Vivenciando a coleta e tratamento de dados em pesquisa: uma prática apoiada por projeto de extensão / Experiencing the collection and treatment of data in research: a practice supported by extension project
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Data de Publicação: | 2019 |
Outros Autores: | , , , , , , , , , , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Brazilian Journal of Health Review |
Texto Completo: | https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BJHR/article/view/2319 |
Resumo: | Introdução: As atividades de extensão universitária consistem em uma estratégia que possibilita a articulação entre a universidade e a comunidade. Dessa forma, as atividades realizadas nos projetos de extensão permitem aos acadêmicos a aproximação e a construção de um olhar ampliado da visão social das realidades vivenciadas em prática. Objetivo: Descrever a vivência dos acadêmicos na prática de um projeto de pesquisa, em relação à aplicação de formulários a enfermeiros diante a forma como os profissionais se envolvem com pesquisa e sua prática cotidiana e assim dificuldades de aplicação do processo de enfermagem. Metodologia: Trata-se de um relato de experiência de extensão no projeto de pesquisa “O desenvolvimento da sistematização da assistência de enfermagem nos serviços de saúde da rede de saúde no município de Campo Grande” vinculado ao curso de Enfermagem do Instituto Integrado de Saúde (INISA). A Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS), está sendo desenvolvido no período de julho de 2017 julho de 2019. A equipe de trabalho foi composta por enfermeiros dos hospitais, docentes e acadêmicos de enfermagem do curso de enfermagem do INISA/UFMS. Resultados: Foram aplicados 150 formulários entre dois hospitais de Campo Grande durante os meses de dezembro/2017 a fevereiro/2018. Percebeu-se que alguns enfermeiros participantes da pesquisa atribuem importância a realização da SAE/PE, pois acreditam que ela melhora a qualidade da assistência apresentando disponibilidade para responder o instrumento de coleta de dados, e também que os profissionais do período diurno se mostraram mais colaborativos. Em relação aos aspectos negativos a sobrecarga de trabalho, a falta de proximidade com a pesquisa e a fragilidade de conhecimento por parte dos profissionais com a SAE/PE implicaram em barreiras na disposição para o preenchimento. Considerações Finais: A participação dos acadêmicos no projeto possibilitou por meio da extensão, aproximação destes com as atividades de pesquisa. Permitindo vivenciar experiências de integração ensino serviço sem a formalidade das disciplinas curriculares, aproximando-os dos enfermeiros e integrando-os à realidade da prática profissional. |
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