Gestão e autoavaliação: Interatividade com a comunidade escolar / Management and self-assessment: Interactivity with the school community

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: França, Regiane Maria Silva
Data de Publicação: 2020
Outros Autores: Souza, Talita Giselly dos Santos, da Silva, Jefferson Diego Bezerra, da Silva, Jamerson Kleber França
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Brazilian Journal of Health Review
Texto Completo: https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BJHR/article/view/12625
Resumo: Este artigo bibliográfico tem por principal objetivo abordar a importância do processo de autoavaliação da gestão escolar, bem como verificar o reflexo desta prática na interatividade com a comunidade escolar. Na confecção deste artigo buscou-se compreender como se dá uma avaliação da prática da gestão sob a perspectiva do profissional e como ele projeta ações educacionais no intuito e agregar valores dos participantes como professores, alunos e a comunidade envolva a escola. Pontua-se os desafios em promover a escola na atualidade, além da construção e aplicação de estratégias que levem em consideração as necessidades e particularidades da comunidade escolar. Ao levar em consideração essa perspectiva, a autoavaliação se destaca como ferramenta importante para identificar os problemas a partir de uma visão não apenas do gestor, mas, também, dos profissionais, alunos e familiares. Assim, através de uma gestão democrática e uma prática auto avaliativa, o gestor consegue ter um olhar direcionado a ajustar/construir novas metodologias que contemplem opiniões e pontos de vista além de suas próprias, alcançando os objetivos da escola e desempenhando um aprendizado satisfatório. Desta forma, buscou-se defender, ao final deste artigo, a importância de realizar-se a autoavaliação e a reflexão de que ela é uma ferramenta que não otimiza apenas o trabalho de um profissional, mas permite que todo o corpo escolar identifique os desafios e participem da reformulação de práticas pedagógicas integrativas. 
id BJRH-0_62ac0d2949621a5a2d64443af6f64a63
oai_identifier_str oai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/12625
network_acronym_str BJRH-0
network_name_str Brazilian Journal of Health Review
repository_id_str
spelling Gestão e autoavaliação: Interatividade com a comunidade escolar / Management and self-assessment: Interactivity with the school communityGestão escolarDemocratizaçãoExcelência.Este artigo bibliográfico tem por principal objetivo abordar a importância do processo de autoavaliação da gestão escolar, bem como verificar o reflexo desta prática na interatividade com a comunidade escolar. Na confecção deste artigo buscou-se compreender como se dá uma avaliação da prática da gestão sob a perspectiva do profissional e como ele projeta ações educacionais no intuito e agregar valores dos participantes como professores, alunos e a comunidade envolva a escola. Pontua-se os desafios em promover a escola na atualidade, além da construção e aplicação de estratégias que levem em consideração as necessidades e particularidades da comunidade escolar. Ao levar em consideração essa perspectiva, a autoavaliação se destaca como ferramenta importante para identificar os problemas a partir de uma visão não apenas do gestor, mas, também, dos profissionais, alunos e familiares. Assim, através de uma gestão democrática e uma prática auto avaliativa, o gestor consegue ter um olhar direcionado a ajustar/construir novas metodologias que contemplem opiniões e pontos de vista além de suas próprias, alcançando os objetivos da escola e desempenhando um aprendizado satisfatório. Desta forma, buscou-se defender, ao final deste artigo, a importância de realizar-se a autoavaliação e a reflexão de que ela é uma ferramenta que não otimiza apenas o trabalho de um profissional, mas permite que todo o corpo escolar identifique os desafios e participem da reformulação de práticas pedagógicas integrativas. Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.2020-07-03info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BJHR/article/view/1262510.34119/bjhrv3n4-013Brazilian Journal of Health Review; Vol. 3 No. 4 (2020); 7388-7397Brazilian Journal of Health Review; v. 3 n. 4 (2020); 7388-73972595-6825reponame:Brazilian Journal of Health Reviewinstname:Federação das Indústrias do Estado do Paraná (FIEP)instacron:BJRHporhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BJHR/article/view/12625/10598Copyright (c) 2020 Brazilian Journal of Health Reviewinfo:eu-repo/semantics/openAccessFrança, Regiane Maria SilvaSouza, Talita Giselly dos Santosda Silva, Jefferson Diego Bezerrada Silva, Jamerson Kleber França2020-09-24T10:58:43Zoai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/12625Revistahttp://www.brazilianjournals.com/index.php/BJHR/indexPRIhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BJHR/oai|| brazilianjhr@gmail.com2595-68252595-6825opendoar:2020-09-24T10:58:43Brazilian Journal of Health Review - Federação das Indústrias do Estado do Paraná (FIEP)false
dc.title.none.fl_str_mv Gestão e autoavaliação: Interatividade com a comunidade escolar / Management and self-assessment: Interactivity with the school community
title Gestão e autoavaliação: Interatividade com a comunidade escolar / Management and self-assessment: Interactivity with the school community
spellingShingle Gestão e autoavaliação: Interatividade com a comunidade escolar / Management and self-assessment: Interactivity with the school community
França, Regiane Maria Silva
Gestão escolar
Democratização
Excelência.
title_short Gestão e autoavaliação: Interatividade com a comunidade escolar / Management and self-assessment: Interactivity with the school community
title_full Gestão e autoavaliação: Interatividade com a comunidade escolar / Management and self-assessment: Interactivity with the school community
title_fullStr Gestão e autoavaliação: Interatividade com a comunidade escolar / Management and self-assessment: Interactivity with the school community
title_full_unstemmed Gestão e autoavaliação: Interatividade com a comunidade escolar / Management and self-assessment: Interactivity with the school community
title_sort Gestão e autoavaliação: Interatividade com a comunidade escolar / Management and self-assessment: Interactivity with the school community
author França, Regiane Maria Silva
author_facet França, Regiane Maria Silva
Souza, Talita Giselly dos Santos
da Silva, Jefferson Diego Bezerra
da Silva, Jamerson Kleber França
author_role author
author2 Souza, Talita Giselly dos Santos
da Silva, Jefferson Diego Bezerra
da Silva, Jamerson Kleber França
author2_role author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv França, Regiane Maria Silva
Souza, Talita Giselly dos Santos
da Silva, Jefferson Diego Bezerra
da Silva, Jamerson Kleber França
dc.subject.por.fl_str_mv Gestão escolar
Democratização
Excelência.
topic Gestão escolar
Democratização
Excelência.
description Este artigo bibliográfico tem por principal objetivo abordar a importância do processo de autoavaliação da gestão escolar, bem como verificar o reflexo desta prática na interatividade com a comunidade escolar. Na confecção deste artigo buscou-se compreender como se dá uma avaliação da prática da gestão sob a perspectiva do profissional e como ele projeta ações educacionais no intuito e agregar valores dos participantes como professores, alunos e a comunidade envolva a escola. Pontua-se os desafios em promover a escola na atualidade, além da construção e aplicação de estratégias que levem em consideração as necessidades e particularidades da comunidade escolar. Ao levar em consideração essa perspectiva, a autoavaliação se destaca como ferramenta importante para identificar os problemas a partir de uma visão não apenas do gestor, mas, também, dos profissionais, alunos e familiares. Assim, através de uma gestão democrática e uma prática auto avaliativa, o gestor consegue ter um olhar direcionado a ajustar/construir novas metodologias que contemplem opiniões e pontos de vista além de suas próprias, alcançando os objetivos da escola e desempenhando um aprendizado satisfatório. Desta forma, buscou-se defender, ao final deste artigo, a importância de realizar-se a autoavaliação e a reflexão de que ela é uma ferramenta que não otimiza apenas o trabalho de um profissional, mas permite que todo o corpo escolar identifique os desafios e participem da reformulação de práticas pedagógicas integrativas. 
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020-07-03
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BJHR/article/view/12625
10.34119/bjhrv3n4-013
url https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BJHR/article/view/12625
identifier_str_mv 10.34119/bjhrv3n4-013
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BJHR/article/view/12625/10598
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2020 Brazilian Journal of Health Review
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2020 Brazilian Journal of Health Review
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.
publisher.none.fl_str_mv Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.
dc.source.none.fl_str_mv Brazilian Journal of Health Review; Vol. 3 No. 4 (2020); 7388-7397
Brazilian Journal of Health Review; v. 3 n. 4 (2020); 7388-7397
2595-6825
reponame:Brazilian Journal of Health Review
instname:Federação das Indústrias do Estado do Paraná (FIEP)
instacron:BJRH
instname_str Federação das Indústrias do Estado do Paraná (FIEP)
instacron_str BJRH
institution BJRH
reponame_str Brazilian Journal of Health Review
collection Brazilian Journal of Health Review
repository.name.fl_str_mv Brazilian Journal of Health Review - Federação das Indústrias do Estado do Paraná (FIEP)
repository.mail.fl_str_mv || brazilianjhr@gmail.com
_version_ 1797240052705656832