Avaliação da qualidade do sono de estudantes de medicina do Centro Universitário UNIFACIG por meio do índice de qualidade do sono de Pittsburgh (PSQUI)

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Marques, Kétlyn Miranda
Data de Publicação: 2024
Outros Autores: Rocha, Júlia Saraiva, de Almeida, Natália Rocha, Oliveira, Cíntia Closs, Miranda, Lohany Horsts Stock, da Silva, Juliana Santiago
Tipo de documento: Artigo
Idioma: eng
Título da fonte: Brazilian Journal of Health Review
Texto Completo: https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BJHR/article/view/67319
Resumo: O sono ideal é marcado por vários estágios e pode contribuir com a fixação da memória, processos imunológicos e hormonais. Nesse sentido, entende-se que noites mal dormidas podem ter efeitos negativos, prejudicando o desempenho de algumas funções. O objetivo da pesquisa é avaliar a percepção subjetiva da qualidade do sono dos estudantes do curso de Medicina por meio do Índice de Qualidade do Sono de Pittsburgh (PSQUI). Trata-se de um estudo analítico transversal envolvendo estudantes de Medicina de todos os períodos do Centro Universitário da cidade de Manhuaçu (MG) que foram convidados para responder um questionário online relativo ao PSQUI. Dos 92 alunos estudados, 77,17% apresentaram padrão de sono ao final do PSQUI com distúrbio ou ruim, esses parâmetros se mostraram mais elevados no sexo feminino, na faixa etária de 18 a 24 anos e durante o ciclo básico. Não houve interferência significativa da prática de exercício físico e alimentação no padrão de sono.  Quanto aos componentes do PSQUI: não se obteve alterações significativas na latência, eficiência, percepção subjetiva da qualidade do sono e no uso de medicações para dormir. Em relação a duração do sono, somente 28,26% dormiam mais de 7 horas por noite, 91,30% apresentaram disfunção diurna e 95, 65% apresentaram algum tipo de distúrbio relacionado ao sono. Portanto, fazem-se necessárias medidas de promoção à saúde que visem o bem estar físico e mental dos estudantes contribuindo, assim, para uma melhor qualidade do sono.
id BJRH-0_41a8eaa2208a079a7e8a23057fa2f970
oai_identifier_str oai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/67319
network_acronym_str BJRH-0
network_name_str Brazilian Journal of Health Review
repository_id_str
spelling Avaliação da qualidade do sono de estudantes de medicina do Centro Universitário UNIFACIG por meio do índice de qualidade do sono de Pittsburgh (PSQUI)sonotranstornos do sonoqualidade do sonoestudantes de medicinaíndice de qualidade do sono de Pittsburgh (psqui)O sono ideal é marcado por vários estágios e pode contribuir com a fixação da memória, processos imunológicos e hormonais. Nesse sentido, entende-se que noites mal dormidas podem ter efeitos negativos, prejudicando o desempenho de algumas funções. O objetivo da pesquisa é avaliar a percepção subjetiva da qualidade do sono dos estudantes do curso de Medicina por meio do Índice de Qualidade do Sono de Pittsburgh (PSQUI). Trata-se de um estudo analítico transversal envolvendo estudantes de Medicina de todos os períodos do Centro Universitário da cidade de Manhuaçu (MG) que foram convidados para responder um questionário online relativo ao PSQUI. Dos 92 alunos estudados, 77,17% apresentaram padrão de sono ao final do PSQUI com distúrbio ou ruim, esses parâmetros se mostraram mais elevados no sexo feminino, na faixa etária de 18 a 24 anos e durante o ciclo básico. Não houve interferência significativa da prática de exercício físico e alimentação no padrão de sono.  Quanto aos componentes do PSQUI: não se obteve alterações significativas na latência, eficiência, percepção subjetiva da qualidade do sono e no uso de medicações para dormir. Em relação a duração do sono, somente 28,26% dormiam mais de 7 horas por noite, 91,30% apresentaram disfunção diurna e 95, 65% apresentaram algum tipo de distúrbio relacionado ao sono. Portanto, fazem-se necessárias medidas de promoção à saúde que visem o bem estar físico e mental dos estudantes contribuindo, assim, para uma melhor qualidade do sono.Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.2024-02-19info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BJHR/article/view/6731910.34119/bjhrv7n1-480Brazilian Journal of Health Review; Vol. 7 No. 1 (2024); 5945-5960Brazilian Journal of Health Review; Vol. 7 Núm. 1 (2024); 5945-5960Brazilian Journal of Health Review; v. 7 n. 1 (2024); 5945-59602595-6825reponame:Brazilian Journal of Health Reviewinstname:Federação das Indústrias do Estado do Paraná (FIEP)instacron:BJRHenghttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BJHR/article/view/67319/47960 Marques, Kétlyn MirandaRocha, Júlia Saraivade Almeida, Natália RochaOliveira, Cíntia ClossMiranda, Lohany Horsts Stockda Silva, Juliana Santiagoinfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-02-27T14:30:11Zoai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/67319Revistahttp://www.brazilianjournals.com/index.php/BJHR/indexPRIhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BJHR/oai|| brazilianjhr@gmail.com2595-68252595-6825opendoar:2024-02-27T14:30:11Brazilian Journal of Health Review - Federação das Indústrias do Estado do Paraná (FIEP)false
dc.title.none.fl_str_mv Avaliação da qualidade do sono de estudantes de medicina do Centro Universitário UNIFACIG por meio do índice de qualidade do sono de Pittsburgh (PSQUI)
title Avaliação da qualidade do sono de estudantes de medicina do Centro Universitário UNIFACIG por meio do índice de qualidade do sono de Pittsburgh (PSQUI)
spellingShingle Avaliação da qualidade do sono de estudantes de medicina do Centro Universitário UNIFACIG por meio do índice de qualidade do sono de Pittsburgh (PSQUI)
Marques, Kétlyn Miranda
sono
transtornos do sono
qualidade do sono
estudantes de medicina
índice de qualidade do sono de Pittsburgh (psqui)
title_short Avaliação da qualidade do sono de estudantes de medicina do Centro Universitário UNIFACIG por meio do índice de qualidade do sono de Pittsburgh (PSQUI)
title_full Avaliação da qualidade do sono de estudantes de medicina do Centro Universitário UNIFACIG por meio do índice de qualidade do sono de Pittsburgh (PSQUI)
title_fullStr Avaliação da qualidade do sono de estudantes de medicina do Centro Universitário UNIFACIG por meio do índice de qualidade do sono de Pittsburgh (PSQUI)
title_full_unstemmed Avaliação da qualidade do sono de estudantes de medicina do Centro Universitário UNIFACIG por meio do índice de qualidade do sono de Pittsburgh (PSQUI)
title_sort Avaliação da qualidade do sono de estudantes de medicina do Centro Universitário UNIFACIG por meio do índice de qualidade do sono de Pittsburgh (PSQUI)
author Marques, Kétlyn Miranda
author_facet Marques, Kétlyn Miranda
Rocha, Júlia Saraiva
de Almeida, Natália Rocha
Oliveira, Cíntia Closs
Miranda, Lohany Horsts Stock
da Silva, Juliana Santiago
author_role author
author2 Rocha, Júlia Saraiva
de Almeida, Natália Rocha
Oliveira, Cíntia Closs
Miranda, Lohany Horsts Stock
da Silva, Juliana Santiago
author2_role author
author
author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Marques, Kétlyn Miranda
Rocha, Júlia Saraiva
de Almeida, Natália Rocha
Oliveira, Cíntia Closs
Miranda, Lohany Horsts Stock
da Silva, Juliana Santiago
dc.subject.por.fl_str_mv sono
transtornos do sono
qualidade do sono
estudantes de medicina
índice de qualidade do sono de Pittsburgh (psqui)
topic sono
transtornos do sono
qualidade do sono
estudantes de medicina
índice de qualidade do sono de Pittsburgh (psqui)
description O sono ideal é marcado por vários estágios e pode contribuir com a fixação da memória, processos imunológicos e hormonais. Nesse sentido, entende-se que noites mal dormidas podem ter efeitos negativos, prejudicando o desempenho de algumas funções. O objetivo da pesquisa é avaliar a percepção subjetiva da qualidade do sono dos estudantes do curso de Medicina por meio do Índice de Qualidade do Sono de Pittsburgh (PSQUI). Trata-se de um estudo analítico transversal envolvendo estudantes de Medicina de todos os períodos do Centro Universitário da cidade de Manhuaçu (MG) que foram convidados para responder um questionário online relativo ao PSQUI. Dos 92 alunos estudados, 77,17% apresentaram padrão de sono ao final do PSQUI com distúrbio ou ruim, esses parâmetros se mostraram mais elevados no sexo feminino, na faixa etária de 18 a 24 anos e durante o ciclo básico. Não houve interferência significativa da prática de exercício físico e alimentação no padrão de sono.  Quanto aos componentes do PSQUI: não se obteve alterações significativas na latência, eficiência, percepção subjetiva da qualidade do sono e no uso de medicações para dormir. Em relação a duração do sono, somente 28,26% dormiam mais de 7 horas por noite, 91,30% apresentaram disfunção diurna e 95, 65% apresentaram algum tipo de distúrbio relacionado ao sono. Portanto, fazem-se necessárias medidas de promoção à saúde que visem o bem estar físico e mental dos estudantes contribuindo, assim, para uma melhor qualidade do sono.
publishDate 2024
dc.date.none.fl_str_mv 2024-02-19
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BJHR/article/view/67319
10.34119/bjhrv7n1-480
url https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BJHR/article/view/67319
identifier_str_mv 10.34119/bjhrv7n1-480
dc.language.iso.fl_str_mv eng
language eng
dc.relation.none.fl_str_mv https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BJHR/article/view/67319/47960
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.
publisher.none.fl_str_mv Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.
dc.source.none.fl_str_mv Brazilian Journal of Health Review; Vol. 7 No. 1 (2024); 5945-5960
Brazilian Journal of Health Review; Vol. 7 Núm. 1 (2024); 5945-5960
Brazilian Journal of Health Review; v. 7 n. 1 (2024); 5945-5960
2595-6825
reponame:Brazilian Journal of Health Review
instname:Federação das Indústrias do Estado do Paraná (FIEP)
instacron:BJRH
instname_str Federação das Indústrias do Estado do Paraná (FIEP)
instacron_str BJRH
institution BJRH
reponame_str Brazilian Journal of Health Review
collection Brazilian Journal of Health Review
repository.name.fl_str_mv Brazilian Journal of Health Review - Federação das Indústrias do Estado do Paraná (FIEP)
repository.mail.fl_str_mv || brazilianjhr@gmail.com
_version_ 1797240042624647168