Avaliação dos conhecimentos sobre antibióticos por estudantes de medicina de uma faculdade pública de saúde do Distrito Federal, Brasil
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2023 |
Outros Autores: | , , , , , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Brazilian Journal of Health Review |
Texto Completo: | https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BJHR/article/view/64159 |
Resumo: | A descoberta dos antibióticos modificou o manejo de infecções consideradas letais até séculos atrás1. Mas, o uso indiscriminado e disseminado corrobora um perfil de resistência bacteriana, a qual hoje é considerada um problema de saúde pública mundial2,3,5. A questão tem importância no âmbito nacional, uma vez que o Brasil é o 4° maior consumidor global destas medicações, e pouco se sabe sobre a formação dos prescritores9. Avaliar o conhecimento de estudantes de medicina da Escola Superior de Ciências da Saúde do Distrito Federal (ESCS/DF) em relação à antibioticoterapia. Estudo transversal em que foram avaliados estudantes de medicina da 1ª à 6ª séries de uma IES pública. Foi aplicado questionário produzido pelos pesquisadores abordando conhecimentos gerais sobre as características e o uso dos principais antibióticos, composto por 28 itens de Verdadeiros (V) ou falsos (F), dividido em 4 eixos. Pontuações menores que 20 acertos (70%) foram classificados com “insatisfatório”, enquanto aqueles maior ou igual a 20 acertos (70%) foram classificados com “satisfatório”. A comparação de médias utilizou nas distribuições que não tendiam à normalidade, o teste de Kruskal-Wallis e, para as distribuições que tendiam à normalidade, o teste T de Student, com intervalo de confiança de 95%. Participaram da pesquisa 89 acadêmicos, dos quais, 17 (19,10%) cursavam o primeiro ano, 11 (12,35%) o segundo ano, 15 (16,85%) o terceiro ano, 16 (17,97%) o quarto ano, 13 (14,60%) o quinto ano, 17 (19,10%) o sexto ano. As médias de acertos no questionário como um todo dos estudantes dos ciclos básico, clínico e internato foram, respectivamente, 15,25 (54,46%), 19,45161 (69,47%) e 23,53333 (84,04%), com p-valor < 0,00001. Não houve diferença estatística no número de acertos entre a 5ª e a 6ª séries, ambas cursando o internato. As notas dos estudantes no ciclo básico nos eixos acerca das características gerais dos antibióticos e do uso de antibióticos para doenças segundo o sítio de infecção (eixos 2 e 3) foram consideravelmente menores. Observa-se um aumento da aquisição de conhecimento sobre a temática no decorrer da graduação, sobretudo, durante o estágio curricular obrigatório. As principais lacunas de conhecimento no ciclo básico referem-se ao eixo 2 e 3, reforçando que o pouco contato prático dificulta o manejo com uso de antibióticos. Por fim, novos estudos devem ser feitos dada a pouca quantidade de pesquisas sobre o assunto a fim garantir um melhor parâmetro sobre os futuros prescritores em nosso país. |
id |
BJRH-0_313ba1876561c565fc9cde9c88d501b1 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/64159 |
network_acronym_str |
BJRH-0 |
network_name_str |
Brazilian Journal of Health Review |
repository_id_str |
|
spelling |
Avaliação dos conhecimentos sobre antibióticos por estudantes de medicina de uma faculdade pública de saúde do Distrito Federal, Brasilantibióticoseducação em saúdesaúde públicaA descoberta dos antibióticos modificou o manejo de infecções consideradas letais até séculos atrás1. Mas, o uso indiscriminado e disseminado corrobora um perfil de resistência bacteriana, a qual hoje é considerada um problema de saúde pública mundial2,3,5. A questão tem importância no âmbito nacional, uma vez que o Brasil é o 4° maior consumidor global destas medicações, e pouco se sabe sobre a formação dos prescritores9. Avaliar o conhecimento de estudantes de medicina da Escola Superior de Ciências da Saúde do Distrito Federal (ESCS/DF) em relação à antibioticoterapia. Estudo transversal em que foram avaliados estudantes de medicina da 1ª à 6ª séries de uma IES pública. Foi aplicado questionário produzido pelos pesquisadores abordando conhecimentos gerais sobre as características e o uso dos principais antibióticos, composto por 28 itens de Verdadeiros (V) ou falsos (F), dividido em 4 eixos. Pontuações menores que 20 acertos (70%) foram classificados com “insatisfatório”, enquanto aqueles maior ou igual a 20 acertos (70%) foram classificados com “satisfatório”. A comparação de médias utilizou nas distribuições que não tendiam à normalidade, o teste de Kruskal-Wallis e, para as distribuições que tendiam à normalidade, o teste T de Student, com intervalo de confiança de 95%. Participaram da pesquisa 89 acadêmicos, dos quais, 17 (19,10%) cursavam o primeiro ano, 11 (12,35%) o segundo ano, 15 (16,85%) o terceiro ano, 16 (17,97%) o quarto ano, 13 (14,60%) o quinto ano, 17 (19,10%) o sexto ano. As médias de acertos no questionário como um todo dos estudantes dos ciclos básico, clínico e internato foram, respectivamente, 15,25 (54,46%), 19,45161 (69,47%) e 23,53333 (84,04%), com p-valor < 0,00001. Não houve diferença estatística no número de acertos entre a 5ª e a 6ª séries, ambas cursando o internato. As notas dos estudantes no ciclo básico nos eixos acerca das características gerais dos antibióticos e do uso de antibióticos para doenças segundo o sítio de infecção (eixos 2 e 3) foram consideravelmente menores. Observa-se um aumento da aquisição de conhecimento sobre a temática no decorrer da graduação, sobretudo, durante o estágio curricular obrigatório. As principais lacunas de conhecimento no ciclo básico referem-se ao eixo 2 e 3, reforçando que o pouco contato prático dificulta o manejo com uso de antibióticos. Por fim, novos estudos devem ser feitos dada a pouca quantidade de pesquisas sobre o assunto a fim garantir um melhor parâmetro sobre os futuros prescritores em nosso país.Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.2023-10-23info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BJHR/article/view/6415910.34119/bjhrv6n5-398Brazilian Journal of Health Review; Vol. 6 No. 5 (2023); 25617-25635Brazilian Journal of Health Review; Vol. 6 Núm. 5 (2023); 25617-25635Brazilian Journal of Health Review; v. 6 n. 5 (2023); 25617-256352595-6825reponame:Brazilian Journal of Health Reviewinstname:Federação das Indústrias do Estado do Paraná (FIEP)instacron:BJRHporhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BJHR/article/view/64159/46121Menezes, João Paulo SousaAguiar, Rafael CavendishMelo, Ana EstrelaVitorino, Thiago Callak TeixeiraSilva, Marlon Yuri GonçalvesStivanin, Geovanni FélixCoutinho, Luíza GenroVale, Eveline Fernandes Nascimentoinfo:eu-repo/semantics/openAccess2023-10-23T13:01:49Zoai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/64159Revistahttp://www.brazilianjournals.com/index.php/BJHR/indexPRIhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BJHR/oai|| brazilianjhr@gmail.com2595-68252595-6825opendoar:2023-10-23T13:01:49Brazilian Journal of Health Review - Federação das Indústrias do Estado do Paraná (FIEP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Avaliação dos conhecimentos sobre antibióticos por estudantes de medicina de uma faculdade pública de saúde do Distrito Federal, Brasil |
title |
Avaliação dos conhecimentos sobre antibióticos por estudantes de medicina de uma faculdade pública de saúde do Distrito Federal, Brasil |
spellingShingle |
Avaliação dos conhecimentos sobre antibióticos por estudantes de medicina de uma faculdade pública de saúde do Distrito Federal, Brasil Menezes, João Paulo Sousa antibióticos educação em saúde saúde pública |
title_short |
Avaliação dos conhecimentos sobre antibióticos por estudantes de medicina de uma faculdade pública de saúde do Distrito Federal, Brasil |
title_full |
Avaliação dos conhecimentos sobre antibióticos por estudantes de medicina de uma faculdade pública de saúde do Distrito Federal, Brasil |
title_fullStr |
Avaliação dos conhecimentos sobre antibióticos por estudantes de medicina de uma faculdade pública de saúde do Distrito Federal, Brasil |
title_full_unstemmed |
Avaliação dos conhecimentos sobre antibióticos por estudantes de medicina de uma faculdade pública de saúde do Distrito Federal, Brasil |
title_sort |
Avaliação dos conhecimentos sobre antibióticos por estudantes de medicina de uma faculdade pública de saúde do Distrito Federal, Brasil |
author |
Menezes, João Paulo Sousa |
author_facet |
Menezes, João Paulo Sousa Aguiar, Rafael Cavendish Melo, Ana Estrela Vitorino, Thiago Callak Teixeira Silva, Marlon Yuri Gonçalves Stivanin, Geovanni Félix Coutinho, Luíza Genro Vale, Eveline Fernandes Nascimento |
author_role |
author |
author2 |
Aguiar, Rafael Cavendish Melo, Ana Estrela Vitorino, Thiago Callak Teixeira Silva, Marlon Yuri Gonçalves Stivanin, Geovanni Félix Coutinho, Luíza Genro Vale, Eveline Fernandes Nascimento |
author2_role |
author author author author author author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Menezes, João Paulo Sousa Aguiar, Rafael Cavendish Melo, Ana Estrela Vitorino, Thiago Callak Teixeira Silva, Marlon Yuri Gonçalves Stivanin, Geovanni Félix Coutinho, Luíza Genro Vale, Eveline Fernandes Nascimento |
dc.subject.por.fl_str_mv |
antibióticos educação em saúde saúde pública |
topic |
antibióticos educação em saúde saúde pública |
description |
A descoberta dos antibióticos modificou o manejo de infecções consideradas letais até séculos atrás1. Mas, o uso indiscriminado e disseminado corrobora um perfil de resistência bacteriana, a qual hoje é considerada um problema de saúde pública mundial2,3,5. A questão tem importância no âmbito nacional, uma vez que o Brasil é o 4° maior consumidor global destas medicações, e pouco se sabe sobre a formação dos prescritores9. Avaliar o conhecimento de estudantes de medicina da Escola Superior de Ciências da Saúde do Distrito Federal (ESCS/DF) em relação à antibioticoterapia. Estudo transversal em que foram avaliados estudantes de medicina da 1ª à 6ª séries de uma IES pública. Foi aplicado questionário produzido pelos pesquisadores abordando conhecimentos gerais sobre as características e o uso dos principais antibióticos, composto por 28 itens de Verdadeiros (V) ou falsos (F), dividido em 4 eixos. Pontuações menores que 20 acertos (70%) foram classificados com “insatisfatório”, enquanto aqueles maior ou igual a 20 acertos (70%) foram classificados com “satisfatório”. A comparação de médias utilizou nas distribuições que não tendiam à normalidade, o teste de Kruskal-Wallis e, para as distribuições que tendiam à normalidade, o teste T de Student, com intervalo de confiança de 95%. Participaram da pesquisa 89 acadêmicos, dos quais, 17 (19,10%) cursavam o primeiro ano, 11 (12,35%) o segundo ano, 15 (16,85%) o terceiro ano, 16 (17,97%) o quarto ano, 13 (14,60%) o quinto ano, 17 (19,10%) o sexto ano. As médias de acertos no questionário como um todo dos estudantes dos ciclos básico, clínico e internato foram, respectivamente, 15,25 (54,46%), 19,45161 (69,47%) e 23,53333 (84,04%), com p-valor < 0,00001. Não houve diferença estatística no número de acertos entre a 5ª e a 6ª séries, ambas cursando o internato. As notas dos estudantes no ciclo básico nos eixos acerca das características gerais dos antibióticos e do uso de antibióticos para doenças segundo o sítio de infecção (eixos 2 e 3) foram consideravelmente menores. Observa-se um aumento da aquisição de conhecimento sobre a temática no decorrer da graduação, sobretudo, durante o estágio curricular obrigatório. As principais lacunas de conhecimento no ciclo básico referem-se ao eixo 2 e 3, reforçando que o pouco contato prático dificulta o manejo com uso de antibióticos. Por fim, novos estudos devem ser feitos dada a pouca quantidade de pesquisas sobre o assunto a fim garantir um melhor parâmetro sobre os futuros prescritores em nosso país. |
publishDate |
2023 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2023-10-23 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BJHR/article/view/64159 10.34119/bjhrv6n5-398 |
url |
https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BJHR/article/view/64159 |
identifier_str_mv |
10.34119/bjhrv6n5-398 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BJHR/article/view/64159/46121 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda. |
publisher.none.fl_str_mv |
Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda. |
dc.source.none.fl_str_mv |
Brazilian Journal of Health Review; Vol. 6 No. 5 (2023); 25617-25635 Brazilian Journal of Health Review; Vol. 6 Núm. 5 (2023); 25617-25635 Brazilian Journal of Health Review; v. 6 n. 5 (2023); 25617-25635 2595-6825 reponame:Brazilian Journal of Health Review instname:Federação das Indústrias do Estado do Paraná (FIEP) instacron:BJRH |
instname_str |
Federação das Indústrias do Estado do Paraná (FIEP) |
instacron_str |
BJRH |
institution |
BJRH |
reponame_str |
Brazilian Journal of Health Review |
collection |
Brazilian Journal of Health Review |
repository.name.fl_str_mv |
Brazilian Journal of Health Review - Federação das Indústrias do Estado do Paraná (FIEP) |
repository.mail.fl_str_mv |
|| brazilianjhr@gmail.com |
_version_ |
1797240036683415552 |