A inserção da fisioterapia no ambiente escolar: o ato de brincar

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Januário, Luan Coutinho
Data de Publicação: 2024
Outros Autores: Freitas, Camila Fernanda, Odake, Ricardo Shoji Okamoto, Santiago, João André de Oliveira, Nishiyama, Fulviana Silva
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Brazilian Journal of Health Review
Texto Completo: https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BJHR/article/view/67642
Resumo: O desenvolvimento atípico desde a primeira infância se manifesta por qualquer atraso, cognitivo, físico, social ou emocional. A educação infantil possibilita ganho de benefícios para esta população, com leis de inclusão que garantem a inserção das crianças no ambiente escolar, mas ainda não permite a inserção plena desta população na sociedade. Este artigo veio com o objetivo de trazer novas teorias aos professores, que possam ajudar nesse processo. Por meio de uma revisão integrativa baseado na literatura atual como O Brincar e a Fisioterapia podem ajudar na inclusão e no melhor desenvolvimento dentro e fora de sala de aula. Atividades lúdicas podem ser adaptadas para promover a inclusão escolar e criar um ambiente mais acolhedor e colaborativo para os alunos, gerando sentido a mediação do professor e da equipe educadora estimulando os processos sensoriais, motores, cognitivos e sociais. Para isso é necessária a interação com o fisioterapeuta, que oferta ao professor conceitos claros, que ajudam na escuta e avaliação da criança quanto a seu desenvolvimento, trazendo novas habilidades e desenvolvimento para O Brincar dela, ampliando sua descoberta de mundo e seu desenvolvimento neuropsicomotor.
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