Sistema de triagem de Manchester: caracterização dos atendimentos por meio dos discriminadores

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Macedo, Marco Antônio Durães
Data de Publicação: 2023
Outros Autores: Piacezzi, Luiz Humberto Vieri, Lopes, Maria Carolina Barbosa Teixeira, de Jesus, Ana Paula Santos, Vancini-Campanharo, Cássia Regina, Okuno, Meiry Fernanda Pinto, Batista, Ruth Ester Assayag
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Brazilian Journal of Health Review
Texto Completo: https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BJHR/article/view/56287
Resumo: Objetivo: Caracterizar os atendimentos em um serviço de emergência, por meio dos discriminadores do Sistema de Triagem de Manchester, e associar os principais discriminadores com as categorias de risco. Método: Estudo transversal, com 3.213 adultos atendidos no serviço de emergência no ano de 2015. As variáveis: idade sexo cor da pele escolaridade discriminador e categoria da Classificação de Risco, avaliados por meio do Sistema de Triagem de Manchester foram coletadas de prontuários e analisadas estatisticamente, pelo teste da razão de verossimilhança. Resultados: A média de idade foi 48,2±18,7 anos, predomínio de mulheres (52,3%), pardas (94,4%), classificadas na categoria amarela (33,9%), com dor moderada (21,9%) seguida de dor leve recente (14,4%). Pacientes classificados nas categorias vermelha e laranja apresentaram maior percentual de dor intensa e aqueles da categoria amarela maior percentual de dor moderada. Pacientes das categorias verde e azul apresentaram maior percentual de evento recente quando comparados aos classificados em outras categorias (p<0,0001). Conclusão: Os discriminadores mais prevalentes neste estudo foram relacionados a queixa de dor, que pode, muitas vezes, relacionar-se a gravidade. Este estudo fornece informações que podem nortear a tomada de decisão do enfermeiro no estabelecimento de prioridades clínicas e subsidiar a implantação de estratégias que organizem o fluxo de atendimento no serviço de emergência.
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