Efeito da gameterapia sobre a capacidade cognitiva de indivíduos portadores de doença de parkinson / Effect of gametherapy on cognitive ability of individuals with parkinson's disease
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2020 |
Outros Autores: | , , , , , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Brazilian Journal of Health Review |
Texto Completo: | https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BJHR/article/view/17006 |
Resumo: | Dentre as Doenças Neurodegenatrivas, destaca-se a Doença de Parkinson (DP), doença progressiva que afeta mais de 1% da população mundial acima dos 60 anos. Objetivo: analisar o efeito da Gameterapia sobre a capacidade cognitiva de indivíduos portadores da Doença de Parkinson. Metodologia: estudo do tipo longitudinal, experimental, duplo-cego, randomizado, descritivo e analítico, com abordagem quantitativa. A amostra foi composta por 6 indivíduos assistidos pelo Sistema Único de Saúde (SUS). Instrumentos de avaliação: Ficha de Avaliação Sociodemográfica/Clínica; Escala de Estágios de Incapacidade de Hoehn e Yahr – EIHY; Scales for Outcomes of Parkinson’s Disease - Cognition – SCOPA-Cog. Este trabalho foi submetido ao Comitê de Ética em Pesquisa da Universidade Federal da Paraíba (UFPB) e aprovado com o número de CAAE: 76725017.2.0000.5188. Resultados e Discussão: a amostra apresentou média de idade de 64,33±8,98 anos, com predomínio do gênero masculino representando 66,6% (n=4) da amostra. Através da Escala de Estágios de Incapacidade de Hoehn e Yahr – EIHY, observou-se que na avaliação inicial 66,6% (n=4) dos indivíduos apresentaram-se no estágio 2, e 33,3% (n=2) dos indivíduos no estágio 2,5. Através da escala SCOPA, entre o período de pré e pós-intervenção os indivíduos não apresentaram diferença estatisticamente significante, com exceção do domínio atenção, o item “contar”, no qual foi apresentado nível de significância p<0,05 com uma média de 0,80± 0,83 no pré e uma média de 1,6±0,54 na pós-intervenção, indicando um melhor desempenho cognitivo dos indivíduos nesse domínio após intervenção. Conclusão: a partir dos resultados obtidos, é possível inferir que a gameterapia tem efeito sobre o domínio cognitivo da atençãoem indivíduos com DP. |
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Efeito da gameterapia sobre a capacidade cognitiva de indivíduos portadores de doença de parkinson / Effect of gametherapy on cognitive ability of individuals with parkinson's diseaseCogniçãoDoença de ParkinsonTerapia de Exposição a Realidade Virtual.Dentre as Doenças Neurodegenatrivas, destaca-se a Doença de Parkinson (DP), doença progressiva que afeta mais de 1% da população mundial acima dos 60 anos. Objetivo: analisar o efeito da Gameterapia sobre a capacidade cognitiva de indivíduos portadores da Doença de Parkinson. Metodologia: estudo do tipo longitudinal, experimental, duplo-cego, randomizado, descritivo e analítico, com abordagem quantitativa. A amostra foi composta por 6 indivíduos assistidos pelo Sistema Único de Saúde (SUS). Instrumentos de avaliação: Ficha de Avaliação Sociodemográfica/Clínica; Escala de Estágios de Incapacidade de Hoehn e Yahr – EIHY; Scales for Outcomes of Parkinson’s Disease - Cognition – SCOPA-Cog. Este trabalho foi submetido ao Comitê de Ética em Pesquisa da Universidade Federal da Paraíba (UFPB) e aprovado com o número de CAAE: 76725017.2.0000.5188. Resultados e Discussão: a amostra apresentou média de idade de 64,33±8,98 anos, com predomínio do gênero masculino representando 66,6% (n=4) da amostra. Através da Escala de Estágios de Incapacidade de Hoehn e Yahr – EIHY, observou-se que na avaliação inicial 66,6% (n=4) dos indivíduos apresentaram-se no estágio 2, e 33,3% (n=2) dos indivíduos no estágio 2,5. Através da escala SCOPA, entre o período de pré e pós-intervenção os indivíduos não apresentaram diferença estatisticamente significante, com exceção do domínio atenção, o item “contar”, no qual foi apresentado nível de significância p<0,05 com uma média de 0,80± 0,83 no pré e uma média de 1,6±0,54 na pós-intervenção, indicando um melhor desempenho cognitivo dos indivíduos nesse domínio após intervenção. Conclusão: a partir dos resultados obtidos, é possível inferir que a gameterapia tem efeito sobre o domínio cognitivo da atençãoem indivíduos com DP. Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.2020-09-21info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BJHR/article/view/1700610.34119/bjhrv3n5-128Brazilian Journal of Health Review; Vol. 3 No. 5 (2020); 12946-12956Brazilian Journal of Health Review; v. 3 n. 5 (2020); 12946-129562595-6825reponame:Brazilian Journal of Health Reviewinstname:Federação das Indústrias do Estado do Paraná (FIEP)instacron:BJRHporhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BJHR/article/view/17006/13837Copyright (c) 2020 Brazilian Journal of Health Reviewinfo:eu-repo/semantics/openAccessCosta Nogueira, Maíra Lopes daRibas Galvão, Ana Carolina Daherde Almeida, Filipe Emanuel OliveiraAndrade Calado, Thaís de SousaPimentel, Marcela MonteiroFerreira Avelino, Mayara da Costade Queiroga, João Paulo NogueiraFernandes Franco, Carlúcia Ithamar2020-11-02T15:54:24Zoai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/17006Revistahttp://www.brazilianjournals.com/index.php/BJHR/indexPRIhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BJHR/oai|| brazilianjhr@gmail.com2595-68252595-6825opendoar:2020-11-02T15:54:24Brazilian Journal of Health Review - Federação das Indústrias do Estado do Paraná (FIEP)false |
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