O atendimento médico de pacientes surdas: uma revisão integrativa

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Leal, Ana Clara
Data de Publicação: 2024
Outros Autores: Braga, Barbara Antunes, Gomes, Isabela Samara, Borges, Jéssica Antonieta Reis, Rodrigues, Rogério Pacheco
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Brazilian Journal of Health Review
Texto Completo: https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BJHR/article/view/66361
Resumo: A Lei Federal nº 10.436/2002 reconhece a Língua Brasileira de Sinais (Libras) como a primeira língua dos surdos e estabelece que eles têm direito a serem atendidos por profissionais capacitados em Libras. Estudos revelam que os surdos enfrentam dificuldades no atendimento médico, como medo, desconfiança e frustração, devido à falta de preparo dos profissionais de saúde para cuidar de pacientes surdos. A falta de conhecimento e habilidades em Libras por parte dos médicos compromete a qualidade do atendimento. Dessa forma, o objetivo da pesquisa é realizar uma revisão integrativa de literatura sobre a relação entre médicos e pacientes surdas do sexo feminino. A revisão integrativa de literatura de abordagem qualitativa, foi realizada nos bancos de dados, da Biblioteca Virtual em Saúde (BVS), Scientific Eletronic Library Online (SciELO) e Portal de Periódico da CAPES. Foram analisados seis artigos. Os resultados evidenciaram que a principal barreiras na assistência médica durante o ciclo gravídico-puerperal de mulheres surdas, é a falta de acessibilidade e comunicação. Este estudo ressalta a urgência de transformar a forma como os profissionais de saúde interagem com pacientes surdos. A comunicação eficaz, o respeito aos direitos e a compreensão das barreiras enfrentadas por essa comunidade são fundamentais para garantir um atendimento inclusivo e de alta qualidade.
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