Alopecia androgenética feminina: diagnóstico ao tratamento, um relato de caso

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Moreira, Isabela Oliveira
Data de Publicação: 2023
Outros Autores: Valsoler, Renan Lucas Carminatti, Foppa, Talize
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Brazilian Journal of Health Review
Texto Completo: https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BJHR/article/view/60693
Resumo: Introdução: A alopecia androgenética (AAG) é caracterizada pela queda capilar atrelada a androgênios, associada a diminuição do diâmetro, comprimento e pigmento do fio de cabelo, que se manifesta com o decorrer da idade, em maior proporção após a terceira década de vida na maioria das pacientes do sexo feminino. Neste relato de caso, apresentamos paciente que obteve o diagnóstico de AAG em sua segunda década de vida, sendo submetida a dois tipos de tratamento, obtendo melhora do quadro com o uso de minoxidil e finasterida. Objetivo: descrever e compreender a alopecia androgenética feminina e a importância do diagnóstico e tratamento adequado para a evolução clínica da patologia. Metodologia: este estudo propõe-se desenvolver pesquisa de natureza básica descritiva qualitativa, classificada como estudo de caso, a partir das informações registradas no prontuário da paciente, no laudo do estudo anatomopatológico e demais exames utilizados para o diagnóstico da patologia. Resultados e Discussões: os resultados convergiram para a melhora da patologia apresentada a partir da associação de um vasodilatador (minoxidil) juntamente com um bloqueador da 5-alfa-redutase (finasterida), ambos utilizados via oral. Conclusão: houve efetividade terapêutica no caso relatado, porém há escassez de diferentes tratamentos para a AAG feminina, necessitando de novos estudos a fim de elucidar diferentes vertentes eficazes para o controle da doença.
id BJRH-0_322444be8190ebdaf7c0732f065af001
oai_identifier_str oai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/60693
network_acronym_str BJRH-0
network_name_str Brazilian Journal of Health Review
repository_id_str
spelling Alopecia androgenética feminina: diagnóstico ao tratamento, um relato de casoalopecia androgenética femininaminoxidilfinasteridaIntrodução: A alopecia androgenética (AAG) é caracterizada pela queda capilar atrelada a androgênios, associada a diminuição do diâmetro, comprimento e pigmento do fio de cabelo, que se manifesta com o decorrer da idade, em maior proporção após a terceira década de vida na maioria das pacientes do sexo feminino. Neste relato de caso, apresentamos paciente que obteve o diagnóstico de AAG em sua segunda década de vida, sendo submetida a dois tipos de tratamento, obtendo melhora do quadro com o uso de minoxidil e finasterida. Objetivo: descrever e compreender a alopecia androgenética feminina e a importância do diagnóstico e tratamento adequado para a evolução clínica da patologia. Metodologia: este estudo propõe-se desenvolver pesquisa de natureza básica descritiva qualitativa, classificada como estudo de caso, a partir das informações registradas no prontuário da paciente, no laudo do estudo anatomopatológico e demais exames utilizados para o diagnóstico da patologia. Resultados e Discussões: os resultados convergiram para a melhora da patologia apresentada a partir da associação de um vasodilatador (minoxidil) juntamente com um bloqueador da 5-alfa-redutase (finasterida), ambos utilizados via oral. Conclusão: houve efetividade terapêutica no caso relatado, porém há escassez de diferentes tratamentos para a AAG feminina, necessitando de novos estudos a fim de elucidar diferentes vertentes eficazes para o controle da doença.Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.2023-06-15info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BJHR/article/view/6069310.34119/bjhrv6n3-336Brazilian Journal of Health Review; Vol. 6 No. 3 (2023); 12728-12738Brazilian Journal of Health Review; Vol. 6 Núm. 3 (2023); 12728-12738Brazilian Journal of Health Review; v. 6 n. 3 (2023); 12728-127382595-6825reponame:Brazilian Journal of Health Reviewinstname:Federação das Indústrias do Estado do Paraná (FIEP)instacron:BJRHporhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BJHR/article/view/60693/43832Moreira, Isabela OliveiraValsoler, Renan Lucas CarminattiFoppa, Talizeinfo:eu-repo/semantics/openAccess2023-06-21T14:57:46Zoai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/60693Revistahttp://www.brazilianjournals.com/index.php/BJHR/indexPRIhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BJHR/oai|| brazilianjhr@gmail.com2595-68252595-6825opendoar:2023-06-21T14:57:46Brazilian Journal of Health Review - Federação das Indústrias do Estado do Paraná (FIEP)false
dc.title.none.fl_str_mv Alopecia androgenética feminina: diagnóstico ao tratamento, um relato de caso
title Alopecia androgenética feminina: diagnóstico ao tratamento, um relato de caso
spellingShingle Alopecia androgenética feminina: diagnóstico ao tratamento, um relato de caso
Moreira, Isabela Oliveira
alopecia androgenética feminina
minoxidil
finasterida
title_short Alopecia androgenética feminina: diagnóstico ao tratamento, um relato de caso
title_full Alopecia androgenética feminina: diagnóstico ao tratamento, um relato de caso
title_fullStr Alopecia androgenética feminina: diagnóstico ao tratamento, um relato de caso
title_full_unstemmed Alopecia androgenética feminina: diagnóstico ao tratamento, um relato de caso
title_sort Alopecia androgenética feminina: diagnóstico ao tratamento, um relato de caso
author Moreira, Isabela Oliveira
author_facet Moreira, Isabela Oliveira
Valsoler, Renan Lucas Carminatti
Foppa, Talize
author_role author
author2 Valsoler, Renan Lucas Carminatti
Foppa, Talize
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Moreira, Isabela Oliveira
Valsoler, Renan Lucas Carminatti
Foppa, Talize
dc.subject.por.fl_str_mv alopecia androgenética feminina
minoxidil
finasterida
topic alopecia androgenética feminina
minoxidil
finasterida
description Introdução: A alopecia androgenética (AAG) é caracterizada pela queda capilar atrelada a androgênios, associada a diminuição do diâmetro, comprimento e pigmento do fio de cabelo, que se manifesta com o decorrer da idade, em maior proporção após a terceira década de vida na maioria das pacientes do sexo feminino. Neste relato de caso, apresentamos paciente que obteve o diagnóstico de AAG em sua segunda década de vida, sendo submetida a dois tipos de tratamento, obtendo melhora do quadro com o uso de minoxidil e finasterida. Objetivo: descrever e compreender a alopecia androgenética feminina e a importância do diagnóstico e tratamento adequado para a evolução clínica da patologia. Metodologia: este estudo propõe-se desenvolver pesquisa de natureza básica descritiva qualitativa, classificada como estudo de caso, a partir das informações registradas no prontuário da paciente, no laudo do estudo anatomopatológico e demais exames utilizados para o diagnóstico da patologia. Resultados e Discussões: os resultados convergiram para a melhora da patologia apresentada a partir da associação de um vasodilatador (minoxidil) juntamente com um bloqueador da 5-alfa-redutase (finasterida), ambos utilizados via oral. Conclusão: houve efetividade terapêutica no caso relatado, porém há escassez de diferentes tratamentos para a AAG feminina, necessitando de novos estudos a fim de elucidar diferentes vertentes eficazes para o controle da doença.
publishDate 2023
dc.date.none.fl_str_mv 2023-06-15
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BJHR/article/view/60693
10.34119/bjhrv6n3-336
url https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BJHR/article/view/60693
identifier_str_mv 10.34119/bjhrv6n3-336
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BJHR/article/view/60693/43832
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.
publisher.none.fl_str_mv Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.
dc.source.none.fl_str_mv Brazilian Journal of Health Review; Vol. 6 No. 3 (2023); 12728-12738
Brazilian Journal of Health Review; Vol. 6 Núm. 3 (2023); 12728-12738
Brazilian Journal of Health Review; v. 6 n. 3 (2023); 12728-12738
2595-6825
reponame:Brazilian Journal of Health Review
instname:Federação das Indústrias do Estado do Paraná (FIEP)
instacron:BJRH
instname_str Federação das Indústrias do Estado do Paraná (FIEP)
instacron_str BJRH
institution BJRH
reponame_str Brazilian Journal of Health Review
collection Brazilian Journal of Health Review
repository.name.fl_str_mv Brazilian Journal of Health Review - Federação das Indústrias do Estado do Paraná (FIEP)
repository.mail.fl_str_mv || brazilianjhr@gmail.com
_version_ 1797240031239208960