Novo cenário da pós-graduação no Brasil diante da Pandemia por SARS-CoV-2/ New scenario in post-graduation in Brazil towards SARS-CoV-2 Pandemia
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2020 |
Outros Autores: | , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Brazilian Journal of Health Review |
Texto Completo: | https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BJHR/article/view/22092 |
Resumo: | A área da Educação foi um dos primeiros setores a modificar suas atividades com a finalidade de preservação da saúde dos indivíduos e redução na propagação do vírus SARS-CoV-2, causador da COVID-19. Professores, alunos e gestores de instituições de ensino em diversos níveis, inclusive na pós-graduação precisaram se adaptar a um novo formato, com o qual tinham pouca ou nenhuma experiência prévia. Em tempos de pandemia, o ensino à distância com o uso da tecnologia, representou uma valiosa ferramenta para a continuidade no processo de ensino-aprendizagem. O presente trabalho fez um levantamento na literatura sobre o impacto da pandemia por SARS-CoV-2 nas atividades da pós-graduação, considerando a importância dos indivíduos neste processo, refletindo assim sobre as condições de saúde dos alunos, baseando-se na definição estabelecida pela Organização Mundial da Saúde em que considera o bem estar físico, social e mental. Através dos achados é notório que ainda permanece o desafio da estruturação e planejamento de atividades, não só introduzindo ferramentas tecnológicas, mas sim repensando o processo educacional em sua plenitude com a valorização dos indivíduos. |
id |
BJRH-0_5e779214c779c3eee6b38e98f963c575 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/22092 |
network_acronym_str |
BJRH-0 |
network_name_str |
Brazilian Journal of Health Review |
repository_id_str |
|
spelling |
Novo cenário da pós-graduação no Brasil diante da Pandemia por SARS-CoV-2/ New scenario in post-graduation in Brazil towards SARS-CoV-2 PandemiaCOVID-19EducaçãoPandemia.A área da Educação foi um dos primeiros setores a modificar suas atividades com a finalidade de preservação da saúde dos indivíduos e redução na propagação do vírus SARS-CoV-2, causador da COVID-19. Professores, alunos e gestores de instituições de ensino em diversos níveis, inclusive na pós-graduação precisaram se adaptar a um novo formato, com o qual tinham pouca ou nenhuma experiência prévia. Em tempos de pandemia, o ensino à distância com o uso da tecnologia, representou uma valiosa ferramenta para a continuidade no processo de ensino-aprendizagem. O presente trabalho fez um levantamento na literatura sobre o impacto da pandemia por SARS-CoV-2 nas atividades da pós-graduação, considerando a importância dos indivíduos neste processo, refletindo assim sobre as condições de saúde dos alunos, baseando-se na definição estabelecida pela Organização Mundial da Saúde em que considera o bem estar físico, social e mental. Através dos achados é notório que ainda permanece o desafio da estruturação e planejamento de atividades, não só introduzindo ferramentas tecnológicas, mas sim repensando o processo educacional em sua plenitude com a valorização dos indivíduos.Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.2020-12-22info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BJHR/article/view/2209210.34119/bjhrv3n6-317Brazilian Journal of Health Review; Vol. 3 No. 6 (2020); 19359-19367Brazilian Journal of Health Review; v. 3 n. 6 (2020); 19359-193672595-6825reponame:Brazilian Journal of Health Reviewinstname:Federação das Indústrias do Estado do Paraná (FIEP)instacron:BJRHporhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BJHR/article/view/22092/17643Copyright (c) 2020 Brazilian Journal of Health Reviewinfo:eu-repo/semantics/openAccessFernandes, Leila CoelhoSouza, Vanessa Rodrigues deBorges, Luciano de FigueiredoMalinverni, Andréa Cristina de Moraes2021-01-08T20:13:01Zoai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/22092Revistahttp://www.brazilianjournals.com/index.php/BJHR/indexPRIhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BJHR/oai|| brazilianjhr@gmail.com2595-68252595-6825opendoar:2021-01-08T20:13:01Brazilian Journal of Health Review - Federação das Indústrias do Estado do Paraná (FIEP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Novo cenário da pós-graduação no Brasil diante da Pandemia por SARS-CoV-2/ New scenario in post-graduation in Brazil towards SARS-CoV-2 Pandemia |
title |
Novo cenário da pós-graduação no Brasil diante da Pandemia por SARS-CoV-2/ New scenario in post-graduation in Brazil towards SARS-CoV-2 Pandemia |
spellingShingle |
Novo cenário da pós-graduação no Brasil diante da Pandemia por SARS-CoV-2/ New scenario in post-graduation in Brazil towards SARS-CoV-2 Pandemia Fernandes, Leila Coelho COVID-19 Educação Pandemia. |
title_short |
Novo cenário da pós-graduação no Brasil diante da Pandemia por SARS-CoV-2/ New scenario in post-graduation in Brazil towards SARS-CoV-2 Pandemia |
title_full |
Novo cenário da pós-graduação no Brasil diante da Pandemia por SARS-CoV-2/ New scenario in post-graduation in Brazil towards SARS-CoV-2 Pandemia |
title_fullStr |
Novo cenário da pós-graduação no Brasil diante da Pandemia por SARS-CoV-2/ New scenario in post-graduation in Brazil towards SARS-CoV-2 Pandemia |
title_full_unstemmed |
Novo cenário da pós-graduação no Brasil diante da Pandemia por SARS-CoV-2/ New scenario in post-graduation in Brazil towards SARS-CoV-2 Pandemia |
title_sort |
Novo cenário da pós-graduação no Brasil diante da Pandemia por SARS-CoV-2/ New scenario in post-graduation in Brazil towards SARS-CoV-2 Pandemia |
author |
Fernandes, Leila Coelho |
author_facet |
Fernandes, Leila Coelho Souza, Vanessa Rodrigues de Borges, Luciano de Figueiredo Malinverni, Andréa Cristina de Moraes |
author_role |
author |
author2 |
Souza, Vanessa Rodrigues de Borges, Luciano de Figueiredo Malinverni, Andréa Cristina de Moraes |
author2_role |
author author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Fernandes, Leila Coelho Souza, Vanessa Rodrigues de Borges, Luciano de Figueiredo Malinverni, Andréa Cristina de Moraes |
dc.subject.por.fl_str_mv |
COVID-19 Educação Pandemia. |
topic |
COVID-19 Educação Pandemia. |
description |
A área da Educação foi um dos primeiros setores a modificar suas atividades com a finalidade de preservação da saúde dos indivíduos e redução na propagação do vírus SARS-CoV-2, causador da COVID-19. Professores, alunos e gestores de instituições de ensino em diversos níveis, inclusive na pós-graduação precisaram se adaptar a um novo formato, com o qual tinham pouca ou nenhuma experiência prévia. Em tempos de pandemia, o ensino à distância com o uso da tecnologia, representou uma valiosa ferramenta para a continuidade no processo de ensino-aprendizagem. O presente trabalho fez um levantamento na literatura sobre o impacto da pandemia por SARS-CoV-2 nas atividades da pós-graduação, considerando a importância dos indivíduos neste processo, refletindo assim sobre as condições de saúde dos alunos, baseando-se na definição estabelecida pela Organização Mundial da Saúde em que considera o bem estar físico, social e mental. Através dos achados é notório que ainda permanece o desafio da estruturação e planejamento de atividades, não só introduzindo ferramentas tecnológicas, mas sim repensando o processo educacional em sua plenitude com a valorização dos indivíduos. |
publishDate |
2020 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2020-12-22 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BJHR/article/view/22092 10.34119/bjhrv3n6-317 |
url |
https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BJHR/article/view/22092 |
identifier_str_mv |
10.34119/bjhrv3n6-317 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BJHR/article/view/22092/17643 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2020 Brazilian Journal of Health Review info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2020 Brazilian Journal of Health Review |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda. |
publisher.none.fl_str_mv |
Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda. |
dc.source.none.fl_str_mv |
Brazilian Journal of Health Review; Vol. 3 No. 6 (2020); 19359-19367 Brazilian Journal of Health Review; v. 3 n. 6 (2020); 19359-19367 2595-6825 reponame:Brazilian Journal of Health Review instname:Federação das Indústrias do Estado do Paraná (FIEP) instacron:BJRH |
instname_str |
Federação das Indústrias do Estado do Paraná (FIEP) |
instacron_str |
BJRH |
institution |
BJRH |
reponame_str |
Brazilian Journal of Health Review |
collection |
Brazilian Journal of Health Review |
repository.name.fl_str_mv |
Brazilian Journal of Health Review - Federação das Indústrias do Estado do Paraná (FIEP) |
repository.mail.fl_str_mv |
|| brazilianjhr@gmail.com |
_version_ |
1797240058060734464 |