Inserção dos cuidados paliativos no currículo de graduação em medicina: uma revisão integrativa
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Data de Publicação: | 2023 |
Outros Autores: | , , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Brazilian Journal of Health Review |
Texto Completo: | https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BJHR/article/view/61889 |
Resumo: | Dame Cicely Mary Saunders é considerada uma das pioneiras no ensino, na pesquisa e na assistência de Cuidados Paliativos. Desde o desenvolvimento dos seus trabalhos, em 1967, os Cuidados Paliativos vêm sendo cada vez mais reconhecidos como área essencial na formação dos profissionais da saúde. Essa revisão teve como objetivo identificar a forma com que temas dos cuidados paliativos vêm sendo inseridos nos cursos de graduação em medicina. Foi realizada uma busca em bases de dados científicas utilizando-se os descritores palliative care (palliative medicine), undergraduate education, medical school/ cuidados paliativos, graduação em medicina, faculdade de medicina. A partir das buscas, foram reportados 360 artigos, dos quais 22 foram utilizados nesta revisão.O tempo disponibilizado para o ensino de cuidados paliativos nas escolas médicas variou entre um dia e até 60 horas. Alguns países já apresentam temáticas em cuidados paliativos como obrigatórias em suas diretrizes curriculares, mas em muitos outros, o ensino dos cuidados paliativos permanece como opcional na grade curricular dos cursos médicos. Os principais tópicos abordados nos currículos são: manejo da dor, fundamentos dos cuidados paliativos, ética/legislação e comunicação. A partir dos resultados apresentados, percebe-se que ainda não há uniformidade quanto à inserção de tópicos em cuidados paliativos nos cursos de graduação em medicina. |
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