Programa saúde na escola: novas perspectivas e ações programáticas na atenção básica à saúde de escolares / Health at school program: new perspectives and programmatic actions in basic care to school health

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Rockembach, Juliana Amaral
Data de Publicação: 2021
Outros Autores: Antunes, Francielle Bendlin, Borlina, Cristiane Pouey Vidal
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Brazilian Journal of Health Review
Texto Completo: https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BJHR/article/view/32446
Resumo: O Programa Saúde na Escola (PSE), instituído no Brasil em 2007, busca fortalecer as experiências desenvolvidas no ambiente escolar e promover a articulação das ações vinculadas ao Sistema Único de Saúde (SUS) com a rede pública de ensino. O trabalho teve como objetivo desenvolver ações educativas e avaliações clínicas de estudantes matriculados em uma escola estadual de ensino fundamental, situada no Município de Pelotas/RS, no período de setembro a dezembro de 2014. Participaram das intervenções 127 escolares das faixas etárias entre 06 e 19 anos. Dentre as ações realizadas ocorreram: avaliação da acuidade visual e odontológica; aferição da pressão arterial; explicações sobre alimentação saudável e prevenção de acidentes; orientação sobre sexualidade; higiene; dentre outras. Obteve-se impactante resultado relacionado às atividades de prevenção de infecções sexualmente transmissíveis (IST), gravidez na adolescência, danos causados pelo uso de álcool, drogas e tabagismo. Porém, ocorreu menor adesão pela atividade de avaliação da saúde bucal. Para a realização do trabalho foi utilizado o PSE que através de estratégias e ações contempla quatro eixos: organização e gestão focada na estrutura; processo de trabalho e equipe; monitoramento por meio de instrumentos e registros para avaliar o desenvolvimento da intervenção; engajamento público onde há o fortalecimento do vínculo entre comunidade e ESF e por último, não menos importante, a qualificação clínica para profissionais da saúde e educação, visando o fortalecimento da assistência ofertada.
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