Conhecimento dos professores primários de dois Municípios sobre o transtorno de déficit de atenção e hiperatividade/ Primary school teachers' knowledge of two Municipalities about attention deficit hyperactivity disorder
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2021 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Brazilian Journal of Health Review |
Texto Completo: | https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BJHR/article/view/23808 |
Resumo: | Introdução: O transtorno do déficit de atenção com hiperatividade é um transtorno com manifestações como desatenção e hiperatividade, o transtorno tem origem biológica marcada pela hereditariedade, tem seu início na infância e pode permanecer até a idade adulta. Metodologia: Foi uma pesquisa exploratória e transversal, cujo objetivo principal foi conhecer o nível de conhecimento dos professores do município de Ponta Porã, (PP), Brasil e Pedro Juan Caballero, (PJC), Paraguai sobre o TDAH, o As variáveis avaliadas foram preparo durante a formação, professores que já possuíam alunos com TDAH, ambiente de trabalho preparado para lidar com alunos com TDAH, nível de conhecimento dos professores sobre aqueles com TDAH. Para a coleta de dados, informações importantes dos professores, foi utilizado um questionário auto elaborado. Resultados: Foi apresentado o número total de professores, de acordo com a instituição que atua e seu nível de conhecimento sobre o TDAH, onde foi observado que 100% dos professores conhecem o assunto, 95% tiveram contato, fornecido pela escola, o número sobre o assunto na graduação era em torno de 34%, 23% já corresponde a quem teve formação específica em TDAH com um profissional de saúde, seja psiquiatra ou psicólogo. Os professores responderam de forma unânime que é extremamente importante ter um curso sobre o TDAH, mostrando que mesmo já tendo o primeiro contato com o assunto, ainda se sentem inseguros e precisam de treinamentos e cursos. Conclusão: Construir mais conhecimento dos professores primários durante a graduação é essencial para o sucesso com alunos portadores de TDAH, bem como cursos de atualização sobre o tema. |
id |
BJRH-0_3f881ced83a9b07a3c0b284fac2ab1f9 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/23808 |
network_acronym_str |
BJRH-0 |
network_name_str |
Brazilian Journal of Health Review |
repository_id_str |
|
spelling |
Conhecimento dos professores primários de dois Municípios sobre o transtorno de déficit de atenção e hiperatividade/ Primary school teachers' knowledge of two Municipalities about attention deficit hyperactivity disorderTDAHdéficit de atençãohiperatividadeIntrodução: O transtorno do déficit de atenção com hiperatividade é um transtorno com manifestações como desatenção e hiperatividade, o transtorno tem origem biológica marcada pela hereditariedade, tem seu início na infância e pode permanecer até a idade adulta. Metodologia: Foi uma pesquisa exploratória e transversal, cujo objetivo principal foi conhecer o nível de conhecimento dos professores do município de Ponta Porã, (PP), Brasil e Pedro Juan Caballero, (PJC), Paraguai sobre o TDAH, o As variáveis avaliadas foram preparo durante a formação, professores que já possuíam alunos com TDAH, ambiente de trabalho preparado para lidar com alunos com TDAH, nível de conhecimento dos professores sobre aqueles com TDAH. Para a coleta de dados, informações importantes dos professores, foi utilizado um questionário auto elaborado. Resultados: Foi apresentado o número total de professores, de acordo com a instituição que atua e seu nível de conhecimento sobre o TDAH, onde foi observado que 100% dos professores conhecem o assunto, 95% tiveram contato, fornecido pela escola, o número sobre o assunto na graduação era em torno de 34%, 23% já corresponde a quem teve formação específica em TDAH com um profissional de saúde, seja psiquiatra ou psicólogo. Os professores responderam de forma unânime que é extremamente importante ter um curso sobre o TDAH, mostrando que mesmo já tendo o primeiro contato com o assunto, ainda se sentem inseguros e precisam de treinamentos e cursos. Conclusão: Construir mais conhecimento dos professores primários durante a graduação é essencial para o sucesso com alunos portadores de TDAH, bem como cursos de atualização sobre o tema.Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.2021-01-26info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BJHR/article/view/2380810.34119/bjhrv4n1-166Brazilian Journal of Health Review; Vol. 4 No. 1 (2021); 2049-2058Brazilian Journal of Health Review; v. 4 n. 1 (2021); 2049-20582595-6825reponame:Brazilian Journal of Health Reviewinstname:Federação das Indústrias do Estado do Paraná (FIEP)instacron:BJRHporhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BJHR/article/view/23808/19118Copyright (c) 2021 Brazilian Journal of Health Reviewinfo:eu-repo/semantics/openAccessOliveira, Maricilda CostaAgüero, Marcos Arturo FerreiraMendes, Kevyn Felipe2021-04-12T15:36:01Zoai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/23808Revistahttp://www.brazilianjournals.com/index.php/BJHR/indexPRIhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BJHR/oai|| brazilianjhr@gmail.com2595-68252595-6825opendoar:2021-04-12T15:36:01Brazilian Journal of Health Review - Federação das Indústrias do Estado do Paraná (FIEP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Conhecimento dos professores primários de dois Municípios sobre o transtorno de déficit de atenção e hiperatividade/ Primary school teachers' knowledge of two Municipalities about attention deficit hyperactivity disorder |
title |
Conhecimento dos professores primários de dois Municípios sobre o transtorno de déficit de atenção e hiperatividade/ Primary school teachers' knowledge of two Municipalities about attention deficit hyperactivity disorder |
spellingShingle |
Conhecimento dos professores primários de dois Municípios sobre o transtorno de déficit de atenção e hiperatividade/ Primary school teachers' knowledge of two Municipalities about attention deficit hyperactivity disorder Oliveira, Maricilda Costa TDAH déficit de atenção hiperatividade |
title_short |
Conhecimento dos professores primários de dois Municípios sobre o transtorno de déficit de atenção e hiperatividade/ Primary school teachers' knowledge of two Municipalities about attention deficit hyperactivity disorder |
title_full |
Conhecimento dos professores primários de dois Municípios sobre o transtorno de déficit de atenção e hiperatividade/ Primary school teachers' knowledge of two Municipalities about attention deficit hyperactivity disorder |
title_fullStr |
Conhecimento dos professores primários de dois Municípios sobre o transtorno de déficit de atenção e hiperatividade/ Primary school teachers' knowledge of two Municipalities about attention deficit hyperactivity disorder |
title_full_unstemmed |
Conhecimento dos professores primários de dois Municípios sobre o transtorno de déficit de atenção e hiperatividade/ Primary school teachers' knowledge of two Municipalities about attention deficit hyperactivity disorder |
title_sort |
Conhecimento dos professores primários de dois Municípios sobre o transtorno de déficit de atenção e hiperatividade/ Primary school teachers' knowledge of two Municipalities about attention deficit hyperactivity disorder |
author |
Oliveira, Maricilda Costa |
author_facet |
Oliveira, Maricilda Costa Agüero, Marcos Arturo Ferreira Mendes, Kevyn Felipe |
author_role |
author |
author2 |
Agüero, Marcos Arturo Ferreira Mendes, Kevyn Felipe |
author2_role |
author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Oliveira, Maricilda Costa Agüero, Marcos Arturo Ferreira Mendes, Kevyn Felipe |
dc.subject.por.fl_str_mv |
TDAH déficit de atenção hiperatividade |
topic |
TDAH déficit de atenção hiperatividade |
description |
Introdução: O transtorno do déficit de atenção com hiperatividade é um transtorno com manifestações como desatenção e hiperatividade, o transtorno tem origem biológica marcada pela hereditariedade, tem seu início na infância e pode permanecer até a idade adulta. Metodologia: Foi uma pesquisa exploratória e transversal, cujo objetivo principal foi conhecer o nível de conhecimento dos professores do município de Ponta Porã, (PP), Brasil e Pedro Juan Caballero, (PJC), Paraguai sobre o TDAH, o As variáveis avaliadas foram preparo durante a formação, professores que já possuíam alunos com TDAH, ambiente de trabalho preparado para lidar com alunos com TDAH, nível de conhecimento dos professores sobre aqueles com TDAH. Para a coleta de dados, informações importantes dos professores, foi utilizado um questionário auto elaborado. Resultados: Foi apresentado o número total de professores, de acordo com a instituição que atua e seu nível de conhecimento sobre o TDAH, onde foi observado que 100% dos professores conhecem o assunto, 95% tiveram contato, fornecido pela escola, o número sobre o assunto na graduação era em torno de 34%, 23% já corresponde a quem teve formação específica em TDAH com um profissional de saúde, seja psiquiatra ou psicólogo. Os professores responderam de forma unânime que é extremamente importante ter um curso sobre o TDAH, mostrando que mesmo já tendo o primeiro contato com o assunto, ainda se sentem inseguros e precisam de treinamentos e cursos. Conclusão: Construir mais conhecimento dos professores primários durante a graduação é essencial para o sucesso com alunos portadores de TDAH, bem como cursos de atualização sobre o tema. |
publishDate |
2021 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2021-01-26 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BJHR/article/view/23808 10.34119/bjhrv4n1-166 |
url |
https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BJHR/article/view/23808 |
identifier_str_mv |
10.34119/bjhrv4n1-166 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BJHR/article/view/23808/19118 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2021 Brazilian Journal of Health Review info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2021 Brazilian Journal of Health Review |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda. |
publisher.none.fl_str_mv |
Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda. |
dc.source.none.fl_str_mv |
Brazilian Journal of Health Review; Vol. 4 No. 1 (2021); 2049-2058 Brazilian Journal of Health Review; v. 4 n. 1 (2021); 2049-2058 2595-6825 reponame:Brazilian Journal of Health Review instname:Federação das Indústrias do Estado do Paraná (FIEP) instacron:BJRH |
instname_str |
Federação das Indústrias do Estado do Paraná (FIEP) |
instacron_str |
BJRH |
institution |
BJRH |
reponame_str |
Brazilian Journal of Health Review |
collection |
Brazilian Journal of Health Review |
repository.name.fl_str_mv |
Brazilian Journal of Health Review - Federação das Indústrias do Estado do Paraná (FIEP) |
repository.mail.fl_str_mv |
|| brazilianjhr@gmail.com |
_version_ |
1797240059200536576 |