Era uma vez...: narrativa literária em língua de sinais como fator de desenvolvimento

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Kelman, Celeste Azulay
Data de Publicação: 2003
Outros Autores: Branco, Angela Uchôa
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Linhas Críticas (Online)
Texto Completo: https://periodicos.unb.br/index.php/linhascriticas/article/view/3091
Resumo: Este trabalho ressalta a importância da narrativa na organização e interpretação das experiências interpessoais. Dentro de uma perspectiva sociocultural construtivista e utilizando uma epistemologia qualitativa, analisamos os processos comunicativos e metacomunicativos que ocorrem na sala de leitura de uma escola inclusiva para surdos, durante narrativas literárias feitas em língua de sinais. Enfatizamos aspectos que promovem a inclusão dos sujeitos surdos narradores por meio de episódios sumarizados que mostram as interações entre professores e alunos surdos e entre alunos surdos e alunos ouvintes. Fazemos considerações para que a escola e a sala de aula possam aperfeiçoar os processos de inclusão, de forma que os alunos possam participar de estratégias inclusivistas mais conseqüentes.   
id UNB - 28_96d4ffc94cadb946b9afa3b169781c38
oai_identifier_str oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/3091
network_acronym_str UNB - 28
network_name_str Linhas Críticas (Online)
repository_id_str
spelling Era uma vez...: narrativa literária em língua de sinais como fator de desenvolvimentoNarrativas;Surdez;Língua de sinais;Inclusão;Construtivismo socioculturalEste trabalho ressalta a importância da narrativa na organização e interpretação das experiências interpessoais. Dentro de uma perspectiva sociocultural construtivista e utilizando uma epistemologia qualitativa, analisamos os processos comunicativos e metacomunicativos que ocorrem na sala de leitura de uma escola inclusiva para surdos, durante narrativas literárias feitas em língua de sinais. Enfatizamos aspectos que promovem a inclusão dos sujeitos surdos narradores por meio de episódios sumarizados que mostram as interações entre professores e alunos surdos e entre alunos surdos e alunos ouvintes. Fazemos considerações para que a escola e a sala de aula possam aperfeiçoar os processos de inclusão, de forma que os alunos possam participar de estratégias inclusivistas mais conseqüentes.   Faculdade de Educação - Universidade de Brasília2003-07-31info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.unb.br/index.php/linhascriticas/article/view/309110.26512/lc.v9i16.3091Linhas Críticas; Vol. 9 No. 16 (2003): Educação especial; 33-44Linhas Críticas; Vol. 9 Núm. 16 (2003): Educação especial; 33-44Linhas Crí­ticas; v. 9 n. 16 (2003): Educação especial; 33-441981-04311516-489610.26512/lc.v9i16reponame:Linhas Críticas (Online)instname:Universidade de Brasília (UnB)instacron:UnBporhttps://periodicos.unb.br/index.php/linhascriticas/article/view/3091/2778Copyright (c) 2016 Linhas Críticashttps://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessKelman, Celeste AzulayBranco, Angela Uchôa2022-09-09T14:34:45Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/3091Revistahttps://periodicos.unb.br/index.php/linhascriticas/PUBhttps://periodicos.unb.br/index.php/linhascriticas/oairvlinhas@unb.br||1981-04311516-4896opendoar:2022-09-09T14:34:45Linhas Críticas (Online) - Universidade de Brasília (UnB)false
dc.title.none.fl_str_mv Era uma vez...: narrativa literária em língua de sinais como fator de desenvolvimento
title Era uma vez...: narrativa literária em língua de sinais como fator de desenvolvimento
spellingShingle Era uma vez...: narrativa literária em língua de sinais como fator de desenvolvimento
Kelman, Celeste Azulay
Narrativas;
Surdez;
Língua de sinais;
Inclusão;
Construtivismo sociocultural
title_short Era uma vez...: narrativa literária em língua de sinais como fator de desenvolvimento
title_full Era uma vez...: narrativa literária em língua de sinais como fator de desenvolvimento
title_fullStr Era uma vez...: narrativa literária em língua de sinais como fator de desenvolvimento
title_full_unstemmed Era uma vez...: narrativa literária em língua de sinais como fator de desenvolvimento
title_sort Era uma vez...: narrativa literária em língua de sinais como fator de desenvolvimento
author Kelman, Celeste Azulay
author_facet Kelman, Celeste Azulay
Branco, Angela Uchôa
author_role author
author2 Branco, Angela Uchôa
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Kelman, Celeste Azulay
Branco, Angela Uchôa
dc.subject.por.fl_str_mv Narrativas;
Surdez;
Língua de sinais;
Inclusão;
Construtivismo sociocultural
topic Narrativas;
Surdez;
Língua de sinais;
Inclusão;
Construtivismo sociocultural
description Este trabalho ressalta a importância da narrativa na organização e interpretação das experiências interpessoais. Dentro de uma perspectiva sociocultural construtivista e utilizando uma epistemologia qualitativa, analisamos os processos comunicativos e metacomunicativos que ocorrem na sala de leitura de uma escola inclusiva para surdos, durante narrativas literárias feitas em língua de sinais. Enfatizamos aspectos que promovem a inclusão dos sujeitos surdos narradores por meio de episódios sumarizados que mostram as interações entre professores e alunos surdos e entre alunos surdos e alunos ouvintes. Fazemos considerações para que a escola e a sala de aula possam aperfeiçoar os processos de inclusão, de forma que os alunos possam participar de estratégias inclusivistas mais conseqüentes.   
publishDate 2003
dc.date.none.fl_str_mv 2003-07-31
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.unb.br/index.php/linhascriticas/article/view/3091
10.26512/lc.v9i16.3091
url https://periodicos.unb.br/index.php/linhascriticas/article/view/3091
identifier_str_mv 10.26512/lc.v9i16.3091
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.unb.br/index.php/linhascriticas/article/view/3091/2778
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2016 Linhas Críticas
https://creativecommons.org/licenses/by/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2016 Linhas Críticas
https://creativecommons.org/licenses/by/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Faculdade de Educação - Universidade de Brasília
publisher.none.fl_str_mv Faculdade de Educação - Universidade de Brasília
dc.source.none.fl_str_mv Linhas Críticas; Vol. 9 No. 16 (2003): Educação especial; 33-44
Linhas Críticas; Vol. 9 Núm. 16 (2003): Educação especial; 33-44
Linhas Crí­ticas; v. 9 n. 16 (2003): Educação especial; 33-44
1981-0431
1516-4896
10.26512/lc.v9i16
reponame:Linhas Críticas (Online)
instname:Universidade de Brasília (UnB)
instacron:UnB
instname_str Universidade de Brasília (UnB)
instacron_str UnB
institution UnB
reponame_str Linhas Críticas (Online)
collection Linhas Críticas (Online)
repository.name.fl_str_mv Linhas Críticas (Online) - Universidade de Brasília (UnB)
repository.mail.fl_str_mv rvlinhas@unb.br||
_version_ 1797053649960042496