O impacto da Educação em Saúde na comunidade: Relato de experiência de acadêmicos de Medicina acerca de Atividades Educativas realizadas em território de estudo / The impact of Health Education in the community: Medical students' experience report on Educational Activities carried out in study territory
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Data de Publicação: | 2020 |
Outros Autores: | , , , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Brazilian Journal of Health Review |
Texto Completo: | https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BJHR/article/view/16984 |
Resumo: | Objetivo: Relatar as experiências vivenciadas por acadêmicos de Medicina e demonstrar o impacto da Educação em Saúde a partir de dinâmicas e atividades educativas lúdico- reflexivas nas quais os saberes prévios do povo e suas realidades culturais são valorizados no cuidado individualizado à comunidade na Atenção Primária. Métodos: Trata-se de um estudo qualitativo, descritivo, do tipo relato de experiência, no qual teve como local de atuação Unidade de Saúde da Família (USF) e em uma Escola localizadas no Bairro do Altiplano, situado no município de João Pessoa – PB a partir de atividades educativas realizadas por acadêmicos de Medicina da Faculdade de Ciências Médicas da Paraíba (FCM-PB). Resultados: Os estudantes ficaram responsáveis pela construção de atividades lúdico- educativas a fim de promover educação em saúde na comunidade, com o objetivo de conhecer o indivíduo, suas dúvidas e necessidades considerando o ambiente em que está inserido e seus saberes prévios. Realizaram quatro ações distintas com a finalidade de alcançar cada público alvo a partir do grau de instrução e necessidade vigente. Ao final, o êxito da intervenção foi aferido pela resposta dos alunos, usuários e da Equipe de Saúde da Família (ESF) em cada intervenção proposta, corroborando para a continuidade destas ações educativas. Conclusão: Foi possível constatar o impacto de Atividades Educativas de cunho popular para o desenvolvimento da comunidade em que o educando está inserido, a partir do estímulo ao diálogo e a participação comunitária, possibilitam uma melhor leitura da realidade social, política e econômica Ademais, esse tipo de Educação em Saúde na Atenção Primário propicia a análise de aspectos biopsicossociais do usuário sendo indispensáveis para a formação médica por fomentar a formação de equipes de saúde sensíveis à condição humana em sua plenitude. |
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O impacto da Educação em Saúde na comunidade: Relato de experiência de acadêmicos de Medicina acerca de Atividades Educativas realizadas em território de estudo / The impact of Health Education in the community: Medical students' experience report on Educational Activities carried out in study territoryEducação em saúdeConscientizaçãoDesenvolvimento da Comunidade.Objetivo: Relatar as experiências vivenciadas por acadêmicos de Medicina e demonstrar o impacto da Educação em Saúde a partir de dinâmicas e atividades educativas lúdico- reflexivas nas quais os saberes prévios do povo e suas realidades culturais são valorizados no cuidado individualizado à comunidade na Atenção Primária. Métodos: Trata-se de um estudo qualitativo, descritivo, do tipo relato de experiência, no qual teve como local de atuação Unidade de Saúde da Família (USF) e em uma Escola localizadas no Bairro do Altiplano, situado no município de João Pessoa – PB a partir de atividades educativas realizadas por acadêmicos de Medicina da Faculdade de Ciências Médicas da Paraíba (FCM-PB). Resultados: Os estudantes ficaram responsáveis pela construção de atividades lúdico- educativas a fim de promover educação em saúde na comunidade, com o objetivo de conhecer o indivíduo, suas dúvidas e necessidades considerando o ambiente em que está inserido e seus saberes prévios. Realizaram quatro ações distintas com a finalidade de alcançar cada público alvo a partir do grau de instrução e necessidade vigente. Ao final, o êxito da intervenção foi aferido pela resposta dos alunos, usuários e da Equipe de Saúde da Família (ESF) em cada intervenção proposta, corroborando para a continuidade destas ações educativas. Conclusão: Foi possível constatar o impacto de Atividades Educativas de cunho popular para o desenvolvimento da comunidade em que o educando está inserido, a partir do estímulo ao diálogo e a participação comunitária, possibilitam uma melhor leitura da realidade social, política e econômica Ademais, esse tipo de Educação em Saúde na Atenção Primário propicia a análise de aspectos biopsicossociais do usuário sendo indispensáveis para a formação médica por fomentar a formação de equipes de saúde sensíveis à condição humana em sua plenitude.Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.2020-09-21info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BJHR/article/view/1698410.34119/bjhrv3n5-123Brazilian Journal of Health Review; Vol. 3 No. 5 (2020); 12892-12899Brazilian Journal of Health Review; v. 3 n. 5 (2020); 12892-128992595-6825reponame:Brazilian Journal of Health Reviewinstname:Federação das Indústrias do Estado do Paraná (FIEP)instacron:BJRHporhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BJHR/article/view/16984/13821Copyright (c) 2020 Brazilian Journal of Health Reviewinfo:eu-repo/semantics/openAccessBraga, Lucineide Alves VieiraSilva, Ludmyla Alves daSantos, Maria Yuska Nathielly AlmeidaGuedes, Rafaella BarbosaMesquita, Stephania Kiyoka MineSilva, Tassia Campos de Lima e2020-11-02T15:54:24Zoai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/16984Revistahttp://www.brazilianjournals.com/index.php/BJHR/indexPRIhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BJHR/oai|| brazilianjhr@gmail.com2595-68252595-6825opendoar:2020-11-02T15:54:24Brazilian Journal of Health Review - Federação das Indústrias do Estado do Paraná (FIEP)false |
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