Bullying no ambiente escolar: Conhecer para intervir / Bullying in the school environment: Knowing to intervene
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2020 |
Outros Autores: | , , , , , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Brazilian Journal of Health Review |
DOI: | 10.34119/bjhrv3n6-189 |
Texto Completo: | https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BJHR/article/view/21075 |
Resumo: | O bullying é um termo em inglês utilizado para designar todas as atitudes agressivas, intencionais e repetidas que causem dor e angústia, e executadas dentro de uma relação desigual de poder, tornando possível a intimidação da vítima. Através de uma pesquisa de campo, de caráter transversal, quali-quantitativo, por meio de dinâmicas, palestras e aplicação do questionário de Olweus (1998), o presente estudo tem por objetivo traçar o perfil da vítima e do agressor, assim como sua prevalência entre os estudantes do oitavo ano da Escola Estadual Abner Afonso, em Patos de Minas-MG. A amostra do estudo contabilizou 105 indivíduos. O coeficiente de correlação de Pearson (r = 0,57) e gráficos de representatividade foram utilizados para associar as variáveis “frequência vítima” e “frequência agressor”, foi evidenciada correlação positiva. Evidenciou-se que a intervenção por meio de atividades lúdicas tem se mostrado um dos meios mais eficientes no que tange a conscientização, a reflexão, a prevenção e o combate ao bullying. |
id |
BJRH-0_2a10722c6dda729ab760d7a963f45f2f |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/21075 |
network_acronym_str |
BJRH-0 |
network_name_str |
Brazilian Journal of Health Review |
spelling |
Bullying no ambiente escolar: Conhecer para intervir / Bullying in the school environment: Knowing to interveneBullyingSaúde escolarIntimidação escolarPromoção da Saúde.O bullying é um termo em inglês utilizado para designar todas as atitudes agressivas, intencionais e repetidas que causem dor e angústia, e executadas dentro de uma relação desigual de poder, tornando possível a intimidação da vítima. Através de uma pesquisa de campo, de caráter transversal, quali-quantitativo, por meio de dinâmicas, palestras e aplicação do questionário de Olweus (1998), o presente estudo tem por objetivo traçar o perfil da vítima e do agressor, assim como sua prevalência entre os estudantes do oitavo ano da Escola Estadual Abner Afonso, em Patos de Minas-MG. A amostra do estudo contabilizou 105 indivíduos. O coeficiente de correlação de Pearson (r = 0,57) e gráficos de representatividade foram utilizados para associar as variáveis “frequência vítima” e “frequência agressor”, foi evidenciada correlação positiva. Evidenciou-se que a intervenção por meio de atividades lúdicas tem se mostrado um dos meios mais eficientes no que tange a conscientização, a reflexão, a prevenção e o combate ao bullying.Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.2020-12-06info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BJHR/article/view/2107510.34119/bjhrv3n6-189Brazilian Journal of Health Review; Vol. 3 No. 6 (2020); 17813-17818Brazilian Journal of Health Review; v. 3 n. 6 (2020); 17813-178182595-6825reponame:Brazilian Journal of Health Reviewinstname:Federação das Indústrias do Estado do Paraná (FIEP)instacron:BJRHporhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BJHR/article/view/21075/16800Copyright (c) 2020 Brazilian Journal of Health Reviewinfo:eu-repo/semantics/openAccessGuimarães, Antônio Régis CoelhoGalvani, Fernanda BeatrizSamora, Giovana Bertoni PalisScarpellino, Maria MoreiraAmorim, Rafael PereiraRabelo, Maura Regina GuimarãesNunes, Marilene RivanyPereira, Marcos Leandro2021-01-08T20:12:59Zoai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/21075Revistahttp://www.brazilianjournals.com/index.php/BJHR/indexPRIhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BJHR/oai|| brazilianjhr@gmail.com2595-68252595-6825opendoar:2021-01-08T20:12:59Brazilian Journal of Health Review - Federação das Indústrias do Estado do Paraná (FIEP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Bullying no ambiente escolar: Conhecer para intervir / Bullying in the school environment: Knowing to intervene |
title |
Bullying no ambiente escolar: Conhecer para intervir / Bullying in the school environment: Knowing to intervene |
spellingShingle |
Bullying no ambiente escolar: Conhecer para intervir / Bullying in the school environment: Knowing to intervene Bullying no ambiente escolar: Conhecer para intervir / Bullying in the school environment: Knowing to intervene Guimarães, Antônio Régis Coelho Bullying Saúde escolar Intimidação escolar Promoção da Saúde. Guimarães, Antônio Régis Coelho Bullying Saúde escolar Intimidação escolar Promoção da Saúde. |
title_short |
Bullying no ambiente escolar: Conhecer para intervir / Bullying in the school environment: Knowing to intervene |
title_full |
Bullying no ambiente escolar: Conhecer para intervir / Bullying in the school environment: Knowing to intervene |
title_fullStr |
Bullying no ambiente escolar: Conhecer para intervir / Bullying in the school environment: Knowing to intervene Bullying no ambiente escolar: Conhecer para intervir / Bullying in the school environment: Knowing to intervene |
title_full_unstemmed |
Bullying no ambiente escolar: Conhecer para intervir / Bullying in the school environment: Knowing to intervene Bullying no ambiente escolar: Conhecer para intervir / Bullying in the school environment: Knowing to intervene |
title_sort |
Bullying no ambiente escolar: Conhecer para intervir / Bullying in the school environment: Knowing to intervene |
author |
Guimarães, Antônio Régis Coelho |
author_facet |
Guimarães, Antônio Régis Coelho Guimarães, Antônio Régis Coelho Galvani, Fernanda Beatriz Samora, Giovana Bertoni Palis Scarpellino, Maria Moreira Amorim, Rafael Pereira Rabelo, Maura Regina Guimarães Nunes, Marilene Rivany Pereira, Marcos Leandro Galvani, Fernanda Beatriz Samora, Giovana Bertoni Palis Scarpellino, Maria Moreira Amorim, Rafael Pereira Rabelo, Maura Regina Guimarães Nunes, Marilene Rivany Pereira, Marcos Leandro |
author_role |
author |
author2 |
Galvani, Fernanda Beatriz Samora, Giovana Bertoni Palis Scarpellino, Maria Moreira Amorim, Rafael Pereira Rabelo, Maura Regina Guimarães Nunes, Marilene Rivany Pereira, Marcos Leandro |
author2_role |
author author author author author author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Guimarães, Antônio Régis Coelho Galvani, Fernanda Beatriz Samora, Giovana Bertoni Palis Scarpellino, Maria Moreira Amorim, Rafael Pereira Rabelo, Maura Regina Guimarães Nunes, Marilene Rivany Pereira, Marcos Leandro |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Bullying Saúde escolar Intimidação escolar Promoção da Saúde. |
topic |
Bullying Saúde escolar Intimidação escolar Promoção da Saúde. |
description |
O bullying é um termo em inglês utilizado para designar todas as atitudes agressivas, intencionais e repetidas que causem dor e angústia, e executadas dentro de uma relação desigual de poder, tornando possível a intimidação da vítima. Através de uma pesquisa de campo, de caráter transversal, quali-quantitativo, por meio de dinâmicas, palestras e aplicação do questionário de Olweus (1998), o presente estudo tem por objetivo traçar o perfil da vítima e do agressor, assim como sua prevalência entre os estudantes do oitavo ano da Escola Estadual Abner Afonso, em Patos de Minas-MG. A amostra do estudo contabilizou 105 indivíduos. O coeficiente de correlação de Pearson (r = 0,57) e gráficos de representatividade foram utilizados para associar as variáveis “frequência vítima” e “frequência agressor”, foi evidenciada correlação positiva. Evidenciou-se que a intervenção por meio de atividades lúdicas tem se mostrado um dos meios mais eficientes no que tange a conscientização, a reflexão, a prevenção e o combate ao bullying. |
publishDate |
2020 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2020-12-06 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BJHR/article/view/21075 10.34119/bjhrv3n6-189 |
url |
https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BJHR/article/view/21075 |
identifier_str_mv |
10.34119/bjhrv3n6-189 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BJHR/article/view/21075/16800 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2020 Brazilian Journal of Health Review info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2020 Brazilian Journal of Health Review |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda. |
publisher.none.fl_str_mv |
Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda. |
dc.source.none.fl_str_mv |
Brazilian Journal of Health Review; Vol. 3 No. 6 (2020); 17813-17818 Brazilian Journal of Health Review; v. 3 n. 6 (2020); 17813-17818 2595-6825 reponame:Brazilian Journal of Health Review instname:Federação das Indústrias do Estado do Paraná (FIEP) instacron:BJRH |
instname_str |
Federação das Indústrias do Estado do Paraná (FIEP) |
instacron_str |
BJRH |
institution |
BJRH |
reponame_str |
Brazilian Journal of Health Review |
collection |
Brazilian Journal of Health Review |
repository.name.fl_str_mv |
Brazilian Journal of Health Review - Federação das Indústrias do Estado do Paraná (FIEP) |
repository.mail.fl_str_mv |
|| brazilianjhr@gmail.com |
_version_ |
1822179582291214336 |
dc.identifier.doi.none.fl_str_mv |
10.34119/bjhrv3n6-189 |