A inaceitação do próprio corpo: a recorrência de transtornos alimentares entre universitários

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Sousa, Lunalva Gabrielli Veras
Data de Publicação: 2023
Outros Autores: de Sousa, Lorena Martins Servulo, de Castro, Maria Gabriela Ribeiro, Moura, Higor de Sousa
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Brazilian Journal of Health Review
Texto Completo: https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BJHR/article/view/64988
Resumo: Os transtornos alimentares estão associados a uma incapacidade mental do indivíduo e apresentam gravidade notável. Além disso, representam um problema de saúde pública, tendo em vista sua relação frequente com outros transtornos psiquiátricos, sendo assim patologias graves e de etiologias complexa. A alta morbidade e mortalidade demonstram a necessidade de ampliar o conhecimento das causas, características associadas e, consequentemente, o tratamento destas condições. Entre os especialistas prevalece um entendimento multifatorial de que os aspectos culturais têm significativa importância e constata-se que o ideal de magreza vigente é um dos importantes fatores culturais que contribuem para o incremento destes transtornos. Porém, o campo de investigação sobre a maneira pela qual o mundo globalizado, a sociedade e a mídia veiculam padrões estéticos e, por consequência, dietas e hábitos alimentares inadequados, é bastante vasto, novo e pouco explorado pelos profissionais da área. Portanto, este trabalho se justifica pela importância da triagem de possíveis transtornos alimentares em jovens universitários da área da saúde, que por estarem inseridos em um ambiente acadêmico que permite conhecimento sobre assuntos pertinentes a alimentação, por sofrerem jornadas estudantis extenuantes com pouco tempo dispendido para a realização das refeições balanceadas e pouco sortimento de alimentos saudáveis, estão susceptíveis a possíveis alterações comportamentais nos hábitos alimentares e vivência em grupos, que muitas vezes impõe a seus componentes padrões deturpados de saúde e estética.
id BJRH-0_36330f783baf9db79a6a22001656a0ee
oai_identifier_str oai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/64988
network_acronym_str BJRH-0
network_name_str Brazilian Journal of Health Review
repository_id_str
spelling A inaceitação do próprio corpo: a recorrência de transtornos alimentares entre universitáriosTranstornos AlimentaresuniversitáriosautoimagembulimiaOs transtornos alimentares estão associados a uma incapacidade mental do indivíduo e apresentam gravidade notável. Além disso, representam um problema de saúde pública, tendo em vista sua relação frequente com outros transtornos psiquiátricos, sendo assim patologias graves e de etiologias complexa. A alta morbidade e mortalidade demonstram a necessidade de ampliar o conhecimento das causas, características associadas e, consequentemente, o tratamento destas condições. Entre os especialistas prevalece um entendimento multifatorial de que os aspectos culturais têm significativa importância e constata-se que o ideal de magreza vigente é um dos importantes fatores culturais que contribuem para o incremento destes transtornos. Porém, o campo de investigação sobre a maneira pela qual o mundo globalizado, a sociedade e a mídia veiculam padrões estéticos e, por consequência, dietas e hábitos alimentares inadequados, é bastante vasto, novo e pouco explorado pelos profissionais da área. Portanto, este trabalho se justifica pela importância da triagem de possíveis transtornos alimentares em jovens universitários da área da saúde, que por estarem inseridos em um ambiente acadêmico que permite conhecimento sobre assuntos pertinentes a alimentação, por sofrerem jornadas estudantis extenuantes com pouco tempo dispendido para a realização das refeições balanceadas e pouco sortimento de alimentos saudáveis, estão susceptíveis a possíveis alterações comportamentais nos hábitos alimentares e vivência em grupos, que muitas vezes impõe a seus componentes padrões deturpados de saúde e estética.Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.2023-11-21info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BJHR/article/view/6498810.34119/bjhrv6n6-188Brazilian Journal of Health Review; Vol. 6 No. 6 (2023); 28979-28995Brazilian Journal of Health Review; Vol. 6 Núm. 6 (2023); 28979-28995Brazilian Journal of Health Review; v. 6 n. 6 (2023); 28979-289952595-6825reponame:Brazilian Journal of Health Reviewinstname:Federação das Indústrias do Estado do Paraná (FIEP)instacron:BJRHporhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BJHR/article/view/64988/46533Sousa, Lunalva Gabrielli Verasde Sousa, Lorena Martins Servulode Castro, Maria Gabriela RibeiroMoura, Higor de Sousainfo:eu-repo/semantics/openAccess2023-11-21T17:57:48Zoai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/64988Revistahttp://www.brazilianjournals.com/index.php/BJHR/indexPRIhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BJHR/oai|| brazilianjhr@gmail.com2595-68252595-6825opendoar:2023-11-21T17:57:48Brazilian Journal of Health Review - Federação das Indústrias do Estado do Paraná (FIEP)false
dc.title.none.fl_str_mv A inaceitação do próprio corpo: a recorrência de transtornos alimentares entre universitários
title A inaceitação do próprio corpo: a recorrência de transtornos alimentares entre universitários
spellingShingle A inaceitação do próprio corpo: a recorrência de transtornos alimentares entre universitários
Sousa, Lunalva Gabrielli Veras
Transtornos Alimentares
universitários
autoimagem
bulimia
title_short A inaceitação do próprio corpo: a recorrência de transtornos alimentares entre universitários
title_full A inaceitação do próprio corpo: a recorrência de transtornos alimentares entre universitários
title_fullStr A inaceitação do próprio corpo: a recorrência de transtornos alimentares entre universitários
title_full_unstemmed A inaceitação do próprio corpo: a recorrência de transtornos alimentares entre universitários
title_sort A inaceitação do próprio corpo: a recorrência de transtornos alimentares entre universitários
author Sousa, Lunalva Gabrielli Veras
author_facet Sousa, Lunalva Gabrielli Veras
de Sousa, Lorena Martins Servulo
de Castro, Maria Gabriela Ribeiro
Moura, Higor de Sousa
author_role author
author2 de Sousa, Lorena Martins Servulo
de Castro, Maria Gabriela Ribeiro
Moura, Higor de Sousa
author2_role author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Sousa, Lunalva Gabrielli Veras
de Sousa, Lorena Martins Servulo
de Castro, Maria Gabriela Ribeiro
Moura, Higor de Sousa
dc.subject.por.fl_str_mv Transtornos Alimentares
universitários
autoimagem
bulimia
topic Transtornos Alimentares
universitários
autoimagem
bulimia
description Os transtornos alimentares estão associados a uma incapacidade mental do indivíduo e apresentam gravidade notável. Além disso, representam um problema de saúde pública, tendo em vista sua relação frequente com outros transtornos psiquiátricos, sendo assim patologias graves e de etiologias complexa. A alta morbidade e mortalidade demonstram a necessidade de ampliar o conhecimento das causas, características associadas e, consequentemente, o tratamento destas condições. Entre os especialistas prevalece um entendimento multifatorial de que os aspectos culturais têm significativa importância e constata-se que o ideal de magreza vigente é um dos importantes fatores culturais que contribuem para o incremento destes transtornos. Porém, o campo de investigação sobre a maneira pela qual o mundo globalizado, a sociedade e a mídia veiculam padrões estéticos e, por consequência, dietas e hábitos alimentares inadequados, é bastante vasto, novo e pouco explorado pelos profissionais da área. Portanto, este trabalho se justifica pela importância da triagem de possíveis transtornos alimentares em jovens universitários da área da saúde, que por estarem inseridos em um ambiente acadêmico que permite conhecimento sobre assuntos pertinentes a alimentação, por sofrerem jornadas estudantis extenuantes com pouco tempo dispendido para a realização das refeições balanceadas e pouco sortimento de alimentos saudáveis, estão susceptíveis a possíveis alterações comportamentais nos hábitos alimentares e vivência em grupos, que muitas vezes impõe a seus componentes padrões deturpados de saúde e estética.
publishDate 2023
dc.date.none.fl_str_mv 2023-11-21
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BJHR/article/view/64988
10.34119/bjhrv6n6-188
url https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BJHR/article/view/64988
identifier_str_mv 10.34119/bjhrv6n6-188
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BJHR/article/view/64988/46533
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.
publisher.none.fl_str_mv Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.
dc.source.none.fl_str_mv Brazilian Journal of Health Review; Vol. 6 No. 6 (2023); 28979-28995
Brazilian Journal of Health Review; Vol. 6 Núm. 6 (2023); 28979-28995
Brazilian Journal of Health Review; v. 6 n. 6 (2023); 28979-28995
2595-6825
reponame:Brazilian Journal of Health Review
instname:Federação das Indústrias do Estado do Paraná (FIEP)
instacron:BJRH
instname_str Federação das Indústrias do Estado do Paraná (FIEP)
instacron_str BJRH
institution BJRH
reponame_str Brazilian Journal of Health Review
collection Brazilian Journal of Health Review
repository.name.fl_str_mv Brazilian Journal of Health Review - Federação das Indústrias do Estado do Paraná (FIEP)
repository.mail.fl_str_mv || brazilianjhr@gmail.com
_version_ 1797240038085361664