Práticas de Ensino na Comunidade: relato de experiência com pacientes hipertensos / Teaching Practices in the Community: report of an experience with hypertensive patients

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: dos Santos, Ronaide Paula
Data de Publicação: 2021
Outros Autores: Santos, Elicleide Silva, da Silva, Jéssyca Alves, Silva, Flávia Taize de Andrade
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Brazilian Journal of Health Review
Texto Completo: https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BJHR/article/view/41380
Resumo: Hipertensão arterial sistêmica, doença multifatorial, é caracterizada pela elevação persistente da pressão arterial (PA) e está diretamente associada a distúrbios metabólicos, alterações funcionais e/ou estruturais de órgãos-alvo, as quais são agravadas pela presença de outros fatores de risco (FR). É considerada um problema de saúde pública mundial, por ser doença de grande proporção em termos socioeconômicos e de qualidade de vida. Este trabalho teve como objetivo desenvolver ação educativa com grupo de hipertensos de uma comunidade da cidade de Lagarto/Se e estabelecer relação entre teoria e prática. As ações educativas foram desenvolvidas no ano de 2016, nos meses de abril a junho, com hipertensos de uma comunidade do município de Lagarto/SE. Inicialmente foi realizada uma integração com a equipe de saúde da família, que informou que a HAS é a Doença Crônica Não Transmissível (DCNT) mais presente naquela comunidade. Os indivíduos foram convidados a participarem de reuniões, nas quais foram trabalhados, de maneira lúdica, temas relacionados a HAS. Os participantes mostraram-se receptivos ao que era abordado. Conclui-se então que é necessário a conscientização e educação em saúde das pessoas a respeito do que é a HAS e que a PEC prepara os profissionais para fazer a abordagem de maneira.
id BJRH-0_628842d2a8ff6d65adbf964d7bbe96a6
oai_identifier_str oai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/41380
network_acronym_str BJRH-0
network_name_str Brazilian Journal of Health Review
repository_id_str
spelling Práticas de Ensino na Comunidade: relato de experiência com pacientes hipertensos / Teaching Practices in the Community: report of an experience with hypertensive patientsHipertensão arterialPráticas de Ensino na ComunidadeDCNTHipertensão arterial sistêmica, doença multifatorial, é caracterizada pela elevação persistente da pressão arterial (PA) e está diretamente associada a distúrbios metabólicos, alterações funcionais e/ou estruturais de órgãos-alvo, as quais são agravadas pela presença de outros fatores de risco (FR). É considerada um problema de saúde pública mundial, por ser doença de grande proporção em termos socioeconômicos e de qualidade de vida. Este trabalho teve como objetivo desenvolver ação educativa com grupo de hipertensos de uma comunidade da cidade de Lagarto/Se e estabelecer relação entre teoria e prática. As ações educativas foram desenvolvidas no ano de 2016, nos meses de abril a junho, com hipertensos de uma comunidade do município de Lagarto/SE. Inicialmente foi realizada uma integração com a equipe de saúde da família, que informou que a HAS é a Doença Crônica Não Transmissível (DCNT) mais presente naquela comunidade. Os indivíduos foram convidados a participarem de reuniões, nas quais foram trabalhados, de maneira lúdica, temas relacionados a HAS. Os participantes mostraram-se receptivos ao que era abordado. Conclui-se então que é necessário a conscientização e educação em saúde das pessoas a respeito do que é a HAS e que a PEC prepara os profissionais para fazer a abordagem de maneira.Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.2021-12-15info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfapplication/pdfhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BJHR/article/view/4138010.34119/bjhrv4n6-347Brazilian Journal of Health Review; Vol. 4 No. 6 (2021); 27952-27956Brazilian Journal of Health Review; v. 4 n. 6 (2021); 27952-279562595-6825reponame:Brazilian Journal of Health Reviewinstname:Federação das Indústrias do Estado do Paraná (FIEP)instacron:BJRHporhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BJHR/article/view/41380/pdfhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BJHR/article/view/41380/pdf_1Copyright (c) 2021 Brazilian Journal of Health Reviewinfo:eu-repo/semantics/openAccessdos Santos, Ronaide PaulaSantos, Elicleide Silvada Silva, Jéssyca AlvesSilva, Flávia Taize de Andrade2022-05-11T11:55:48Zoai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/41380Revistahttp://www.brazilianjournals.com/index.php/BJHR/indexPRIhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BJHR/oai|| brazilianjhr@gmail.com2595-68252595-6825opendoar:2022-05-11T11:55:48Brazilian Journal of Health Review - Federação das Indústrias do Estado do Paraná (FIEP)false
dc.title.none.fl_str_mv Práticas de Ensino na Comunidade: relato de experiência com pacientes hipertensos / Teaching Practices in the Community: report of an experience with hypertensive patients
title Práticas de Ensino na Comunidade: relato de experiência com pacientes hipertensos / Teaching Practices in the Community: report of an experience with hypertensive patients
spellingShingle Práticas de Ensino na Comunidade: relato de experiência com pacientes hipertensos / Teaching Practices in the Community: report of an experience with hypertensive patients
dos Santos, Ronaide Paula
Hipertensão arterial
Práticas de Ensino na Comunidade
DCNT
title_short Práticas de Ensino na Comunidade: relato de experiência com pacientes hipertensos / Teaching Practices in the Community: report of an experience with hypertensive patients
title_full Práticas de Ensino na Comunidade: relato de experiência com pacientes hipertensos / Teaching Practices in the Community: report of an experience with hypertensive patients
title_fullStr Práticas de Ensino na Comunidade: relato de experiência com pacientes hipertensos / Teaching Practices in the Community: report of an experience with hypertensive patients
title_full_unstemmed Práticas de Ensino na Comunidade: relato de experiência com pacientes hipertensos / Teaching Practices in the Community: report of an experience with hypertensive patients
title_sort Práticas de Ensino na Comunidade: relato de experiência com pacientes hipertensos / Teaching Practices in the Community: report of an experience with hypertensive patients
author dos Santos, Ronaide Paula
author_facet dos Santos, Ronaide Paula
Santos, Elicleide Silva
da Silva, Jéssyca Alves
Silva, Flávia Taize de Andrade
author_role author
author2 Santos, Elicleide Silva
da Silva, Jéssyca Alves
Silva, Flávia Taize de Andrade
author2_role author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv dos Santos, Ronaide Paula
Santos, Elicleide Silva
da Silva, Jéssyca Alves
Silva, Flávia Taize de Andrade
dc.subject.por.fl_str_mv Hipertensão arterial
Práticas de Ensino na Comunidade
DCNT
topic Hipertensão arterial
Práticas de Ensino na Comunidade
DCNT
description Hipertensão arterial sistêmica, doença multifatorial, é caracterizada pela elevação persistente da pressão arterial (PA) e está diretamente associada a distúrbios metabólicos, alterações funcionais e/ou estruturais de órgãos-alvo, as quais são agravadas pela presença de outros fatores de risco (FR). É considerada um problema de saúde pública mundial, por ser doença de grande proporção em termos socioeconômicos e de qualidade de vida. Este trabalho teve como objetivo desenvolver ação educativa com grupo de hipertensos de uma comunidade da cidade de Lagarto/Se e estabelecer relação entre teoria e prática. As ações educativas foram desenvolvidas no ano de 2016, nos meses de abril a junho, com hipertensos de uma comunidade do município de Lagarto/SE. Inicialmente foi realizada uma integração com a equipe de saúde da família, que informou que a HAS é a Doença Crônica Não Transmissível (DCNT) mais presente naquela comunidade. Os indivíduos foram convidados a participarem de reuniões, nas quais foram trabalhados, de maneira lúdica, temas relacionados a HAS. Os participantes mostraram-se receptivos ao que era abordado. Conclui-se então que é necessário a conscientização e educação em saúde das pessoas a respeito do que é a HAS e que a PEC prepara os profissionais para fazer a abordagem de maneira.
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021-12-15
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BJHR/article/view/41380
10.34119/bjhrv4n6-347
url https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BJHR/article/view/41380
identifier_str_mv 10.34119/bjhrv4n6-347
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BJHR/article/view/41380/pdf
https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BJHR/article/view/41380/pdf_1
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2021 Brazilian Journal of Health Review
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2021 Brazilian Journal of Health Review
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.
publisher.none.fl_str_mv Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.
dc.source.none.fl_str_mv Brazilian Journal of Health Review; Vol. 4 No. 6 (2021); 27952-27956
Brazilian Journal of Health Review; v. 4 n. 6 (2021); 27952-27956
2595-6825
reponame:Brazilian Journal of Health Review
instname:Federação das Indústrias do Estado do Paraná (FIEP)
instacron:BJRH
instname_str Federação das Indústrias do Estado do Paraná (FIEP)
instacron_str BJRH
institution BJRH
reponame_str Brazilian Journal of Health Review
collection Brazilian Journal of Health Review
repository.name.fl_str_mv Brazilian Journal of Health Review - Federação das Indústrias do Estado do Paraná (FIEP)
repository.mail.fl_str_mv || brazilianjhr@gmail.com
_version_ 1797240070191710208