Hidroxicloroquina como alternativa para o tratamento da infecção causada pelo SARS-CoV-2: O que se sabe até agora? / Hydroxychloroquine as an alternative for the treatment of infection caused by SARS-CoV-2: What is known so far?

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Souza, Jaqueline Barbosa de
Data de Publicação: 2020
Outros Autores: dos Santos Medeiros, Sandrelli Meridiana de Fátima Ramos, Cavalcanti, Iago Dillion Lima, Coriolano, Davi de Lacerda, Soares, José Cleberson Santos, Oliveira, Fábio Henrique Portella Corrêa de
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Brazilian Journal of Health Review
Texto Completo: https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BJHR/article/view/9705
Resumo: A síndrome respiratória aguda grave causada pelo coronavírus 2 (SARS-CoV-2) tem alertado a população para as elevadas taxas de morbidade e mortalidade, levando a  Organização Mundial de Saúde (OMS) a declarar emergência de saúde pública em 2020. Nesse cenário, pesquisas estão sendo amplamente realizadas na busca de tratamentos eficazes contra a infecção. Dentre estes, antivirais têm sido testados, a exemplo da hidroxicloroquina (HCQ), que tem apresentado resultados de interesse na redução da carga viral. Nesse sentido, o objetivo deste trabalho é descrever o potencial da HCQ frente à infecção por SARS-CoV-2 descrito na literatura.  A HCQ consegue reduzir a carga viral impedindo a entrada do coronavírus na célula hospedeira. No entanto, esses resultados não garantem a sua utilização devido à necessidade de maiores estudos que comprovam a eficácia clínica e segurança na administração da HCQ em pacientes com COVID-19.
id BJRH-0_46918993072c516c599ee8ca773ad4a9
oai_identifier_str oai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/9705
network_acronym_str BJRH-0
network_name_str Brazilian Journal of Health Review
repository_id_str
spelling Hidroxicloroquina como alternativa para o tratamento da infecção causada pelo SARS-CoV-2: O que se sabe até agora? / Hydroxychloroquine as an alternative for the treatment of infection caused by SARS-CoV-2: What is known so far?SARS-CoV-2COVID-19HidroxicloroquinaPropriedades antivirais.A síndrome respiratória aguda grave causada pelo coronavírus 2 (SARS-CoV-2) tem alertado a população para as elevadas taxas de morbidade e mortalidade, levando a  Organização Mundial de Saúde (OMS) a declarar emergência de saúde pública em 2020. Nesse cenário, pesquisas estão sendo amplamente realizadas na busca de tratamentos eficazes contra a infecção. Dentre estes, antivirais têm sido testados, a exemplo da hidroxicloroquina (HCQ), que tem apresentado resultados de interesse na redução da carga viral. Nesse sentido, o objetivo deste trabalho é descrever o potencial da HCQ frente à infecção por SARS-CoV-2 descrito na literatura.  A HCQ consegue reduzir a carga viral impedindo a entrada do coronavírus na célula hospedeira. No entanto, esses resultados não garantem a sua utilização devido à necessidade de maiores estudos que comprovam a eficácia clínica e segurança na administração da HCQ em pacientes com COVID-19.Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.2020-05-08info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BJHR/article/view/970510.34119/bjhrv3n3-029Brazilian Journal of Health Review; Vol. 3 No. 3 (2020); 4255-4273Brazilian Journal of Health Review; v. 3 n. 3 (2020); 4255-42732595-6825reponame:Brazilian Journal of Health Reviewinstname:Federação das Indústrias do Estado do Paraná (FIEP)instacron:BJRHporhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BJHR/article/view/9705/8146Copyright (c) 2020 Brazilian Journal of Health Reviewinfo:eu-repo/semantics/openAccessSouza, Jaqueline Barbosa dedos Santos Medeiros, Sandrelli Meridiana de Fátima RamosCavalcanti, Iago Dillion LimaCoriolano, Davi de LacerdaSoares, José Cleberson SantosOliveira, Fábio Henrique Portella Corrêa de2020-06-30T18:53:38Zoai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/9705Revistahttp://www.brazilianjournals.com/index.php/BJHR/indexPRIhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BJHR/oai|| brazilianjhr@gmail.com2595-68252595-6825opendoar:2020-06-30T18:53:38Brazilian Journal of Health Review - Federação das Indústrias do Estado do Paraná (FIEP)false
dc.title.none.fl_str_mv Hidroxicloroquina como alternativa para o tratamento da infecção causada pelo SARS-CoV-2: O que se sabe até agora? / Hydroxychloroquine as an alternative for the treatment of infection caused by SARS-CoV-2: What is known so far?
title Hidroxicloroquina como alternativa para o tratamento da infecção causada pelo SARS-CoV-2: O que se sabe até agora? / Hydroxychloroquine as an alternative for the treatment of infection caused by SARS-CoV-2: What is known so far?
spellingShingle Hidroxicloroquina como alternativa para o tratamento da infecção causada pelo SARS-CoV-2: O que se sabe até agora? / Hydroxychloroquine as an alternative for the treatment of infection caused by SARS-CoV-2: What is known so far?
Souza, Jaqueline Barbosa de
SARS-CoV-2
COVID-19
Hidroxicloroquina
Propriedades antivirais.
title_short Hidroxicloroquina como alternativa para o tratamento da infecção causada pelo SARS-CoV-2: O que se sabe até agora? / Hydroxychloroquine as an alternative for the treatment of infection caused by SARS-CoV-2: What is known so far?
title_full Hidroxicloroquina como alternativa para o tratamento da infecção causada pelo SARS-CoV-2: O que se sabe até agora? / Hydroxychloroquine as an alternative for the treatment of infection caused by SARS-CoV-2: What is known so far?
title_fullStr Hidroxicloroquina como alternativa para o tratamento da infecção causada pelo SARS-CoV-2: O que se sabe até agora? / Hydroxychloroquine as an alternative for the treatment of infection caused by SARS-CoV-2: What is known so far?
title_full_unstemmed Hidroxicloroquina como alternativa para o tratamento da infecção causada pelo SARS-CoV-2: O que se sabe até agora? / Hydroxychloroquine as an alternative for the treatment of infection caused by SARS-CoV-2: What is known so far?
title_sort Hidroxicloroquina como alternativa para o tratamento da infecção causada pelo SARS-CoV-2: O que se sabe até agora? / Hydroxychloroquine as an alternative for the treatment of infection caused by SARS-CoV-2: What is known so far?
author Souza, Jaqueline Barbosa de
author_facet Souza, Jaqueline Barbosa de
dos Santos Medeiros, Sandrelli Meridiana de Fátima Ramos
Cavalcanti, Iago Dillion Lima
Coriolano, Davi de Lacerda
Soares, José Cleberson Santos
Oliveira, Fábio Henrique Portella Corrêa de
author_role author
author2 dos Santos Medeiros, Sandrelli Meridiana de Fátima Ramos
Cavalcanti, Iago Dillion Lima
Coriolano, Davi de Lacerda
Soares, José Cleberson Santos
Oliveira, Fábio Henrique Portella Corrêa de
author2_role author
author
author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Souza, Jaqueline Barbosa de
dos Santos Medeiros, Sandrelli Meridiana de Fátima Ramos
Cavalcanti, Iago Dillion Lima
Coriolano, Davi de Lacerda
Soares, José Cleberson Santos
Oliveira, Fábio Henrique Portella Corrêa de
dc.subject.por.fl_str_mv SARS-CoV-2
COVID-19
Hidroxicloroquina
Propriedades antivirais.
topic SARS-CoV-2
COVID-19
Hidroxicloroquina
Propriedades antivirais.
description A síndrome respiratória aguda grave causada pelo coronavírus 2 (SARS-CoV-2) tem alertado a população para as elevadas taxas de morbidade e mortalidade, levando a  Organização Mundial de Saúde (OMS) a declarar emergência de saúde pública em 2020. Nesse cenário, pesquisas estão sendo amplamente realizadas na busca de tratamentos eficazes contra a infecção. Dentre estes, antivirais têm sido testados, a exemplo da hidroxicloroquina (HCQ), que tem apresentado resultados de interesse na redução da carga viral. Nesse sentido, o objetivo deste trabalho é descrever o potencial da HCQ frente à infecção por SARS-CoV-2 descrito na literatura.  A HCQ consegue reduzir a carga viral impedindo a entrada do coronavírus na célula hospedeira. No entanto, esses resultados não garantem a sua utilização devido à necessidade de maiores estudos que comprovam a eficácia clínica e segurança na administração da HCQ em pacientes com COVID-19.
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020-05-08
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BJHR/article/view/9705
10.34119/bjhrv3n3-029
url https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BJHR/article/view/9705
identifier_str_mv 10.34119/bjhrv3n3-029
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BJHR/article/view/9705/8146
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2020 Brazilian Journal of Health Review
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2020 Brazilian Journal of Health Review
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.
publisher.none.fl_str_mv Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.
dc.source.none.fl_str_mv Brazilian Journal of Health Review; Vol. 3 No. 3 (2020); 4255-4273
Brazilian Journal of Health Review; v. 3 n. 3 (2020); 4255-4273
2595-6825
reponame:Brazilian Journal of Health Review
instname:Federação das Indústrias do Estado do Paraná (FIEP)
instacron:BJRH
instname_str Federação das Indústrias do Estado do Paraná (FIEP)
instacron_str BJRH
institution BJRH
reponame_str Brazilian Journal of Health Review
collection Brazilian Journal of Health Review
repository.name.fl_str_mv Brazilian Journal of Health Review - Federação das Indústrias do Estado do Paraná (FIEP)
repository.mail.fl_str_mv || brazilianjhr@gmail.com
_version_ 1797240051347750912