Avaliação dos conhecimentos sobre antibióticos por estudantes de medicina de uma faculdade pública de saúde do Distrito Federal, Brasil

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Menezes, João Paulo Sousa
Data de Publicação: 2023
Outros Autores: Aguiar, Rafael Cavendish, Melo, Ana Estrela, Vitorino, Thiago Callak Teixeira, Silva, Marlon Yuri Gonçalves, Stivanin, Geovanni Félix, Coutinho, Luíza Genro, Vale, Eveline Fernandes Nascimento
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Brazilian Journal of Health Review
Texto Completo: https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BJHR/article/view/64159
Resumo: A descoberta dos antibióticos modificou o manejo de infecções consideradas letais até séculos atrás1. Mas, o uso indiscriminado e disseminado corrobora um perfil de resistência bacteriana, a qual hoje é considerada um problema de saúde pública mundial2,3,5. A questão tem importância no âmbito nacional, uma vez que o Brasil é o 4° maior consumidor global destas medicações, e pouco se sabe sobre a formação dos prescritores9. Avaliar o conhecimento de estudantes de medicina da Escola Superior de Ciências da Saúde do Distrito Federal (ESCS/DF) em relação à antibioticoterapia. Estudo transversal em que foram avaliados estudantes de medicina da 1ª à 6ª séries de uma IES pública. Foi aplicado questionário produzido pelos pesquisadores abordando conhecimentos gerais sobre as características e o uso dos principais antibióticos, composto por 28 itens de Verdadeiros (V) ou falsos (F), dividido em 4 eixos. Pontuações menores que 20 acertos (70%) foram classificados com “insatisfatório”, enquanto aqueles maior ou igual a 20 acertos (70%) foram classificados com “satisfatório”. A comparação de médias utilizou nas distribuições que não tendiam à normalidade, o teste de Kruskal-Wallis e, para as distribuições que tendiam à normalidade, o teste T de Student, com intervalo de confiança de 95%. Participaram da pesquisa 89 acadêmicos, dos quais, 17 (19,10%) cursavam o primeiro ano, 11  (12,35%) o segundo ano, 15 (16,85%) o terceiro ano, 16 (17,97%) o quarto ano, 13 (14,60%) o quinto ano, 17 (19,10%) o sexto ano. As médias de acertos no questionário como um todo dos estudantes dos ciclos básico, clínico e internato foram, respectivamente, 15,25 (54,46%), 19,45161 (69,47%) e 23,53333 (84,04%), com p-valor < 0,00001. Não houve diferença estatística no número de acertos entre a 5ª e a 6ª séries, ambas cursando o internato. As notas dos estudantes no ciclo básico nos eixos acerca das características gerais dos antibióticos e do uso de antibióticos para doenças segundo o sítio de infecção (eixos 2 e 3) foram consideravelmente menores.  Observa-se um aumento da aquisição de conhecimento sobre a temática no decorrer da graduação, sobretudo, durante o estágio curricular obrigatório. As principais lacunas de conhecimento no ciclo básico referem-se ao eixo 2 e 3, reforçando que o pouco contato prático dificulta o manejo com uso de antibióticos. Por fim, novos estudos devem ser feitos dada a pouca quantidade de pesquisas sobre o assunto a fim garantir um melhor parâmetro sobre os futuros prescritores em nosso país.
id BJRH-0_313ba1876561c565fc9cde9c88d501b1
oai_identifier_str oai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/64159
network_acronym_str BJRH-0
network_name_str Brazilian Journal of Health Review
repository_id_str
spelling Avaliação dos conhecimentos sobre antibióticos por estudantes de medicina de uma faculdade pública de saúde do Distrito Federal, Brasilantibióticoseducação em saúdesaúde públicaA descoberta dos antibióticos modificou o manejo de infecções consideradas letais até séculos atrás1. Mas, o uso indiscriminado e disseminado corrobora um perfil de resistência bacteriana, a qual hoje é considerada um problema de saúde pública mundial2,3,5. A questão tem importância no âmbito nacional, uma vez que o Brasil é o 4° maior consumidor global destas medicações, e pouco se sabe sobre a formação dos prescritores9. Avaliar o conhecimento de estudantes de medicina da Escola Superior de Ciências da Saúde do Distrito Federal (ESCS/DF) em relação à antibioticoterapia. Estudo transversal em que foram avaliados estudantes de medicina da 1ª à 6ª séries de uma IES pública. Foi aplicado questionário produzido pelos pesquisadores abordando conhecimentos gerais sobre as características e o uso dos principais antibióticos, composto por 28 itens de Verdadeiros (V) ou falsos (F), dividido em 4 eixos. Pontuações menores que 20 acertos (70%) foram classificados com “insatisfatório”, enquanto aqueles maior ou igual a 20 acertos (70%) foram classificados com “satisfatório”. A comparação de médias utilizou nas distribuições que não tendiam à normalidade, o teste de Kruskal-Wallis e, para as distribuições que tendiam à normalidade, o teste T de Student, com intervalo de confiança de 95%. Participaram da pesquisa 89 acadêmicos, dos quais, 17 (19,10%) cursavam o primeiro ano, 11  (12,35%) o segundo ano, 15 (16,85%) o terceiro ano, 16 (17,97%) o quarto ano, 13 (14,60%) o quinto ano, 17 (19,10%) o sexto ano. As médias de acertos no questionário como um todo dos estudantes dos ciclos básico, clínico e internato foram, respectivamente, 15,25 (54,46%), 19,45161 (69,47%) e 23,53333 (84,04%), com p-valor < 0,00001. Não houve diferença estatística no número de acertos entre a 5ª e a 6ª séries, ambas cursando o internato. As notas dos estudantes no ciclo básico nos eixos acerca das características gerais dos antibióticos e do uso de antibióticos para doenças segundo o sítio de infecção (eixos 2 e 3) foram consideravelmente menores.  Observa-se um aumento da aquisição de conhecimento sobre a temática no decorrer da graduação, sobretudo, durante o estágio curricular obrigatório. As principais lacunas de conhecimento no ciclo básico referem-se ao eixo 2 e 3, reforçando que o pouco contato prático dificulta o manejo com uso de antibióticos. Por fim, novos estudos devem ser feitos dada a pouca quantidade de pesquisas sobre o assunto a fim garantir um melhor parâmetro sobre os futuros prescritores em nosso país.Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.2023-10-23info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BJHR/article/view/6415910.34119/bjhrv6n5-398Brazilian Journal of Health Review; Vol. 6 No. 5 (2023); 25617-25635Brazilian Journal of Health Review; Vol. 6 Núm. 5 (2023); 25617-25635Brazilian Journal of Health Review; v. 6 n. 5 (2023); 25617-256352595-6825reponame:Brazilian Journal of Health Reviewinstname:Federação das Indústrias do Estado do Paraná (FIEP)instacron:BJRHporhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BJHR/article/view/64159/46121Menezes, João Paulo SousaAguiar, Rafael CavendishMelo, Ana EstrelaVitorino, Thiago Callak TeixeiraSilva, Marlon Yuri GonçalvesStivanin, Geovanni FélixCoutinho, Luíza GenroVale, Eveline Fernandes Nascimentoinfo:eu-repo/semantics/openAccess2023-10-23T13:01:49Zoai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/64159Revistahttp://www.brazilianjournals.com/index.php/BJHR/indexPRIhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BJHR/oai|| brazilianjhr@gmail.com2595-68252595-6825opendoar:2023-10-23T13:01:49Brazilian Journal of Health Review - Federação das Indústrias do Estado do Paraná (FIEP)false
dc.title.none.fl_str_mv Avaliação dos conhecimentos sobre antibióticos por estudantes de medicina de uma faculdade pública de saúde do Distrito Federal, Brasil
title Avaliação dos conhecimentos sobre antibióticos por estudantes de medicina de uma faculdade pública de saúde do Distrito Federal, Brasil
spellingShingle Avaliação dos conhecimentos sobre antibióticos por estudantes de medicina de uma faculdade pública de saúde do Distrito Federal, Brasil
Menezes, João Paulo Sousa
antibióticos
educação em saúde
saúde pública
title_short Avaliação dos conhecimentos sobre antibióticos por estudantes de medicina de uma faculdade pública de saúde do Distrito Federal, Brasil
title_full Avaliação dos conhecimentos sobre antibióticos por estudantes de medicina de uma faculdade pública de saúde do Distrito Federal, Brasil
title_fullStr Avaliação dos conhecimentos sobre antibióticos por estudantes de medicina de uma faculdade pública de saúde do Distrito Federal, Brasil
title_full_unstemmed Avaliação dos conhecimentos sobre antibióticos por estudantes de medicina de uma faculdade pública de saúde do Distrito Federal, Brasil
title_sort Avaliação dos conhecimentos sobre antibióticos por estudantes de medicina de uma faculdade pública de saúde do Distrito Federal, Brasil
author Menezes, João Paulo Sousa
author_facet Menezes, João Paulo Sousa
Aguiar, Rafael Cavendish
Melo, Ana Estrela
Vitorino, Thiago Callak Teixeira
Silva, Marlon Yuri Gonçalves
Stivanin, Geovanni Félix
Coutinho, Luíza Genro
Vale, Eveline Fernandes Nascimento
author_role author
author2 Aguiar, Rafael Cavendish
Melo, Ana Estrela
Vitorino, Thiago Callak Teixeira
Silva, Marlon Yuri Gonçalves
Stivanin, Geovanni Félix
Coutinho, Luíza Genro
Vale, Eveline Fernandes Nascimento
author2_role author
author
author
author
author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Menezes, João Paulo Sousa
Aguiar, Rafael Cavendish
Melo, Ana Estrela
Vitorino, Thiago Callak Teixeira
Silva, Marlon Yuri Gonçalves
Stivanin, Geovanni Félix
Coutinho, Luíza Genro
Vale, Eveline Fernandes Nascimento
dc.subject.por.fl_str_mv antibióticos
educação em saúde
saúde pública
topic antibióticos
educação em saúde
saúde pública
description A descoberta dos antibióticos modificou o manejo de infecções consideradas letais até séculos atrás1. Mas, o uso indiscriminado e disseminado corrobora um perfil de resistência bacteriana, a qual hoje é considerada um problema de saúde pública mundial2,3,5. A questão tem importância no âmbito nacional, uma vez que o Brasil é o 4° maior consumidor global destas medicações, e pouco se sabe sobre a formação dos prescritores9. Avaliar o conhecimento de estudantes de medicina da Escola Superior de Ciências da Saúde do Distrito Federal (ESCS/DF) em relação à antibioticoterapia. Estudo transversal em que foram avaliados estudantes de medicina da 1ª à 6ª séries de uma IES pública. Foi aplicado questionário produzido pelos pesquisadores abordando conhecimentos gerais sobre as características e o uso dos principais antibióticos, composto por 28 itens de Verdadeiros (V) ou falsos (F), dividido em 4 eixos. Pontuações menores que 20 acertos (70%) foram classificados com “insatisfatório”, enquanto aqueles maior ou igual a 20 acertos (70%) foram classificados com “satisfatório”. A comparação de médias utilizou nas distribuições que não tendiam à normalidade, o teste de Kruskal-Wallis e, para as distribuições que tendiam à normalidade, o teste T de Student, com intervalo de confiança de 95%. Participaram da pesquisa 89 acadêmicos, dos quais, 17 (19,10%) cursavam o primeiro ano, 11  (12,35%) o segundo ano, 15 (16,85%) o terceiro ano, 16 (17,97%) o quarto ano, 13 (14,60%) o quinto ano, 17 (19,10%) o sexto ano. As médias de acertos no questionário como um todo dos estudantes dos ciclos básico, clínico e internato foram, respectivamente, 15,25 (54,46%), 19,45161 (69,47%) e 23,53333 (84,04%), com p-valor < 0,00001. Não houve diferença estatística no número de acertos entre a 5ª e a 6ª séries, ambas cursando o internato. As notas dos estudantes no ciclo básico nos eixos acerca das características gerais dos antibióticos e do uso de antibióticos para doenças segundo o sítio de infecção (eixos 2 e 3) foram consideravelmente menores.  Observa-se um aumento da aquisição de conhecimento sobre a temática no decorrer da graduação, sobretudo, durante o estágio curricular obrigatório. As principais lacunas de conhecimento no ciclo básico referem-se ao eixo 2 e 3, reforçando que o pouco contato prático dificulta o manejo com uso de antibióticos. Por fim, novos estudos devem ser feitos dada a pouca quantidade de pesquisas sobre o assunto a fim garantir um melhor parâmetro sobre os futuros prescritores em nosso país.
publishDate 2023
dc.date.none.fl_str_mv 2023-10-23
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BJHR/article/view/64159
10.34119/bjhrv6n5-398
url https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BJHR/article/view/64159
identifier_str_mv 10.34119/bjhrv6n5-398
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BJHR/article/view/64159/46121
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.
publisher.none.fl_str_mv Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.
dc.source.none.fl_str_mv Brazilian Journal of Health Review; Vol. 6 No. 5 (2023); 25617-25635
Brazilian Journal of Health Review; Vol. 6 Núm. 5 (2023); 25617-25635
Brazilian Journal of Health Review; v. 6 n. 5 (2023); 25617-25635
2595-6825
reponame:Brazilian Journal of Health Review
instname:Federação das Indústrias do Estado do Paraná (FIEP)
instacron:BJRH
instname_str Federação das Indústrias do Estado do Paraná (FIEP)
instacron_str BJRH
institution BJRH
reponame_str Brazilian Journal of Health Review
collection Brazilian Journal of Health Review
repository.name.fl_str_mv Brazilian Journal of Health Review - Federação das Indústrias do Estado do Paraná (FIEP)
repository.mail.fl_str_mv || brazilianjhr@gmail.com
_version_ 1797240036683415552