Estilos de aprendizagem segundo postulados de David Kolb: uma experiência no curso de medicina / Learning styles according to David Kolb's postulates: an experience in the medicine course
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2020 |
Outros Autores: | , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Brazilian Journal of Health Review |
Texto Completo: | https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BJHR/article/view/9418 |
Resumo: | A aprendizagem é um processo individual e caracterizar os diferentes modos de aprender dos indivíduos pode potencializar a qualidade da aquisição do conhecimento. Este estudo objetivou avaliar o perfil de aprendizagem dos discentes do curso de Medicina, de uma instituição de ensino superior (IES) em Minas Gerais, e sua variação ao longo do curso no ano de 2019. Trata-se de um estudo transversal com 329 discentes para os quais foi realizada a aplicação do Inventário de Estilos de Aprendizagem (IEA) de David Kolb. Os resultados obtidos mostram que existe uma prevalência do perfil convergente na amostra pesquisada e esses alunos se orientam por uma experimentação ativa, pela formulação de hipóteses e pela aplicação prática de teorias. Conhecendo os fatores que influenciam o perfil de aprendizagem dos alunos do curso de Medicina nessa IES, conclui-se que é possível programar ações que reduzam as dificuldades e melhorem o desempenho dos estudantes. |
id |
BJRH-0_5afb624cebadd380ebc8f42a6f7c0767 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/9418 |
network_acronym_str |
BJRH-0 |
network_name_str |
Brazilian Journal of Health Review |
repository_id_str |
|
spelling |
Estilos de aprendizagem segundo postulados de David Kolb: uma experiência no curso de medicina / Learning styles according to David Kolb's postulates: an experience in the medicine courseAprendizagem. Estudantes. Educação médica. Tem que ser dos DeCSpor isso mudei para esses.A aprendizagem é um processo individual e caracterizar os diferentes modos de aprender dos indivíduos pode potencializar a qualidade da aquisição do conhecimento. Este estudo objetivou avaliar o perfil de aprendizagem dos discentes do curso de Medicina, de uma instituição de ensino superior (IES) em Minas Gerais, e sua variação ao longo do curso no ano de 2019. Trata-se de um estudo transversal com 329 discentes para os quais foi realizada a aplicação do Inventário de Estilos de Aprendizagem (IEA) de David Kolb. Os resultados obtidos mostram que existe uma prevalência do perfil convergente na amostra pesquisada e esses alunos se orientam por uma experimentação ativa, pela formulação de hipóteses e pela aplicação prática de teorias. Conhecendo os fatores que influenciam o perfil de aprendizagem dos alunos do curso de Medicina nessa IES, conclui-se que é possível programar ações que reduzam as dificuldades e melhorem o desempenho dos estudantes.Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.2020-04-30info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BJHR/article/view/941810.34119/bjhrv3n2-209Brazilian Journal of Health Review; Vol. 3 No. 2 (2020); 3858-3874Brazilian Journal of Health Review; v. 3 n. 2 (2020); 3858-38742595-6825reponame:Brazilian Journal of Health Reviewinstname:Federação das Indústrias do Estado do Paraná (FIEP)instacron:BJRHporhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BJHR/article/view/9418/7942Copyright (c) 2020 Brazilian Journal of Health Reviewinfo:eu-repo/semantics/openAccessAndrade, Vivian TeixeiraScarpellino, Maria MoreiraRabelo, Maura Regina GuimarãesAraújo, Bethânia Cristhine de2020-05-01T15:27:07Zoai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/9418Revistahttp://www.brazilianjournals.com/index.php/BJHR/indexPRIhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BJHR/oai|| brazilianjhr@gmail.com2595-68252595-6825opendoar:2020-05-01T15:27:07Brazilian Journal of Health Review - Federação das Indústrias do Estado do Paraná (FIEP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Estilos de aprendizagem segundo postulados de David Kolb: uma experiência no curso de medicina / Learning styles according to David Kolb's postulates: an experience in the medicine course |
title |
Estilos de aprendizagem segundo postulados de David Kolb: uma experiência no curso de medicina / Learning styles according to David Kolb's postulates: an experience in the medicine course |
spellingShingle |
Estilos de aprendizagem segundo postulados de David Kolb: uma experiência no curso de medicina / Learning styles according to David Kolb's postulates: an experience in the medicine course Andrade, Vivian Teixeira Aprendizagem. Estudantes. Educação médica. Tem que ser dos DeCS por isso mudei para esses. |
title_short |
Estilos de aprendizagem segundo postulados de David Kolb: uma experiência no curso de medicina / Learning styles according to David Kolb's postulates: an experience in the medicine course |
title_full |
Estilos de aprendizagem segundo postulados de David Kolb: uma experiência no curso de medicina / Learning styles according to David Kolb's postulates: an experience in the medicine course |
title_fullStr |
Estilos de aprendizagem segundo postulados de David Kolb: uma experiência no curso de medicina / Learning styles according to David Kolb's postulates: an experience in the medicine course |
title_full_unstemmed |
Estilos de aprendizagem segundo postulados de David Kolb: uma experiência no curso de medicina / Learning styles according to David Kolb's postulates: an experience in the medicine course |
title_sort |
Estilos de aprendizagem segundo postulados de David Kolb: uma experiência no curso de medicina / Learning styles according to David Kolb's postulates: an experience in the medicine course |
author |
Andrade, Vivian Teixeira |
author_facet |
Andrade, Vivian Teixeira Scarpellino, Maria Moreira Rabelo, Maura Regina Guimarães Araújo, Bethânia Cristhine de |
author_role |
author |
author2 |
Scarpellino, Maria Moreira Rabelo, Maura Regina Guimarães Araújo, Bethânia Cristhine de |
author2_role |
author author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Andrade, Vivian Teixeira Scarpellino, Maria Moreira Rabelo, Maura Regina Guimarães Araújo, Bethânia Cristhine de |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Aprendizagem. Estudantes. Educação médica. Tem que ser dos DeCS por isso mudei para esses. |
topic |
Aprendizagem. Estudantes. Educação médica. Tem que ser dos DeCS por isso mudei para esses. |
description |
A aprendizagem é um processo individual e caracterizar os diferentes modos de aprender dos indivíduos pode potencializar a qualidade da aquisição do conhecimento. Este estudo objetivou avaliar o perfil de aprendizagem dos discentes do curso de Medicina, de uma instituição de ensino superior (IES) em Minas Gerais, e sua variação ao longo do curso no ano de 2019. Trata-se de um estudo transversal com 329 discentes para os quais foi realizada a aplicação do Inventário de Estilos de Aprendizagem (IEA) de David Kolb. Os resultados obtidos mostram que existe uma prevalência do perfil convergente na amostra pesquisada e esses alunos se orientam por uma experimentação ativa, pela formulação de hipóteses e pela aplicação prática de teorias. Conhecendo os fatores que influenciam o perfil de aprendizagem dos alunos do curso de Medicina nessa IES, conclui-se que é possível programar ações que reduzam as dificuldades e melhorem o desempenho dos estudantes. |
publishDate |
2020 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2020-04-30 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BJHR/article/view/9418 10.34119/bjhrv3n2-209 |
url |
https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BJHR/article/view/9418 |
identifier_str_mv |
10.34119/bjhrv3n2-209 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BJHR/article/view/9418/7942 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2020 Brazilian Journal of Health Review info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2020 Brazilian Journal of Health Review |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda. |
publisher.none.fl_str_mv |
Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda. |
dc.source.none.fl_str_mv |
Brazilian Journal of Health Review; Vol. 3 No. 2 (2020); 3858-3874 Brazilian Journal of Health Review; v. 3 n. 2 (2020); 3858-3874 2595-6825 reponame:Brazilian Journal of Health Review instname:Federação das Indústrias do Estado do Paraná (FIEP) instacron:BJRH |
instname_str |
Federação das Indústrias do Estado do Paraná (FIEP) |
instacron_str |
BJRH |
institution |
BJRH |
reponame_str |
Brazilian Journal of Health Review |
collection |
Brazilian Journal of Health Review |
repository.name.fl_str_mv |
Brazilian Journal of Health Review - Federação das Indústrias do Estado do Paraná (FIEP) |
repository.mail.fl_str_mv |
|| brazilianjhr@gmail.com |
_version_ |
1797240051279593472 |