Conhecimento dos professores primários de dois Municípios sobre o transtorno de déficit de atenção e hiperatividade/ Primary school teachers' knowledge of two Municipalities about attention deficit hyperactivity disorder

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Oliveira, Maricilda Costa
Data de Publicação: 2021
Outros Autores: Agüero, Marcos Arturo Ferreira, Mendes, Kevyn Felipe
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Brazilian Journal of Health Review
Texto Completo: https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BJHR/article/view/23808
Resumo: Introdução: O transtorno do déficit de atenção com hiperatividade é um transtorno com manifestações como desatenção e hiperatividade, o transtorno tem origem biológica marcada pela hereditariedade, tem seu início na infância e pode permanecer até a idade adulta. Metodologia: Foi uma pesquisa exploratória e transversal, cujo objetivo principal foi conhecer o nível de conhecimento dos professores do município de Ponta Porã, (PP), Brasil e Pedro Juan Caballero, (PJC), Paraguai sobre o TDAH, o As variáveis avaliadas foram preparo durante a formação, professores que já possuíam alunos com TDAH, ambiente de trabalho preparado para lidar com alunos com TDAH, nível de conhecimento dos professores sobre aqueles com TDAH. Para a coleta de dados, informações importantes dos professores, foi utilizado um questionário auto elaborado. Resultados: Foi apresentado o número total de professores, de acordo com a instituição que atua e seu nível de conhecimento sobre o TDAH, onde foi observado que 100% dos professores conhecem o assunto, 95% tiveram contato, fornecido pela escola, o número sobre o assunto na graduação era em torno de 34%, 23% já corresponde a quem teve formação específica em TDAH com um profissional de saúde, seja psiquiatra ou psicólogo. Os professores responderam de forma unânime que é extremamente importante ter um curso sobre o TDAH, mostrando que mesmo já tendo o primeiro contato com o assunto, ainda se sentem inseguros e precisam de treinamentos e cursos. Conclusão: Construir mais conhecimento dos professores primários durante a graduação é essencial para o sucesso com alunos portadores de TDAH, bem como cursos de atualização sobre o tema.
id BJRH-0_3f881ced83a9b07a3c0b284fac2ab1f9
oai_identifier_str oai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/23808
network_acronym_str BJRH-0
network_name_str Brazilian Journal of Health Review
repository_id_str
spelling Conhecimento dos professores primários de dois Municípios sobre o transtorno de déficit de atenção e hiperatividade/ Primary school teachers' knowledge of two Municipalities about attention deficit hyperactivity disorderTDAHdéficit de atençãohiperatividadeIntrodução: O transtorno do déficit de atenção com hiperatividade é um transtorno com manifestações como desatenção e hiperatividade, o transtorno tem origem biológica marcada pela hereditariedade, tem seu início na infância e pode permanecer até a idade adulta. Metodologia: Foi uma pesquisa exploratória e transversal, cujo objetivo principal foi conhecer o nível de conhecimento dos professores do município de Ponta Porã, (PP), Brasil e Pedro Juan Caballero, (PJC), Paraguai sobre o TDAH, o As variáveis avaliadas foram preparo durante a formação, professores que já possuíam alunos com TDAH, ambiente de trabalho preparado para lidar com alunos com TDAH, nível de conhecimento dos professores sobre aqueles com TDAH. Para a coleta de dados, informações importantes dos professores, foi utilizado um questionário auto elaborado. Resultados: Foi apresentado o número total de professores, de acordo com a instituição que atua e seu nível de conhecimento sobre o TDAH, onde foi observado que 100% dos professores conhecem o assunto, 95% tiveram contato, fornecido pela escola, o número sobre o assunto na graduação era em torno de 34%, 23% já corresponde a quem teve formação específica em TDAH com um profissional de saúde, seja psiquiatra ou psicólogo. Os professores responderam de forma unânime que é extremamente importante ter um curso sobre o TDAH, mostrando que mesmo já tendo o primeiro contato com o assunto, ainda se sentem inseguros e precisam de treinamentos e cursos. Conclusão: Construir mais conhecimento dos professores primários durante a graduação é essencial para o sucesso com alunos portadores de TDAH, bem como cursos de atualização sobre o tema.Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.2021-01-26info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BJHR/article/view/2380810.34119/bjhrv4n1-166Brazilian Journal of Health Review; Vol. 4 No. 1 (2021); 2049-2058Brazilian Journal of Health Review; v. 4 n. 1 (2021); 2049-20582595-6825reponame:Brazilian Journal of Health Reviewinstname:Federação das Indústrias do Estado do Paraná (FIEP)instacron:BJRHporhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BJHR/article/view/23808/19118Copyright (c) 2021 Brazilian Journal of Health Reviewinfo:eu-repo/semantics/openAccessOliveira, Maricilda CostaAgüero, Marcos Arturo FerreiraMendes, Kevyn Felipe2021-04-12T15:36:01Zoai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/23808Revistahttp://www.brazilianjournals.com/index.php/BJHR/indexPRIhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BJHR/oai|| brazilianjhr@gmail.com2595-68252595-6825opendoar:2021-04-12T15:36:01Brazilian Journal of Health Review - Federação das Indústrias do Estado do Paraná (FIEP)false
dc.title.none.fl_str_mv Conhecimento dos professores primários de dois Municípios sobre o transtorno de déficit de atenção e hiperatividade/ Primary school teachers' knowledge of two Municipalities about attention deficit hyperactivity disorder
title Conhecimento dos professores primários de dois Municípios sobre o transtorno de déficit de atenção e hiperatividade/ Primary school teachers' knowledge of two Municipalities about attention deficit hyperactivity disorder
spellingShingle Conhecimento dos professores primários de dois Municípios sobre o transtorno de déficit de atenção e hiperatividade/ Primary school teachers' knowledge of two Municipalities about attention deficit hyperactivity disorder
Oliveira, Maricilda Costa
TDAH
déficit de atenção
hiperatividade
title_short Conhecimento dos professores primários de dois Municípios sobre o transtorno de déficit de atenção e hiperatividade/ Primary school teachers' knowledge of two Municipalities about attention deficit hyperactivity disorder
title_full Conhecimento dos professores primários de dois Municípios sobre o transtorno de déficit de atenção e hiperatividade/ Primary school teachers' knowledge of two Municipalities about attention deficit hyperactivity disorder
title_fullStr Conhecimento dos professores primários de dois Municípios sobre o transtorno de déficit de atenção e hiperatividade/ Primary school teachers' knowledge of two Municipalities about attention deficit hyperactivity disorder
title_full_unstemmed Conhecimento dos professores primários de dois Municípios sobre o transtorno de déficit de atenção e hiperatividade/ Primary school teachers' knowledge of two Municipalities about attention deficit hyperactivity disorder
title_sort Conhecimento dos professores primários de dois Municípios sobre o transtorno de déficit de atenção e hiperatividade/ Primary school teachers' knowledge of two Municipalities about attention deficit hyperactivity disorder
author Oliveira, Maricilda Costa
author_facet Oliveira, Maricilda Costa
Agüero, Marcos Arturo Ferreira
Mendes, Kevyn Felipe
author_role author
author2 Agüero, Marcos Arturo Ferreira
Mendes, Kevyn Felipe
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Oliveira, Maricilda Costa
Agüero, Marcos Arturo Ferreira
Mendes, Kevyn Felipe
dc.subject.por.fl_str_mv TDAH
déficit de atenção
hiperatividade
topic TDAH
déficit de atenção
hiperatividade
description Introdução: O transtorno do déficit de atenção com hiperatividade é um transtorno com manifestações como desatenção e hiperatividade, o transtorno tem origem biológica marcada pela hereditariedade, tem seu início na infância e pode permanecer até a idade adulta. Metodologia: Foi uma pesquisa exploratória e transversal, cujo objetivo principal foi conhecer o nível de conhecimento dos professores do município de Ponta Porã, (PP), Brasil e Pedro Juan Caballero, (PJC), Paraguai sobre o TDAH, o As variáveis avaliadas foram preparo durante a formação, professores que já possuíam alunos com TDAH, ambiente de trabalho preparado para lidar com alunos com TDAH, nível de conhecimento dos professores sobre aqueles com TDAH. Para a coleta de dados, informações importantes dos professores, foi utilizado um questionário auto elaborado. Resultados: Foi apresentado o número total de professores, de acordo com a instituição que atua e seu nível de conhecimento sobre o TDAH, onde foi observado que 100% dos professores conhecem o assunto, 95% tiveram contato, fornecido pela escola, o número sobre o assunto na graduação era em torno de 34%, 23% já corresponde a quem teve formação específica em TDAH com um profissional de saúde, seja psiquiatra ou psicólogo. Os professores responderam de forma unânime que é extremamente importante ter um curso sobre o TDAH, mostrando que mesmo já tendo o primeiro contato com o assunto, ainda se sentem inseguros e precisam de treinamentos e cursos. Conclusão: Construir mais conhecimento dos professores primários durante a graduação é essencial para o sucesso com alunos portadores de TDAH, bem como cursos de atualização sobre o tema.
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021-01-26
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BJHR/article/view/23808
10.34119/bjhrv4n1-166
url https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BJHR/article/view/23808
identifier_str_mv 10.34119/bjhrv4n1-166
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BJHR/article/view/23808/19118
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2021 Brazilian Journal of Health Review
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2021 Brazilian Journal of Health Review
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.
publisher.none.fl_str_mv Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.
dc.source.none.fl_str_mv Brazilian Journal of Health Review; Vol. 4 No. 1 (2021); 2049-2058
Brazilian Journal of Health Review; v. 4 n. 1 (2021); 2049-2058
2595-6825
reponame:Brazilian Journal of Health Review
instname:Federação das Indústrias do Estado do Paraná (FIEP)
instacron:BJRH
instname_str Federação das Indústrias do Estado do Paraná (FIEP)
instacron_str BJRH
institution BJRH
reponame_str Brazilian Journal of Health Review
collection Brazilian Journal of Health Review
repository.name.fl_str_mv Brazilian Journal of Health Review - Federação das Indústrias do Estado do Paraná (FIEP)
repository.mail.fl_str_mv || brazilianjhr@gmail.com
_version_ 1797240059200536576