Prevalência de Burnout em estudantes de medicina / Prevalence of Burnout in medical students

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Coelho, Gabrielle Nunes
Data de Publicação: 2022
Outros Autores: Almeida, Cecília Maira Souza, Paiva, Aline Cardoso de, Silva, Wanderson Roberto
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Brazilian Journal of Health Review
Texto Completo: https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BJHR/article/view/47538
Resumo: Avaliar a prevalência da Síndrome de Burnout (SB) em estudantes do curso de medicina do Centro Universitário de Patos de Minas – MG. Estudo transversal realizado com 106 alunos no período de maio a setembro de 2019 mediante a aplicação de uma apaptação do Maslach Burnout Inventory - Student Survey (MBI-SS). A média e o desvio-padrão das três subescalas do instrumento de medida (exautão, descrença e eficácia profissional) foram calculadas e relacionadas com outras variáveis independentes do estudo (testes de Kruscal-Wallis e de Post Hoc). A Síndrome teve prevalência de 9,4% na amostra. As dimensões Exaustão Emocional e Descrença foram mais observadas nos anos iniciais do curso  e a Eficácia Profissional se elevou quanto maior é o ano cursado. Os estudantes que moravam sozinhos tiveram maiores escore de “Exaustão” e “Descrença” e os que namoravam tiveram maiores escore de “Descrença”. Para as demais variáveis não foram encontradas diferenças estatíticas significantivas. Em relação a “Expectativas iniciais do curso”  e “Pensamento em desistir do curso” foram encontradas associações significativas com as dimensões analisadas. Um terço dos estudantes relataram tomar medicamentos para ansidade com frenquência ou às vezes após ingressarem no curso de Medicina.  A prevalênca da SB foi menor do que a observada em outros estudos, porém não deixa de ser relevante, visto que reflete na saúde e desempenho do aluno ao longo do curso, devendo portanto, ser sempre investigada para servir de subsídio para ações de apoioaos estudantes.
id BJRH-0_3d95796bc595a379d21bc210a93c0d7f
oai_identifier_str oai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/47538
network_acronym_str BJRH-0
network_name_str Brazilian Journal of Health Review
repository_id_str
spelling Prevalência de Burnout em estudantes de medicina / Prevalence of Burnout in medical studentsestudantes de medicinasíndrome de burnout.Avaliar a prevalência da Síndrome de Burnout (SB) em estudantes do curso de medicina do Centro Universitário de Patos de Minas – MG. Estudo transversal realizado com 106 alunos no período de maio a setembro de 2019 mediante a aplicação de uma apaptação do Maslach Burnout Inventory - Student Survey (MBI-SS). A média e o desvio-padrão das três subescalas do instrumento de medida (exautão, descrença e eficácia profissional) foram calculadas e relacionadas com outras variáveis independentes do estudo (testes de Kruscal-Wallis e de Post Hoc). A Síndrome teve prevalência de 9,4% na amostra. As dimensões Exaustão Emocional e Descrença foram mais observadas nos anos iniciais do curso  e a Eficácia Profissional se elevou quanto maior é o ano cursado. Os estudantes que moravam sozinhos tiveram maiores escore de “Exaustão” e “Descrença” e os que namoravam tiveram maiores escore de “Descrença”. Para as demais variáveis não foram encontradas diferenças estatíticas significantivas. Em relação a “Expectativas iniciais do curso”  e “Pensamento em desistir do curso” foram encontradas associações significativas com as dimensões analisadas. Um terço dos estudantes relataram tomar medicamentos para ansidade com frenquência ou às vezes após ingressarem no curso de Medicina.  A prevalênca da SB foi menor do que a observada em outros estudos, porém não deixa de ser relevante, visto que reflete na saúde e desempenho do aluno ao longo do curso, devendo portanto, ser sempre investigada para servir de subsídio para ações de apoioaos estudantes.Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.2022-05-04info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BJHR/article/view/4753810.34119/bjhrv5n3-046Brazilian Journal of Health Review; Vol. 5 No. 3 (2022); 8584-8592Brazilian Journal of Health Review; v. 5 n. 3 (2022); 8584-85922595-6825reponame:Brazilian Journal of Health Reviewinstname:Federação das Indústrias do Estado do Paraná (FIEP)instacron:BJRHporhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BJHR/article/view/47538/pdfCopyright (c) 2022 Brazilian Journal of Health Reviewinfo:eu-repo/semantics/openAccessCoelho, Gabrielle NunesAlmeida, Cecília Maira SouzaPaiva, Aline Cardoso deSilva, Wanderson Roberto2022-06-30T18:53:19Zoai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/47538Revistahttp://www.brazilianjournals.com/index.php/BJHR/indexPRIhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BJHR/oai|| brazilianjhr@gmail.com2595-68252595-6825opendoar:2022-06-30T18:53:19Brazilian Journal of Health Review - Federação das Indústrias do Estado do Paraná (FIEP)false
dc.title.none.fl_str_mv Prevalência de Burnout em estudantes de medicina / Prevalence of Burnout in medical students
title Prevalência de Burnout em estudantes de medicina / Prevalence of Burnout in medical students
spellingShingle Prevalência de Burnout em estudantes de medicina / Prevalence of Burnout in medical students
Coelho, Gabrielle Nunes
estudantes de medicina
síndrome de burnout.
title_short Prevalência de Burnout em estudantes de medicina / Prevalence of Burnout in medical students
title_full Prevalência de Burnout em estudantes de medicina / Prevalence of Burnout in medical students
title_fullStr Prevalência de Burnout em estudantes de medicina / Prevalence of Burnout in medical students
title_full_unstemmed Prevalência de Burnout em estudantes de medicina / Prevalence of Burnout in medical students
title_sort Prevalência de Burnout em estudantes de medicina / Prevalence of Burnout in medical students
author Coelho, Gabrielle Nunes
author_facet Coelho, Gabrielle Nunes
Almeida, Cecília Maira Souza
Paiva, Aline Cardoso de
Silva, Wanderson Roberto
author_role author
author2 Almeida, Cecília Maira Souza
Paiva, Aline Cardoso de
Silva, Wanderson Roberto
author2_role author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Coelho, Gabrielle Nunes
Almeida, Cecília Maira Souza
Paiva, Aline Cardoso de
Silva, Wanderson Roberto
dc.subject.por.fl_str_mv estudantes de medicina
síndrome de burnout.
topic estudantes de medicina
síndrome de burnout.
description Avaliar a prevalência da Síndrome de Burnout (SB) em estudantes do curso de medicina do Centro Universitário de Patos de Minas – MG. Estudo transversal realizado com 106 alunos no período de maio a setembro de 2019 mediante a aplicação de uma apaptação do Maslach Burnout Inventory - Student Survey (MBI-SS). A média e o desvio-padrão das três subescalas do instrumento de medida (exautão, descrença e eficácia profissional) foram calculadas e relacionadas com outras variáveis independentes do estudo (testes de Kruscal-Wallis e de Post Hoc). A Síndrome teve prevalência de 9,4% na amostra. As dimensões Exaustão Emocional e Descrença foram mais observadas nos anos iniciais do curso  e a Eficácia Profissional se elevou quanto maior é o ano cursado. Os estudantes que moravam sozinhos tiveram maiores escore de “Exaustão” e “Descrença” e os que namoravam tiveram maiores escore de “Descrença”. Para as demais variáveis não foram encontradas diferenças estatíticas significantivas. Em relação a “Expectativas iniciais do curso”  e “Pensamento em desistir do curso” foram encontradas associações significativas com as dimensões analisadas. Um terço dos estudantes relataram tomar medicamentos para ansidade com frenquência ou às vezes após ingressarem no curso de Medicina.  A prevalênca da SB foi menor do que a observada em outros estudos, porém não deixa de ser relevante, visto que reflete na saúde e desempenho do aluno ao longo do curso, devendo portanto, ser sempre investigada para servir de subsídio para ações de apoioaos estudantes.
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022-05-04
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BJHR/article/view/47538
10.34119/bjhrv5n3-046
url https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BJHR/article/view/47538
identifier_str_mv 10.34119/bjhrv5n3-046
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BJHR/article/view/47538/pdf
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2022 Brazilian Journal of Health Review
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2022 Brazilian Journal of Health Review
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.
publisher.none.fl_str_mv Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.
dc.source.none.fl_str_mv Brazilian Journal of Health Review; Vol. 5 No. 3 (2022); 8584-8592
Brazilian Journal of Health Review; v. 5 n. 3 (2022); 8584-8592
2595-6825
reponame:Brazilian Journal of Health Review
instname:Federação das Indústrias do Estado do Paraná (FIEP)
instacron:BJRH
instname_str Federação das Indústrias do Estado do Paraná (FIEP)
instacron_str BJRH
institution BJRH
reponame_str Brazilian Journal of Health Review
collection Brazilian Journal of Health Review
repository.name.fl_str_mv Brazilian Journal of Health Review - Federação das Indústrias do Estado do Paraná (FIEP)
repository.mail.fl_str_mv || brazilianjhr@gmail.com
_version_ 1797240074604118016