Análise da humanização no atendimento de pacientes assistidos em UBS e clínicas privadas no município de Juiz de Fora

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Herdi, Brenda dos Santos
Data de Publicação: 2023
Outros Autores: Costa, Camila Carvalho Rodrigues, de Paula, Júlia Goulart Tavares, Landim, Marcella Carvalho, Costa, Maryana Duarte, Bittencourt, Mirela Ferreira, Alexandre, Thayna de Andrade Romeu, Corrêa, Clorivaldo Rocha, Dias, Anna Marcella Neves, Mendes, Nathália Barbosa do Espírito Santo
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Brazilian Journal of Health Review
Texto Completo: https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BJHR/article/view/63883
Resumo: Introdução: A humanização do atendimento à saúde requer mudanças no sistema no qual o profissional atua, ou seja, as instituições devem oferecer um ambiente adequado de trabalho, assim como recursos suficientes para que o paciente seja atendido de forma satisfatória. Habitualmente, é visto grande parte das Unidades Básicas de Saúde não sendo adequadas à prestação de serviços humanizados. Com isso, o Ministério da Saúde criou uma política que norteia princípios e modos de operar em relação ao atendimento humanizado nos hospitais e também no nível primário de atenção à saúde. Objetivo: Avaliar se a medicina humanizada é aplicada aos pacientes atendidos em Unidades Básicas de Saúde e clínicas privadas do município de Juiz de Fora. Métodos: Foi realizado um estudo observacional tipo transversal em pacientes atendidos no município de Juiz de Fora, maiores de 18 anos, de ambos os sexos e etnias, em um período determinado, para avaliar o recebimento ou não de orientações durante o atendimento médico, a infraestrutura do local e tempo de espera. Além disso, também foi considerado o seu conhecimento a respeito da humanização. Resultados: A amostra da presente pesquisa foi composta por 296 indivíduos, sendo 228 pertencentes ao setor privado e 68 do público. Com relação às avaliações, o serviço privado foi melhor avaliado em relação à qualidade de estrutura, atendimento, limpeza e atendimento humanizado. Conclusão: Concluiu-se que o processo de humanização dos atendimentos médicos prestados na rede pública e privada foram multifatoriais. Sendo assim, conhecer os problemas dos locais de atendimento e suas necessidades, auxiliam no aprimoramento dos serviços de saúde.
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