Manejo multidisciplinar do Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade na infância: revisão da literatura

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Ruiz, Bianca Albuquerque
Data de Publicação: 2023
Outros Autores: dos Santos, Tatiana Vasques Camelo
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Brazilian Journal of Health Review
Texto Completo: https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BJHR/article/view/62052
Resumo: O Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH) é um diagnóstico relevante na psiquiatria infantil atual em decorrência da elevação da incidência de casos clínicos entre os pueris. Sabe-se que tal transtorno configura-se pelos sintomas de desatenção e hiperatividade-impulsividade, os quais implicam, quando não tratados adequadamente, prejuízo em âmbitos variados da vida infantil, afetando desde as habilidades sociais com os pares até o convívio familiar e as práticas acadêmicas, acarretando, consequentemente, diminuição da qualidade de vida infantil. Este estudo, realizado a partir de uma revisão de literatura integrativa, objetiva investigar a importância da equipe multidisciplinar no manejo de crianças com TDAH e descrever as ações terapêuticas exercidas por cada profissional de tal equipe, além de, ainda, discorrer sobre métodos alternativos de tratamento não farmacológico, como aspectos da nutrição e da atividade física. Conclui-se que a intervenção multidisciplinar apresenta inquestionável importância no manejo de crianças com TDAH, haja vista a capacidade de promover modificações benéficas em cada um dos âmbitos da vida infantil afetados pelo transtorno, viabilizando visão holística e atenção integral à saúde das crianças com tal diagnóstico e consequente obtenção de sucesso terapêutico com melhora da qualidade de vida. Compreende-se que a equipe multidisciplinar deve englobar médico, psicólogo e psicopedagogo, sendo que a atuação médica ocorre através da farmacoterapia, a qual apresenta os psicoestimulantes como primeira escolha. Em paralelo, o psicólogo intervém através de técnicas da Terapia cognitivo-comportamental, as quais facilitam a construção de padrão comportamental mais funcional. Já o psicopedagogo atua no desempenho acadêmico, viabilizando estratégias que possibilitam enfretamento dos obstáculos que dificultam o sucesso no processo de ensino-aprendizagem. Conclui-se ainda sobre a importância do desenvolvimento de mais pesquisas de cunho exploratório e com rigor metodológico a respeito da utilização de aspectos da nutrição e da atividade física como aliados ao tratamento do TDAH na infância.
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