O conhecimento teórico sobre IST é suficiente para refletir as ações dos jovens e adolescentes?/ Is theoretical knowledge about IST enough to reflect the actions of young people and adolescents?
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Data de Publicação: | 2022 |
Outros Autores: | , , , , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Brazilian Journal of Health Review |
Texto Completo: | https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BJHR/article/view/46757 |
Resumo: | Introdução: A grande maioria dos adolescentes inicia sua vida sexual cada vez mais cedo, porém a responsabilidade social não necessariamente acompanha este processo. Apesar de os adolescentes terem acesso a diversas informações sobre sexo e ISTs, principalmente mediante o uso da tecnologia atual, muitas vezes, não utilizam esse conhecimento adequadamente em sua prática sexual. Objetivo: Revisar produções científicas sobre o conhecimento dos adolescentes acerca da educação sexual no geral, bem como das ISTs específicas e contracepção, além de investigar sobre como este conhecimento é colocado em prática por eles. Método: Este estudo é uma revisão de literatura acerca do conhecimento teórico dos jovens sobre ISTs, publicados nos anos de 2003 a 2020. A busca foi conduzida nas bases de dados Scielo, Pubmed e Google Acadêmico a partir da combinação dos descritores ‘’Doença sexualmente transmissível’’, ‘’conhecimento’’ e ‘’adolescentes’’. Resultado: Das 78 publicações identificadas, foram selecionados 16 artigos para serem analisados. Conclusão: Tanto as doenças que os jovens se consideram bem informados (HIV e Sífilis), como aquelas em que eles consideram que possuem pouco conhecimento (HPV), têm a sua incidência aumentada nessa faixa etária. Maiores estudos são necessários para entender quais as falhas presentes na educação e a interferência do ambiente na aplicação do conhecimento na prática sexual. |
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