Efeito da gameterapia sobre a capacidade cognitiva de indivíduos portadores de doença de parkinson / Effect of gametherapy on cognitive ability of individuals with parkinson's disease

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Costa Nogueira, Maíra Lopes da
Data de Publicação: 2020
Outros Autores: Ribas Galvão, Ana Carolina Daher, de Almeida, Filipe Emanuel Oliveira, Andrade Calado, Thaís de Sousa, Pimentel, Marcela Monteiro, Ferreira Avelino, Mayara da Costa, de Queiroga, João Paulo Nogueira, Fernandes Franco, Carlúcia Ithamar
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Brazilian Journal of Health Review
Texto Completo: https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BJHR/article/view/17006
Resumo: Dentre  as  Doenças  Neurodegenatrivas,  destaca-se  a  Doença  de  Parkinson  (DP),  doença progressiva  que  afeta  mais  de  1%  da  população  mundial  acima  dos  60  anos.  Objetivo:  analisar  o efeito  da  Gameterapia  sobre  a  capacidade  cognitiva  de  indivíduos  portadores  da  Doença  de Parkinson.   Metodologia:   estudo  do  tipo  longitudinal,   experimental,   duplo-cego,   randomizado, descritivo  e  analítico,  com  abordagem  quantitativa.  A  amostra  foi  composta  por  6   indivíduos assistidos   pelo   Sistema   Único   de   Saúde   (SUS).  Instrumentos  de  avaliação:  Ficha  de Avaliação Sociodemográfica/Clínica; Escala  de  Estágios  de  Incapacidade  de  Hoehn  e  Yahr  –  EIHY;  Scales for  Outcomes  of  Parkinson’s  Disease  -  Cognition  –  SCOPA-Cog. Este trabalho  foi submetido  ao Comitê de Ética em Pesquisa da Universidade Federal da Paraíba (UFPB) e aprovado com o número de CAAE: 76725017.2.0000.5188. Resultados e Discussão: a amostra apresentou média de idade de 64,33±8,98  anos,  com  predomínio  do  gênero  masculino  representando  66,6%  (n=4)  da  amostra. Através  da  Escala  de  Estágios  de  Incapacidade  de  Hoehn  e  Yahr  –  EIHY,  observou-se  que  na avaliação  inicial  66,6%  (n=4)  dos  indivíduos  apresentaram-se  no  estágio  2,  e  33,3%  (n=2)  dos indivíduos  no  estágio  2,5. Através  da  escala  SCOPA,  entre  o  período  de  pré  e  pós-intervenção  os indivíduos   não  apresentaram  diferença  estatisticamente  significante,  com  exceção   do  domínio atenção, o item “contar”, no qual foi apresentado nível de significância p<0,05 com uma média de 0,80± 0,83 no pré e uma média de 1,6±0,54 na pós-intervenção, indicando um melhor desempenho cognitivo  dos  indivíduos  nesse  domínio  após  intervenção.  Conclusão:  a  partir  dos  resultados obtidos, é possível inferir que a gameterapia tem efeito sobre o domínio cognitivo da atençãoem indivíduos com DP.  
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