opendoar:2021-01-08T20:12:59Brazilian Journal of Health Review - Federação das Indústrias do Estado do Paraná (FIEP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Bullying no ambiente escolar: Conhecer para intervir / Bullying in the school environment: Knowing to intervene |
title |
Bullying no ambiente escolar: Conhecer para intervir / Bullying in the school environment: Knowing to intervene |
spellingShingle |
Bullying no ambiente escolar: Conhecer para intervir / Bullying in the school environment: Knowing to intervene Guimarães, Antônio Régis Coelho Bullying Saúde escolar Intimidação escolar Promoção da Saúde. |
title_short |
Bullying no ambiente escolar: Conhecer para intervir / Bullying in the school environment: Knowing to intervene |
title_full |
Bullying no ambiente escolar: Conhecer para intervir / Bullying in the school environment: Knowing to intervene |
title_fullStr |
Bullying no ambiente escolar: Conhecer para intervir / Bullying in the school environment: Knowing to intervene |
title_full_unstemmed |
Bullying no ambiente escolar: Conhecer para intervir / Bullying in the school environment: Knowing to intervene |
title_sort |
Bullying no ambiente escolar: Conhecer para intervir / Bullying in the school environment: Knowing to intervene |
author |
Guimarães, Antônio Régis Coelho |
author_facet |
Guimarães, Antônio Régis Coelho Galvani, Fernanda Beatriz Samora, Giovana Bertoni Palis Scarpellino, Maria Moreira Amorim, Rafael Pereira Rabelo, Maura Regina Guimarães Nunes, Marilene Rivany Pereira, Marcos Leandro |
author_role |
author |
author2 |
Galvani, Fernanda Beatriz Samora, Giovana Bertoni Palis Scarpellino, Maria Moreira Amorim, Rafael Pereira Rabelo, Maura Regina Guimarães Nunes, Marilene Rivany Pereira, Marcos Leandro |
author2_role |
author author author author author author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Guimarães, Antônio Régis Coelho Galvani, Fernanda Beatriz Samora, Giovana Bertoni Palis Scarpellino, Maria Moreira Amorim, Rafael Pereira Rabelo, Maura Regina Guimarães Nunes, Marilene Rivany Pereira, Marcos Leandro |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Bullying Saúde escolar Intimidação escolar Promoção da Saúde. |
topic |
Bullying Saúde escolar Intimidação escolar Promoção da Saúde. |
description |
O bullying é um termo em inglês utilizado para designar todas as atitudes agressivas, intencionais e repetidas que causem dor e angústia, e executadas dentro de uma relação desigual de poder, tornando possível a intimidação da vítima. Através de uma pesquisa de campo, de caráter transversal, quali-quantitativo, por meio de dinâmicas, palestras e aplicação do questionário de Olweus (1998), o presente estudo tem por objetivo traçar o perfil da vítima e do agressor, assim como sua prevalência entre os estudantes do oitavo ano da Escola Estadual Abner Afonso, em Patos de Minas-MG. A amostra do estudo contabilizou 105 indivíduos. O coeficiente de correlação de Pearson (r = 0,57) e gráficos de representatividade foram utilizados para associar as variáveis “frequência vítima” e “frequência agressor”, foi evidenciada correlação positiva. Evidenciou-se que a intervenção por meio de atividades lúdicas tem se mostrado um dos meios mais eficientes no que tange a conscientização, a reflexão, a prevenção e o combate ao bullying. |
publishDate |
2020 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2020-12-06 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BJHR/article/view/21075 10.34119/bjhrv3n6-189 |
url |
https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BJHR/article/view/21075 |
identifier_str_mv |
10.34119/bjhrv3n6-189 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BJHR/article/view/21075/16800 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2020 Brazilian Journal of Health Review info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2020 Brazilian Journal of Health Review |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda. |
publisher.none.fl_str_mv |
Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda. |
dc.source.none.fl_str_mv |
Brazilian Journal of Health Review; Vol. 3 No. 6 (2020); 17813-17818 Brazilian Journal of Health Review; v. 3 n. 6 (2020); 17813-17818 2595-6825 reponame:Brazilian Journal of Health Review instname:Federação das Indústrias do Estado do Paraná (FIEP) instacron:BJRH |
instname_str |
Federação das Indústrias do Estado do Paraná (FIEP) |
instacron_str |
BJRH |
institution |
BJRH |
reponame_str |
Brazilian Journal of Health Review |
collection |
Brazilian Journal of Health Review |
repository.name.fl_str_mv |
Brazilian Journal of Health Review - Federação das Indústrias do Estado do Paraná (FIEP) |
repository.mail.fl_str_mv |
|| brazilianjhr@gmail.com |
_version_ |
1797240057173639168 |