Novo cenário da pós-graduação no Brasil diante da Pandemia por SARS-CoV-2/ New scenario in post-graduation in Brazil towards SARS-CoV-2 Pandemia

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Fernandes, Leila Coelho
Data de Publicação: 2020
Outros Autores: Souza, Vanessa Rodrigues de, Borges, Luciano de Figueiredo, Malinverni, Andréa Cristina de Moraes
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Brazilian Journal of Health Review
Texto Completo: https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BJHR/article/view/22092
Resumo: A área da Educação foi um dos primeiros setores a modificar suas atividades com a finalidade de preservação da saúde dos indivíduos e redução na propagação do vírus SARS-CoV-2, causador da COVID-19. Professores, alunos e gestores de instituições de ensino em diversos níveis, inclusive na pós-graduação precisaram se adaptar a um novo formato, com o qual tinham pouca ou nenhuma experiência prévia. Em tempos de pandemia, o ensino à distância com o uso da tecnologia, representou uma valiosa ferramenta para a continuidade no processo de ensino-aprendizagem. O presente trabalho fez um levantamento na literatura sobre o impacto da pandemia por SARS-CoV-2 nas atividades da pós-graduação, considerando a importância dos indivíduos neste processo, refletindo assim sobre  as condições de saúde dos alunos, baseando-se na definição estabelecida pela Organização Mundial da Saúde em que considera o bem estar físico, social e mental. Através dos achados é notório que ainda permanece o desafio da estruturação e planejamento de atividades, não só introduzindo ferramentas tecnológicas, mas sim repensando o processo educacional em sua plenitude com a valorização dos indivíduos.
id BJRH-0_5e779214c779c3eee6b38e98f963c575
oai_identifier_str oai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/22092
network_acronym_str BJRH-0
network_name_str Brazilian Journal of Health Review
repository_id_str
spelling Novo cenário da pós-graduação no Brasil diante da Pandemia por SARS-CoV-2/ New scenario in post-graduation in Brazil towards SARS-CoV-2 PandemiaCOVID-19EducaçãoPandemia.A área da Educação foi um dos primeiros setores a modificar suas atividades com a finalidade de preservação da saúde dos indivíduos e redução na propagação do vírus SARS-CoV-2, causador da COVID-19. Professores, alunos e gestores de instituições de ensino em diversos níveis, inclusive na pós-graduação precisaram se adaptar a um novo formato, com o qual tinham pouca ou nenhuma experiência prévia. Em tempos de pandemia, o ensino à distância com o uso da tecnologia, representou uma valiosa ferramenta para a continuidade no processo de ensino-aprendizagem. O presente trabalho fez um levantamento na literatura sobre o impacto da pandemia por SARS-CoV-2 nas atividades da pós-graduação, considerando a importância dos indivíduos neste processo, refletindo assim sobre  as condições de saúde dos alunos, baseando-se na definição estabelecida pela Organização Mundial da Saúde em que considera o bem estar físico, social e mental. Através dos achados é notório que ainda permanece o desafio da estruturação e planejamento de atividades, não só introduzindo ferramentas tecnológicas, mas sim repensando o processo educacional em sua plenitude com a valorização dos indivíduos.Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.2020-12-22info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BJHR/article/view/2209210.34119/bjhrv3n6-317Brazilian Journal of Health Review; Vol. 3 No. 6 (2020); 19359-19367Brazilian Journal of Health Review; v. 3 n. 6 (2020); 19359-193672595-6825reponame:Brazilian Journal of Health Reviewinstname:Federação das Indústrias do Estado do Paraná (FIEP)instacron:BJRHporhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BJHR/article/view/22092/17643Copyright (c) 2020 Brazilian Journal of Health Reviewinfo:eu-repo/semantics/openAccessFernandes, Leila CoelhoSouza, Vanessa Rodrigues deBorges, Luciano de FigueiredoMalinverni, Andréa Cristina de Moraes2021-01-08T20:13:01Zoai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/22092Revistahttp://www.brazilianjournals.com/index.php/BJHR/indexPRIhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BJHR/oai|| brazilianjhr@gmail.com2595-68252595-6825opendoar:2021-01-08T20:13:01Brazilian Journal of Health Review - Federação das Indústrias do Estado do Paraná (FIEP)false
dc.title.none.fl_str_mv Novo cenário da pós-graduação no Brasil diante da Pandemia por SARS-CoV-2/ New scenario in post-graduation in Brazil towards SARS-CoV-2 Pandemia
title Novo cenário da pós-graduação no Brasil diante da Pandemia por SARS-CoV-2/ New scenario in post-graduation in Brazil towards SARS-CoV-2 Pandemia
spellingShingle Novo cenário da pós-graduação no Brasil diante da Pandemia por SARS-CoV-2/ New scenario in post-graduation in Brazil towards SARS-CoV-2 Pandemia
Fernandes, Leila Coelho
COVID-19
Educação
Pandemia.
title_short Novo cenário da pós-graduação no Brasil diante da Pandemia por SARS-CoV-2/ New scenario in post-graduation in Brazil towards SARS-CoV-2 Pandemia
title_full Novo cenário da pós-graduação no Brasil diante da Pandemia por SARS-CoV-2/ New scenario in post-graduation in Brazil towards SARS-CoV-2 Pandemia
title_fullStr Novo cenário da pós-graduação no Brasil diante da Pandemia por SARS-CoV-2/ New scenario in post-graduation in Brazil towards SARS-CoV-2 Pandemia
title_full_unstemmed Novo cenário da pós-graduação no Brasil diante da Pandemia por SARS-CoV-2/ New scenario in post-graduation in Brazil towards SARS-CoV-2 Pandemia
title_sort Novo cenário da pós-graduação no Brasil diante da Pandemia por SARS-CoV-2/ New scenario in post-graduation in Brazil towards SARS-CoV-2 Pandemia
author Fernandes, Leila Coelho
author_facet Fernandes, Leila Coelho
Souza, Vanessa Rodrigues de
Borges, Luciano de Figueiredo
Malinverni, Andréa Cristina de Moraes
author_role author
author2 Souza, Vanessa Rodrigues de
Borges, Luciano de Figueiredo
Malinverni, Andréa Cristina de Moraes
author2_role author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Fernandes, Leila Coelho
Souza, Vanessa Rodrigues de
Borges, Luciano de Figueiredo
Malinverni, Andréa Cristina de Moraes
dc.subject.por.fl_str_mv COVID-19
Educação
Pandemia.
topic COVID-19
Educação
Pandemia.
description A área da Educação foi um dos primeiros setores a modificar suas atividades com a finalidade de preservação da saúde dos indivíduos e redução na propagação do vírus SARS-CoV-2, causador da COVID-19. Professores, alunos e gestores de instituições de ensino em diversos níveis, inclusive na pós-graduação precisaram se adaptar a um novo formato, com o qual tinham pouca ou nenhuma experiência prévia. Em tempos de pandemia, o ensino à distância com o uso da tecnologia, representou uma valiosa ferramenta para a continuidade no processo de ensino-aprendizagem. O presente trabalho fez um levantamento na literatura sobre o impacto da pandemia por SARS-CoV-2 nas atividades da pós-graduação, considerando a importância dos indivíduos neste processo, refletindo assim sobre  as condições de saúde dos alunos, baseando-se na definição estabelecida pela Organização Mundial da Saúde em que considera o bem estar físico, social e mental. Através dos achados é notório que ainda permanece o desafio da estruturação e planejamento de atividades, não só introduzindo ferramentas tecnológicas, mas sim repensando o processo educacional em sua plenitude com a valorização dos indivíduos.
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020-12-22
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BJHR/article/view/22092
10.34119/bjhrv3n6-317
url https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BJHR/article/view/22092
identifier_str_mv 10.34119/bjhrv3n6-317
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BJHR/article/view/22092/17643
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2020 Brazilian Journal of Health Review
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2020 Brazilian Journal of Health Review
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.
publisher.none.fl_str_mv Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.
dc.source.none.fl_str_mv Brazilian Journal of Health Review; Vol. 3 No. 6 (2020); 19359-19367
Brazilian Journal of Health Review; v. 3 n. 6 (2020); 19359-19367
2595-6825
reponame:Brazilian Journal of Health Review
instname:Federação das Indústrias do Estado do Paraná (FIEP)
instacron:BJRH
instname_str Federação das Indústrias do Estado do Paraná (FIEP)
instacron_str BJRH
institution BJRH
reponame_str Brazilian Journal of Health Review
collection Brazilian Journal of Health Review
repository.name.fl_str_mv Brazilian Journal of Health Review - Federação das Indústrias do Estado do Paraná (FIEP)
repository.mail.fl_str_mv || brazilianjhr@gmail.com
_version_ 1797240058060734464