Bullying no ambiente escolar: Conhecer para intervir / Bullying in the school environment: Knowing to intervene

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Guimarães, Antônio Régis Coelho
Data de Publicação: 2020
Outros Autores: Galvani, Fernanda Beatriz, Samora, Giovana Bertoni Palis, Scarpellino, Maria Moreira, Amorim, Rafael Pereira, Rabelo, Maura Regina Guimarães, Nunes, Marilene Rivany, Pereira, Marcos Leandro
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Brazilian Journal of Health Review
Texto Completo: https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BJHR/article/view/21075
Resumo: O bullying é um termo em inglês utilizado para designar todas as atitudes agressivas, intencionais e repetidas que causem dor e angústia, e executadas dentro de uma relação desigual de poder, tornando possível a intimidação da vítima. Através de uma pesquisa de campo, de caráter transversal, quali-quantitativo, por meio de dinâmicas, palestras e aplicação do questionário de Olweus (1998), o presente estudo tem por objetivo traçar o perfil da vítima e do agressor, assim como sua prevalência entre os estudantes do oitavo ano da Escola Estadual Abner Afonso, em Patos de Minas-MG. A amostra do estudo contabilizou 105 indivíduos. O coeficiente de correlação de Pearson (r = 0,57) e gráficos de representatividade foram utilizados para associar as variáveis “frequência vítima” e “frequência agressor”, foi evidenciada correlação positiva. Evidenciou-se que a intervenção por meio de atividades lúdicas tem se mostrado um dos meios mais eficientes no que tange a conscientização, a reflexão, a prevenção e o combate ao bullying.
id BJRH-0_2a10722c6dda729ab760d7a963f45f2f
oai_identifier_str oai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/21075
network_acronym_str BJRH-0
network_name_str Brazilian Journal of Health Review
repository_id_str
spelling Bullying no ambiente escolar: Conhecer para intervir / Bullying in the school environment: Knowing to interveneBullyingSaúde escolarIntimidação escolarPromoção da Saúde.O bullying é um termo em inglês utilizado para designar todas as atitudes agressivas, intencionais e repetidas que causem dor e angústia, e executadas dentro de uma relação desigual de poder, tornando possível a intimidação da vítima. Através de uma pesquisa de campo, de caráter transversal, quali-quantitativo, por meio de dinâmicas, palestras e aplicação do questionário de Olweus (1998), o presente estudo tem por objetivo traçar o perfil da vítima e do agressor, assim como sua prevalência entre os estudantes do oitavo ano da Escola Estadual Abner Afonso, em Patos de Minas-MG. A amostra do estudo contabilizou 105 indivíduos. O coeficiente de correlação de Pearson (r = 0,57) e gráficos de representatividade foram utilizados para associar as variáveis “frequência vítima” e “frequência agressor”, foi evidenciada correlação positiva. Evidenciou-se que a intervenção por meio de atividades lúdicas tem se mostrado um dos meios mais eficientes no que tange a conscientização, a reflexão, a prevenção e o combate ao bullying.Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.2020-12-06info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BJHR/article/view/2107510.34119/bjhrv3n6-189Brazilian Journal of Health Review; Vol. 3 No. 6 (2020); 17813-17818Brazilian Journal of Health Review; v. 3 n. 6 (2020); 17813-178182595-6825reponame:Brazilian Journal of Health Reviewinstname:Federação das Indústrias do Estado do Paraná (FIEP)instacron:BJRHporhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BJHR/article/view/21075/16800Copyright (c) 2020 Brazilian Journal of Health Reviewinfo:eu-repo/semantics/openAccessGuimarães, Antônio Régis CoelhoGalvani, Fernanda BeatrizSamora, Giovana Bertoni PalisScarpellino, Maria MoreiraAmorim, Rafael PereiraRabelo, Maura Regina GuimarãesNunes, Marilene RivanyPereira, Marcos Leandro2021-01-08T20:12:59Zoai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/21075Revistahttp://www.brazilianjournals.com/index.php/BJHR/indexPRIhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BJHR/oai|| brazilianjhr@gmail.com2595-68252595-6825opendoar:2021-01-08T20:12:59Brazilian Journal of Health Review - Federação das Indústrias do Estado do Paraná (FIEP)false
dc.title.none.fl_str_mv Bullying no ambiente escolar: Conhecer para intervir / Bullying in the school environment: Knowing to intervene
title Bullying no ambiente escolar: Conhecer para intervir / Bullying in the school environment: Knowing to intervene
spellingShingle Bullying no ambiente escolar: Conhecer para intervir / Bullying in the school environment: Knowing to intervene
Guimarães, Antônio Régis Coelho
Bullying
Saúde escolar
Intimidação escolar
Promoção da Saúde.
title_short Bullying no ambiente escolar: Conhecer para intervir / Bullying in the school environment: Knowing to intervene
title_full Bullying no ambiente escolar: Conhecer para intervir / Bullying in the school environment: Knowing to intervene
title_fullStr Bullying no ambiente escolar: Conhecer para intervir / Bullying in the school environment: Knowing to intervene
title_full_unstemmed Bullying no ambiente escolar: Conhecer para intervir / Bullying in the school environment: Knowing to intervene
title_sort Bullying no ambiente escolar: Conhecer para intervir / Bullying in the school environment: Knowing to intervene
author Guimarães, Antônio Régis Coelho
author_facet Guimarães, Antônio Régis Coelho
Galvani, Fernanda Beatriz
Samora, Giovana Bertoni Palis
Scarpellino, Maria Moreira
Amorim, Rafael Pereira
Rabelo, Maura Regina Guimarães
Nunes, Marilene Rivany
Pereira, Marcos Leandro
author_role author
author2 Galvani, Fernanda Beatriz
Samora, Giovana Bertoni Palis
Scarpellino, Maria Moreira
Amorim, Rafael Pereira
Rabelo, Maura Regina Guimarães
Nunes, Marilene Rivany
Pereira, Marcos Leandro
author2_role author
author
author
author
author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Guimarães, Antônio Régis Coelho
Galvani, Fernanda Beatriz
Samora, Giovana Bertoni Palis
Scarpellino, Maria Moreira
Amorim, Rafael Pereira
Rabelo, Maura Regina Guimarães
Nunes, Marilene Rivany
Pereira, Marcos Leandro
dc.subject.por.fl_str_mv Bullying
Saúde escolar
Intimidação escolar
Promoção da Saúde.
topic Bullying
Saúde escolar
Intimidação escolar
Promoção da Saúde.
description O bullying é um termo em inglês utilizado para designar todas as atitudes agressivas, intencionais e repetidas que causem dor e angústia, e executadas dentro de uma relação desigual de poder, tornando possível a intimidação da vítima. Através de uma pesquisa de campo, de caráter transversal, quali-quantitativo, por meio de dinâmicas, palestras e aplicação do questionário de Olweus (1998), o presente estudo tem por objetivo traçar o perfil da vítima e do agressor, assim como sua prevalência entre os estudantes do oitavo ano da Escola Estadual Abner Afonso, em Patos de Minas-MG. A amostra do estudo contabilizou 105 indivíduos. O coeficiente de correlação de Pearson (r = 0,57) e gráficos de representatividade foram utilizados para associar as variáveis “frequência vítima” e “frequência agressor”, foi evidenciada correlação positiva. Evidenciou-se que a intervenção por meio de atividades lúdicas tem se mostrado um dos meios mais eficientes no que tange a conscientização, a reflexão, a prevenção e o combate ao bullying.
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020-12-06
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BJHR/article/view/21075
10.34119/bjhrv3n6-189
url https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BJHR/article/view/21075
identifier_str_mv 10.34119/bjhrv3n6-189
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BJHR/article/view/21075/16800
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2020 Brazilian Journal of Health Review
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2020 Brazilian Journal of Health Review
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.
publisher.none.fl_str_mv Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.
dc.source.none.fl_str_mv Brazilian Journal of Health Review; Vol. 3 No. 6 (2020); 17813-17818
Brazilian Journal of Health Review; v. 3 n. 6 (2020); 17813-17818
2595-6825
reponame:Brazilian Journal of Health Review
instname:Federação das Indústrias do Estado do Paraná (FIEP)
instacron:BJRH
instname_str Federação das Indústrias do Estado do Paraná (FIEP)
instacron_str BJRH
institution BJRH
reponame_str Brazilian Journal of Health Review
collection Brazilian Journal of Health Review
repository.name.fl_str_mv Brazilian Journal of Health Review - Federação das Indústrias do Estado do Paraná (FIEP)
repository.mail.fl_str_mv || brazilianjhr@gmail.com
_version_ 1797240057173639168