Síndrome de Asperger: a importância de conhecer suas particularidades e realizar o diagnóstico precoce / Asperger's Syndrome: the importance of knowing its particularities and making an early diagnosis

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Khaoule, Isadora Campos
Data de Publicação: 2022
Outros Autores: Caetano, Fernanda Alves, Batista, João Matheus Girardi de Matos, Campos, Júlia Xavier, Pessôa, Gabriela Rodrigues, Brasileiro, Linda Sant Anna, Vaz, Virgínia Braz da Silva
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Brazilian Journal of Health Review
Texto Completo: https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BJHR/article/view/42539
Resumo: A Síndrome de Asperger (SA) é considerada um transtorno ocasionado por uma desordem neurobiológica de origem ainda desconhecida, sendo um subtipo brando do Transtorno do Espectro Autista. O paciente portador de SA possui características específicas que são determinantes para o diagnóstico, este, geralmente ocorre na primeira infância, e, realizado de forma precoce,  auxilia o tratamento que deve perdurar durante toda a vida, haja vista que a síndrome não tem cura. No que concerne ao tratamento, percebe-se benefícios na atuação multiprofissional que almeja fomentar o desenvolvimento social, a comunicação verbal e não verbal, o estabelecimento de autonomia e educação do paciente, e sua capacidade física e emocional.  Assim, essa condição foi analisada neste trabalho através de uma Revisão Integrativa da Literatura (RIL) baseada em uma pesquisa nas bases de dados das plataformas virtuais Biblioteca Virtual em Saúde (BVS), Medical Literature Analysis and Retrieval System Online (MEDLINE) via Pubmed e Google Acadêmico. Em seguida à leitura completa dos artigos selecionados, após aplicação dos critérios de inclusão e exclusão, concluiu-se que a SA afeta significativamente a qualidade de vida do portador e de seus familiares. Por isso, constatou-se que a mesma deve ser diagnosticada precocemente e que o tratamento de forma correta auxilia em um prognóstico positivo a longo prazo para o desenvolvimento do indivíduo portador. 
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