Monitoria por atividade remota em tempos de pandemia: relato de experiência
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Data de Publicação: | 2024 |
Outros Autores: | , , , , , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | eng |
Título da fonte: | Brazilian Journal of Health Review |
Texto Completo: | https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BJHR/article/view/67380 |
Resumo: | Objetivo: Relatar a experiência da monitoria por atividade remota na atividade curricular Enfermagem Médico-Cirúrgica. Métodos: Trata-se de um estudo descritivo, do tipo relato de experiência, vinculado ao projeto Simulação Realística em Enfermagem Perioperatória da atividade curricular Enfermagem Médico-Cirúrgica, do Curso de Graduação em Enfermagem, da Universidade Federal do Pará. Resultados: Cinco temas foram selecionados para serem desenvolvidos no Laboratório de Ensino I: cateterismo gástrico, cateterismo enteral, cateterismo vesical feminino, cateterismo vesical masculino e avaliação de feridas. Conseguinte a isso, o debate sobre as questões enviadas previamente em formulário permitiu maior participação e interesse dos estudantes sobre o tema abordado. Foram utilizados vídeos pré-selecionados do Youtube que demonstravam o procedimento técnico, os princípios científicos e a segurança do paciente, considerando o contexto pandêmico. Essas estratégias tiveram boa receptividade, sendo elogiada pelos participantes. Considerações Finais: A monitoria por atividade remota em tempos pandêmicos possibilitou um enfrentamento coletivo, emergindo novas possibilidades e perspectivas para o processo ensino-aprendizagem. Foi evidenciado a necessidade de investimentos no programa de apoio à qualificação do ensino de graduação, visando melhorar a capacidade de aprendizado. |
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