A língua brasileira de sinais na grade curricular dos cursos de odontologia no Brasil: revisão narrativa da literatura: Brazilian sign language in dentistry courses: literature review

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: dos Santos, Rafaela Santos
Data de Publicação: 2022
Outros Autores: Corrêa, Vania Castro, dos Santos, Rita Correa, Corrêa, Davi Lavareda, Corrêa, Sue Ann Castro Lavareda, Pedreira, Erick Nelo
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Brazilian Journal of Health Review
DOI: 10.34119/bjhrv5n6-101
Texto Completo: https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BJHR/article/view/54598
Resumo: Este artigo objetivou investigar a presença da disciplina de Língua Brasileira de Sinais (LIBRAS) na grade curricular de cursos de Odontologia no Brasil. Artigos foram procurados nas bases de dados SciELO, LILACS, PubMed, BVS, e Google Acadêmico considerando os descritores DeCS/MeSH. A maior quantidade de artigos publicados é oriunda das regiões Nordeste e Sudeste. Embora a legislação vigente declare a libras como língua oficial da comunidade surda e demanda sua utilização em serviços públicos de saúde, a falta de conhecimento desta língua pelos profissionais de saúde ainda é um problema. Observou-se que um maior número de instituições de ensino superior privadas disponibiliza a libras como disciplina curricular em comparação àquelas públicas. A disciplina de libras nos cursos de Odontologia é majoritariamente optativa e com carga horária entre 20 à 80 horas. Apesar de compreenderem a importância da LIBRAS, a maioria dos dentistas ainda não a dominam.
id BJRH-0_5156df09cfebb9f76a0f1cfb9182a6ad
oai_identifier_str oai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/54598
network_acronym_str BJRH-0
network_name_str Brazilian Journal of Health Review
spelling A língua brasileira de sinais na grade curricular dos cursos de odontologia no Brasil: revisão narrativa da literatura: Brazilian sign language in dentistry courses: literature reviewlínguas de sinaissurdezodontologiaEste artigo objetivou investigar a presença da disciplina de Língua Brasileira de Sinais (LIBRAS) na grade curricular de cursos de Odontologia no Brasil. Artigos foram procurados nas bases de dados SciELO, LILACS, PubMed, BVS, e Google Acadêmico considerando os descritores DeCS/MeSH. A maior quantidade de artigos publicados é oriunda das regiões Nordeste e Sudeste. Embora a legislação vigente declare a libras como língua oficial da comunidade surda e demanda sua utilização em serviços públicos de saúde, a falta de conhecimento desta língua pelos profissionais de saúde ainda é um problema. Observou-se que um maior número de instituições de ensino superior privadas disponibiliza a libras como disciplina curricular em comparação àquelas públicas. A disciplina de libras nos cursos de Odontologia é majoritariamente optativa e com carga horária entre 20 à 80 horas. Apesar de compreenderem a importância da LIBRAS, a maioria dos dentistas ainda não a dominam.Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.2022-11-24info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BJHR/article/view/5459810.34119/bjhrv5n6-101Brazilian Journal of Health Review; Vol. 5 No. 6 (2022); 23076-23085Brazilian Journal of Health Review; v. 5 n. 6 (2022); 23076-230852595-6825reponame:Brazilian Journal of Health Reviewinstname:Federação das Indústrias do Estado do Paraná (FIEP)instacron:BJRHporhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BJHR/article/view/54598/40356Copyright (c) 2022 Brazilian Journal of Health Reviewinfo:eu-repo/semantics/openAccessdos Santos, Rafaela SantosCorrêa, Vania Castrodos Santos, Rita CorreaCorrêa, Davi LavaredaCorrêa, Sue Ann Castro LavaredaPedreira, Erick Nelo2022-12-21T14:47:25Zoai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/54598Revistahttp://www.brazilianjournals.com/index.php/BJHR/indexPRIhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BJHR/oai|| brazilianjhr@gmail.com2595-68252595-6825opendoar:2022-12-21T14:47:25Brazilian Journal of Health Review - Federação das Indústrias do Estado do Paraná (FIEP)false
dc.title.none.fl_str_mv A língua brasileira de sinais na grade curricular dos cursos de odontologia no Brasil: revisão narrativa da literatura: Brazilian sign language in dentistry courses: literature review
title A língua brasileira de sinais na grade curricular dos cursos de odontologia no Brasil: revisão narrativa da literatura: Brazilian sign language in dentistry courses: literature review
spellingShingle A língua brasileira de sinais na grade curricular dos cursos de odontologia no Brasil: revisão narrativa da literatura: Brazilian sign language in dentistry courses: literature review
A língua brasileira de sinais na grade curricular dos cursos de odontologia no Brasil: revisão narrativa da literatura: Brazilian sign language in dentistry courses: literature review
dos Santos, Rafaela Santos
línguas de sinais
surdez
odontologia
dos Santos, Rafaela Santos
línguas de sinais
surdez
odontologia
title_short A língua brasileira de sinais na grade curricular dos cursos de odontologia no Brasil: revisão narrativa da literatura: Brazilian sign language in dentistry courses: literature review
title_full A língua brasileira de sinais na grade curricular dos cursos de odontologia no Brasil: revisão narrativa da literatura: Brazilian sign language in dentistry courses: literature review
title_fullStr A língua brasileira de sinais na grade curricular dos cursos de odontologia no Brasil: revisão narrativa da literatura: Brazilian sign language in dentistry courses: literature review
A língua brasileira de sinais na grade curricular dos cursos de odontologia no Brasil: revisão narrativa da literatura: Brazilian sign language in dentistry courses: literature review
title_full_unstemmed A língua brasileira de sinais na grade curricular dos cursos de odontologia no Brasil: revisão narrativa da literatura: Brazilian sign language in dentistry courses: literature review
A língua brasileira de sinais na grade curricular dos cursos de odontologia no Brasil: revisão narrativa da literatura: Brazilian sign language in dentistry courses: literature review
title_sort A língua brasileira de sinais na grade curricular dos cursos de odontologia no Brasil: revisão narrativa da literatura: Brazilian sign language in dentistry courses: literature review
author dos Santos, Rafaela Santos
author_facet dos Santos, Rafaela Santos
dos Santos, Rafaela Santos
Corrêa, Vania Castro
dos Santos, Rita Correa
Corrêa, Davi Lavareda
Corrêa, Sue Ann Castro Lavareda
Pedreira, Erick Nelo
Corrêa, Vania Castro
dos Santos, Rita Correa
Corrêa, Davi Lavareda
Corrêa, Sue Ann Castro Lavareda
Pedreira, Erick Nelo
author_role author
author2 Corrêa, Vania Castro
dos Santos, Rita Correa
Corrêa, Davi Lavareda
Corrêa, Sue Ann Castro Lavareda
Pedreira, Erick Nelo
author2_role author
author
author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv dos Santos, Rafaela Santos
Corrêa, Vania Castro
dos Santos, Rita Correa
Corrêa, Davi Lavareda
Corrêa, Sue Ann Castro Lavareda
Pedreira, Erick Nelo
dc.subject.por.fl_str_mv línguas de sinais
surdez
odontologia
topic línguas de sinais
surdez
odontologia
description Este artigo objetivou investigar a presença da disciplina de Língua Brasileira de Sinais (LIBRAS) na grade curricular de cursos de Odontologia no Brasil. Artigos foram procurados nas bases de dados SciELO, LILACS, PubMed, BVS, e Google Acadêmico considerando os descritores DeCS/MeSH. A maior quantidade de artigos publicados é oriunda das regiões Nordeste e Sudeste. Embora a legislação vigente declare a libras como língua oficial da comunidade surda e demanda sua utilização em serviços públicos de saúde, a falta de conhecimento desta língua pelos profissionais de saúde ainda é um problema. Observou-se que um maior número de instituições de ensino superior privadas disponibiliza a libras como disciplina curricular em comparação àquelas públicas. A disciplina de libras nos cursos de Odontologia é majoritariamente optativa e com carga horária entre 20 à 80 horas. Apesar de compreenderem a importância da LIBRAS, a maioria dos dentistas ainda não a dominam.
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022-11-24
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BJHR/article/view/54598
10.34119/bjhrv5n6-101
url https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BJHR/article/view/54598
identifier_str_mv 10.34119/bjhrv5n6-101
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BJHR/article/view/54598/40356
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2022 Brazilian Journal of Health Review
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2022 Brazilian Journal of Health Review
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.
publisher.none.fl_str_mv Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.
dc.source.none.fl_str_mv Brazilian Journal of Health Review; Vol. 5 No. 6 (2022); 23076-23085
Brazilian Journal of Health Review; v. 5 n. 6 (2022); 23076-23085
2595-6825
reponame:Brazilian Journal of Health Review
instname:Federação das Indústrias do Estado do Paraná (FIEP)
instacron:BJRH
instname_str Federação das Indústrias do Estado do Paraná (FIEP)
instacron_str BJRH
institution BJRH
reponame_str Brazilian Journal of Health Review
collection Brazilian Journal of Health Review
repository.name.fl_str_mv Brazilian Journal of Health Review - Federação das Indústrias do Estado do Paraná (FIEP)
repository.mail.fl_str_mv || brazilianjhr@gmail.com
_version_ 1822179674053148672
dc.identifier.doi.none.fl_str_mv 10.34119/bjhrv5n6-101