Gestão e autoavaliação: Interatividade com a comunidade escolar / Management and self-assessment: Interactivity with the school community
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2020 |
Outros Autores: | , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Brazilian Journal of Health Review |
Texto Completo: | https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BJHR/article/view/12625 |
Resumo: | Este artigo bibliográfico tem por principal objetivo abordar a importância do processo de autoavaliação da gestão escolar, bem como verificar o reflexo desta prática na interatividade com a comunidade escolar. Na confecção deste artigo buscou-se compreender como se dá uma avaliação da prática da gestão sob a perspectiva do profissional e como ele projeta ações educacionais no intuito e agregar valores dos participantes como professores, alunos e a comunidade envolva a escola. Pontua-se os desafios em promover a escola na atualidade, além da construção e aplicação de estratégias que levem em consideração as necessidades e particularidades da comunidade escolar. Ao levar em consideração essa perspectiva, a autoavaliação se destaca como ferramenta importante para identificar os problemas a partir de uma visão não apenas do gestor, mas, também, dos profissionais, alunos e familiares. Assim, através de uma gestão democrática e uma prática auto avaliativa, o gestor consegue ter um olhar direcionado a ajustar/construir novas metodologias que contemplem opiniões e pontos de vista além de suas próprias, alcançando os objetivos da escola e desempenhando um aprendizado satisfatório. Desta forma, buscou-se defender, ao final deste artigo, a importância de realizar-se a autoavaliação e a reflexão de que ela é uma ferramenta que não otimiza apenas o trabalho de um profissional, mas permite que todo o corpo escolar identifique os desafios e participem da reformulação de práticas pedagógicas integrativas. |
id |
BJRH-0_62ac0d2949621a5a2d64443af6f64a63 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/12625 |
network_acronym_str |
BJRH-0 |
network_name_str |
Brazilian Journal of Health Review |
repository_id_str |
|
spelling |
Gestão e autoavaliação: Interatividade com a comunidade escolar / Management and self-assessment: Interactivity with the school communityGestão escolarDemocratizaçãoExcelência.Este artigo bibliográfico tem por principal objetivo abordar a importância do processo de autoavaliação da gestão escolar, bem como verificar o reflexo desta prática na interatividade com a comunidade escolar. Na confecção deste artigo buscou-se compreender como se dá uma avaliação da prática da gestão sob a perspectiva do profissional e como ele projeta ações educacionais no intuito e agregar valores dos participantes como professores, alunos e a comunidade envolva a escola. Pontua-se os desafios em promover a escola na atualidade, além da construção e aplicação de estratégias que levem em consideração as necessidades e particularidades da comunidade escolar. Ao levar em consideração essa perspectiva, a autoavaliação se destaca como ferramenta importante para identificar os problemas a partir de uma visão não apenas do gestor, mas, também, dos profissionais, alunos e familiares. Assim, através de uma gestão democrática e uma prática auto avaliativa, o gestor consegue ter um olhar direcionado a ajustar/construir novas metodologias que contemplem opiniões e pontos de vista além de suas próprias, alcançando os objetivos da escola e desempenhando um aprendizado satisfatório. Desta forma, buscou-se defender, ao final deste artigo, a importância de realizar-se a autoavaliação e a reflexão de que ela é uma ferramenta que não otimiza apenas o trabalho de um profissional, mas permite que todo o corpo escolar identifique os desafios e participem da reformulação de práticas pedagógicas integrativas. Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.2020-07-03info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BJHR/article/view/1262510.34119/bjhrv3n4-013Brazilian Journal of Health Review; Vol. 3 No. 4 (2020); 7388-7397Brazilian Journal of Health Review; v. 3 n. 4 (2020); 7388-73972595-6825reponame:Brazilian Journal of Health Reviewinstname:Federação das Indústrias do Estado do Paraná (FIEP)instacron:BJRHporhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BJHR/article/view/12625/10598Copyright (c) 2020 Brazilian Journal of Health Reviewinfo:eu-repo/semantics/openAccessFrança, Regiane Maria SilvaSouza, Talita Giselly dos Santosda Silva, Jefferson Diego Bezerrada Silva, Jamerson Kleber França2020-09-24T10:58:43Zoai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/12625Revistahttp://www.brazilianjournals.com/index.php/BJHR/indexPRIhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BJHR/oai|| brazilianjhr@gmail.com2595-68252595-6825opendoar:2020-09-24T10:58:43Brazilian Journal of Health Review - Federação das Indústrias do Estado do Paraná (FIEP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Gestão e autoavaliação: Interatividade com a comunidade escolar / Management and self-assessment: Interactivity with the school community |
title |
Gestão e autoavaliação: Interatividade com a comunidade escolar / Management and self-assessment: Interactivity with the school community |
spellingShingle |
Gestão e autoavaliação: Interatividade com a comunidade escolar / Management and self-assessment: Interactivity with the school community França, Regiane Maria Silva Gestão escolar Democratização Excelência. |
title_short |
Gestão e autoavaliação: Interatividade com a comunidade escolar / Management and self-assessment: Interactivity with the school community |
title_full |
Gestão e autoavaliação: Interatividade com a comunidade escolar / Management and self-assessment: Interactivity with the school community |
title_fullStr |
Gestão e autoavaliação: Interatividade com a comunidade escolar / Management and self-assessment: Interactivity with the school community |
title_full_unstemmed |
Gestão e autoavaliação: Interatividade com a comunidade escolar / Management and self-assessment: Interactivity with the school community |
title_sort |
Gestão e autoavaliação: Interatividade com a comunidade escolar / Management and self-assessment: Interactivity with the school community |
author |
França, Regiane Maria Silva |
author_facet |
França, Regiane Maria Silva Souza, Talita Giselly dos Santos da Silva, Jefferson Diego Bezerra da Silva, Jamerson Kleber França |
author_role |
author |
author2 |
Souza, Talita Giselly dos Santos da Silva, Jefferson Diego Bezerra da Silva, Jamerson Kleber França |
author2_role |
author author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
França, Regiane Maria Silva Souza, Talita Giselly dos Santos da Silva, Jefferson Diego Bezerra da Silva, Jamerson Kleber França |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Gestão escolar Democratização Excelência. |
topic |
Gestão escolar Democratização Excelência. |
description |
Este artigo bibliográfico tem por principal objetivo abordar a importância do processo de autoavaliação da gestão escolar, bem como verificar o reflexo desta prática na interatividade com a comunidade escolar. Na confecção deste artigo buscou-se compreender como se dá uma avaliação da prática da gestão sob a perspectiva do profissional e como ele projeta ações educacionais no intuito e agregar valores dos participantes como professores, alunos e a comunidade envolva a escola. Pontua-se os desafios em promover a escola na atualidade, além da construção e aplicação de estratégias que levem em consideração as necessidades e particularidades da comunidade escolar. Ao levar em consideração essa perspectiva, a autoavaliação se destaca como ferramenta importante para identificar os problemas a partir de uma visão não apenas do gestor, mas, também, dos profissionais, alunos e familiares. Assim, através de uma gestão democrática e uma prática auto avaliativa, o gestor consegue ter um olhar direcionado a ajustar/construir novas metodologias que contemplem opiniões e pontos de vista além de suas próprias, alcançando os objetivos da escola e desempenhando um aprendizado satisfatório. Desta forma, buscou-se defender, ao final deste artigo, a importância de realizar-se a autoavaliação e a reflexão de que ela é uma ferramenta que não otimiza apenas o trabalho de um profissional, mas permite que todo o corpo escolar identifique os desafios e participem da reformulação de práticas pedagógicas integrativas. |
publishDate |
2020 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2020-07-03 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BJHR/article/view/12625 10.34119/bjhrv3n4-013 |
url |
https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BJHR/article/view/12625 |
identifier_str_mv |
10.34119/bjhrv3n4-013 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BJHR/article/view/12625/10598 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2020 Brazilian Journal of Health Review info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2020 Brazilian Journal of Health Review |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda. |
publisher.none.fl_str_mv |
Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda. |
dc.source.none.fl_str_mv |
Brazilian Journal of Health Review; Vol. 3 No. 4 (2020); 7388-7397 Brazilian Journal of Health Review; v. 3 n. 4 (2020); 7388-7397 2595-6825 reponame:Brazilian Journal of Health Review instname:Federação das Indústrias do Estado do Paraná (FIEP) instacron:BJRH |
instname_str |
Federação das Indústrias do Estado do Paraná (FIEP) |
instacron_str |
BJRH |
institution |
BJRH |
reponame_str |
Brazilian Journal of Health Review |
collection |
Brazilian Journal of Health Review |
repository.name.fl_str_mv |
Brazilian Journal of Health Review - Federação das Indústrias do Estado do Paraná (FIEP) |
repository.mail.fl_str_mv |
|| brazilianjhr@gmail.com |
_version_ |
1797240052705656832 |