Estilos de aprendizagem segundo postulados de David Kolb: uma experiência no curso de medicina / Learning styles according to David Kolb's postulates: an experience in the medicine course

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Andrade, Vivian Teixeira
Data de Publicação: 2020
Outros Autores: Scarpellino, Maria Moreira, Rabelo, Maura Regina Guimarães, Araújo, Bethânia Cristhine de
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Brazilian Journal of Health Review
Texto Completo: https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BJHR/article/view/9418
Resumo: A aprendizagem é um processo individual e caracterizar os diferentes modos de aprender dos indivíduos pode potencializar a qualidade da aquisição do conhecimento. Este estudo objetivou avaliar o perfil de aprendizagem dos discentes do curso de Medicina, de uma instituição de ensino superior (IES) em Minas Gerais, e sua variação ao longo do curso no ano de 2019. Trata-se de um estudo transversal com 329 discentes para os quais foi realizada a aplicação do Inventário de Estilos de Aprendizagem (IEA) de David Kolb. Os resultados obtidos mostram que existe uma prevalência do perfil convergente na amostra pesquisada e esses alunos se orientam por uma experimentação ativa, pela formulação de hipóteses e pela aplicação prática de teorias. Conhecendo os fatores que influenciam o perfil de aprendizagem dos alunos do curso de Medicina nessa IES, conclui-se que é possível programar ações que reduzam as dificuldades e melhorem o desempenho dos estudantes.
id BJRH-0_5afb624cebadd380ebc8f42a6f7c0767
oai_identifier_str oai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/9418
network_acronym_str BJRH-0
network_name_str Brazilian Journal of Health Review
repository_id_str
spelling Estilos de aprendizagem segundo postulados de David Kolb: uma experiência no curso de medicina / Learning styles according to David Kolb's postulates: an experience in the medicine courseAprendizagem. Estudantes. Educação médica. Tem que ser dos DeCSpor isso mudei para esses.A aprendizagem é um processo individual e caracterizar os diferentes modos de aprender dos indivíduos pode potencializar a qualidade da aquisição do conhecimento. Este estudo objetivou avaliar o perfil de aprendizagem dos discentes do curso de Medicina, de uma instituição de ensino superior (IES) em Minas Gerais, e sua variação ao longo do curso no ano de 2019. Trata-se de um estudo transversal com 329 discentes para os quais foi realizada a aplicação do Inventário de Estilos de Aprendizagem (IEA) de David Kolb. Os resultados obtidos mostram que existe uma prevalência do perfil convergente na amostra pesquisada e esses alunos se orientam por uma experimentação ativa, pela formulação de hipóteses e pela aplicação prática de teorias. Conhecendo os fatores que influenciam o perfil de aprendizagem dos alunos do curso de Medicina nessa IES, conclui-se que é possível programar ações que reduzam as dificuldades e melhorem o desempenho dos estudantes.Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.2020-04-30info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BJHR/article/view/941810.34119/bjhrv3n2-209Brazilian Journal of Health Review; Vol. 3 No. 2 (2020); 3858-3874Brazilian Journal of Health Review; v. 3 n. 2 (2020); 3858-38742595-6825reponame:Brazilian Journal of Health Reviewinstname:Federação das Indústrias do Estado do Paraná (FIEP)instacron:BJRHporhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BJHR/article/view/9418/7942Copyright (c) 2020 Brazilian Journal of Health Reviewinfo:eu-repo/semantics/openAccessAndrade, Vivian TeixeiraScarpellino, Maria MoreiraRabelo, Maura Regina GuimarãesAraújo, Bethânia Cristhine de2020-05-01T15:27:07Zoai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/9418Revistahttp://www.brazilianjournals.com/index.php/BJHR/indexPRIhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BJHR/oai|| brazilianjhr@gmail.com2595-68252595-6825opendoar:2020-05-01T15:27:07Brazilian Journal of Health Review - Federação das Indústrias do Estado do Paraná (FIEP)false
dc.title.none.fl_str_mv Estilos de aprendizagem segundo postulados de David Kolb: uma experiência no curso de medicina / Learning styles according to David Kolb's postulates: an experience in the medicine course
title Estilos de aprendizagem segundo postulados de David Kolb: uma experiência no curso de medicina / Learning styles according to David Kolb's postulates: an experience in the medicine course
spellingShingle Estilos de aprendizagem segundo postulados de David Kolb: uma experiência no curso de medicina / Learning styles according to David Kolb's postulates: an experience in the medicine course
Andrade, Vivian Teixeira
Aprendizagem. Estudantes. Educação médica. Tem que ser dos DeCS
por isso mudei para esses.
title_short Estilos de aprendizagem segundo postulados de David Kolb: uma experiência no curso de medicina / Learning styles according to David Kolb's postulates: an experience in the medicine course
title_full Estilos de aprendizagem segundo postulados de David Kolb: uma experiência no curso de medicina / Learning styles according to David Kolb's postulates: an experience in the medicine course
title_fullStr Estilos de aprendizagem segundo postulados de David Kolb: uma experiência no curso de medicina / Learning styles according to David Kolb's postulates: an experience in the medicine course
title_full_unstemmed Estilos de aprendizagem segundo postulados de David Kolb: uma experiência no curso de medicina / Learning styles according to David Kolb's postulates: an experience in the medicine course
title_sort Estilos de aprendizagem segundo postulados de David Kolb: uma experiência no curso de medicina / Learning styles according to David Kolb's postulates: an experience in the medicine course
author Andrade, Vivian Teixeira
author_facet Andrade, Vivian Teixeira
Scarpellino, Maria Moreira
Rabelo, Maura Regina Guimarães
Araújo, Bethânia Cristhine de
author_role author
author2 Scarpellino, Maria Moreira
Rabelo, Maura Regina Guimarães
Araújo, Bethânia Cristhine de
author2_role author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Andrade, Vivian Teixeira
Scarpellino, Maria Moreira
Rabelo, Maura Regina Guimarães
Araújo, Bethânia Cristhine de
dc.subject.por.fl_str_mv Aprendizagem. Estudantes. Educação médica. Tem que ser dos DeCS
por isso mudei para esses.
topic Aprendizagem. Estudantes. Educação médica. Tem que ser dos DeCS
por isso mudei para esses.
description A aprendizagem é um processo individual e caracterizar os diferentes modos de aprender dos indivíduos pode potencializar a qualidade da aquisição do conhecimento. Este estudo objetivou avaliar o perfil de aprendizagem dos discentes do curso de Medicina, de uma instituição de ensino superior (IES) em Minas Gerais, e sua variação ao longo do curso no ano de 2019. Trata-se de um estudo transversal com 329 discentes para os quais foi realizada a aplicação do Inventário de Estilos de Aprendizagem (IEA) de David Kolb. Os resultados obtidos mostram que existe uma prevalência do perfil convergente na amostra pesquisada e esses alunos se orientam por uma experimentação ativa, pela formulação de hipóteses e pela aplicação prática de teorias. Conhecendo os fatores que influenciam o perfil de aprendizagem dos alunos do curso de Medicina nessa IES, conclui-se que é possível programar ações que reduzam as dificuldades e melhorem o desempenho dos estudantes.
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020-04-30
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BJHR/article/view/9418
10.34119/bjhrv3n2-209
url https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BJHR/article/view/9418
identifier_str_mv 10.34119/bjhrv3n2-209
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BJHR/article/view/9418/7942
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2020 Brazilian Journal of Health Review
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2020 Brazilian Journal of Health Review
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.
publisher.none.fl_str_mv Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.
dc.source.none.fl_str_mv Brazilian Journal of Health Review; Vol. 3 No. 2 (2020); 3858-3874
Brazilian Journal of Health Review; v. 3 n. 2 (2020); 3858-3874
2595-6825
reponame:Brazilian Journal of Health Review
instname:Federação das Indústrias do Estado do Paraná (FIEP)
instacron:BJRH
instname_str Federação das Indústrias do Estado do Paraná (FIEP)
instacron_str BJRH
institution BJRH
reponame_str Brazilian Journal of Health Review
collection Brazilian Journal of Health Review
repository.name.fl_str_mv Brazilian Journal of Health Review - Federação das Indústrias do Estado do Paraná (FIEP)
repository.mail.fl_str_mv || brazilianjhr@gmail.com
_version_ 1797240051279593472