Percepção da saúde bucal em escolares da cidade de Corrientes- Argentina

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Vaculik, Patricia Alejandra
Data de Publicação: 2024
Outros Autores: Perez, Silvia Rita, Vera, Miguel Angel, Cardozo, Juana Beatriz
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Brazilian Journal of Health Review
Texto Completo: https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BJHR/article/view/68008
Resumo: A saúde oral envolve a saúde de todas as estruturas encontradas na cavidade oral, os dentes e os tecidos que a compõem. Ele fornece funções muito importantes para poder viver e se desenvolver no mundo ao seu redor. Ao falar em percepção entendemos como interpretar e compreender os sinais que vêm de fora, codificando-os com base na atividade sensorial, captar os dados e após um processo cognitivo eles adquirirão significado. O objetivo deste trabalho foi determinar a percepção da saúde bucal de pré-escolares e tutores que frequentavam o CDI da cidade de Corrientes, trabalhando de forma articulada com uma amostra de 19 pré-escolares e tutores. As variáveis analisadas foram sexo, idade, qualidade da escovação, frequência de escovação, uso de fio dental e utilização de técnica de escovação dentária. Após assinatura do Termo de Consentimento Livre e Esclarecido, foi realizada a elaboração de prontuários, Índices de O'Leary e entrevistas. Na análise dos dados foram encontrados os seguintes resultados: em relação à qualidade da higiene bucal, constatou-se que 55% das meninas e 60% dos meninos, segundo o Índice de O'Leary inicial, não apresentavam níveis compatíveis com a saúde. No controle inicial, no controle final 15% das meninas e 25% dos meninos não atingiram níveis compatíveis com a saúde. Em relação à frequência de escovação, 75% da população estudada escovava entre 1 a 2 vezes por dia, 20% da população escovava 3 vezes por dia e 5% da população não escovava. A percepção de saúde bucal é considerada a ausência de dor, sendo importante fortalecer o desenvolvimento de programas de educação em saúde para educar pré-escolares desde cedo.
id BJRH-0_652f38d471ba08fcab848a9ed7563645
oai_identifier_str oai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/68008
network_acronym_str BJRH-0
network_name_str Brazilian Journal of Health Review
repository_id_str
spelling Percepção da saúde bucal em escolares da cidade de Corrientes- Argentinapercepçãoeducaçãopré-escolaresA saúde oral envolve a saúde de todas as estruturas encontradas na cavidade oral, os dentes e os tecidos que a compõem. Ele fornece funções muito importantes para poder viver e se desenvolver no mundo ao seu redor. Ao falar em percepção entendemos como interpretar e compreender os sinais que vêm de fora, codificando-os com base na atividade sensorial, captar os dados e após um processo cognitivo eles adquirirão significado. O objetivo deste trabalho foi determinar a percepção da saúde bucal de pré-escolares e tutores que frequentavam o CDI da cidade de Corrientes, trabalhando de forma articulada com uma amostra de 19 pré-escolares e tutores. As variáveis analisadas foram sexo, idade, qualidade da escovação, frequência de escovação, uso de fio dental e utilização de técnica de escovação dentária. Após assinatura do Termo de Consentimento Livre e Esclarecido, foi realizada a elaboração de prontuários, Índices de O'Leary e entrevistas. Na análise dos dados foram encontrados os seguintes resultados: em relação à qualidade da higiene bucal, constatou-se que 55% das meninas e 60% dos meninos, segundo o Índice de O'Leary inicial, não apresentavam níveis compatíveis com a saúde. No controle inicial, no controle final 15% das meninas e 25% dos meninos não atingiram níveis compatíveis com a saúde. Em relação à frequência de escovação, 75% da população estudada escovava entre 1 a 2 vezes por dia, 20% da população escovava 3 vezes por dia e 5% da população não escovava. A percepção de saúde bucal é considerada a ausência de dor, sendo importante fortalecer o desenvolvimento de programas de educação em saúde para educar pré-escolares desde cedo.Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.2024-03-12info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BJHR/article/view/6800810.34119/bjhrv7n2-085Brazilian Journal of Health Review; Vol. 7 No. 2 (2024); e68008Brazilian Journal of Health Review; Vol. 7 Núm. 2 (2024); e68008Brazilian Journal of Health Review; v. 7 n. 2 (2024); e680082595-6825reponame:Brazilian Journal of Health Reviewinstname:Federação das Indústrias do Estado do Paraná (FIEP)instacron:BJRHporhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BJHR/article/view/68008/48334Vaculik, Patricia AlejandraPerez, Silvia RitaVera, Miguel AngelCardozo, Juana Beatrizinfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-03-12T13:42:40Zoai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/68008Revistahttp://www.brazilianjournals.com/index.php/BJHR/indexPRIhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BJHR/oai|| brazilianjhr@gmail.com2595-68252595-6825opendoar:2024-03-12T13:42:40Brazilian Journal of Health Review - Federação das Indústrias do Estado do Paraná (FIEP)false
dc.title.none.fl_str_mv Percepção da saúde bucal em escolares da cidade de Corrientes- Argentina
title Percepção da saúde bucal em escolares da cidade de Corrientes- Argentina
spellingShingle Percepção da saúde bucal em escolares da cidade de Corrientes- Argentina
Vaculik, Patricia Alejandra
percepção
educação
pré-escolares
title_short Percepção da saúde bucal em escolares da cidade de Corrientes- Argentina
title_full Percepção da saúde bucal em escolares da cidade de Corrientes- Argentina
title_fullStr Percepção da saúde bucal em escolares da cidade de Corrientes- Argentina
title_full_unstemmed Percepção da saúde bucal em escolares da cidade de Corrientes- Argentina
title_sort Percepção da saúde bucal em escolares da cidade de Corrientes- Argentina
author Vaculik, Patricia Alejandra
author_facet Vaculik, Patricia Alejandra
Perez, Silvia Rita
Vera, Miguel Angel
Cardozo, Juana Beatriz
author_role author
author2 Perez, Silvia Rita
Vera, Miguel Angel
Cardozo, Juana Beatriz
author2_role author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Vaculik, Patricia Alejandra
Perez, Silvia Rita
Vera, Miguel Angel
Cardozo, Juana Beatriz
dc.subject.por.fl_str_mv percepção
educação
pré-escolares
topic percepção
educação
pré-escolares
description A saúde oral envolve a saúde de todas as estruturas encontradas na cavidade oral, os dentes e os tecidos que a compõem. Ele fornece funções muito importantes para poder viver e se desenvolver no mundo ao seu redor. Ao falar em percepção entendemos como interpretar e compreender os sinais que vêm de fora, codificando-os com base na atividade sensorial, captar os dados e após um processo cognitivo eles adquirirão significado. O objetivo deste trabalho foi determinar a percepção da saúde bucal de pré-escolares e tutores que frequentavam o CDI da cidade de Corrientes, trabalhando de forma articulada com uma amostra de 19 pré-escolares e tutores. As variáveis analisadas foram sexo, idade, qualidade da escovação, frequência de escovação, uso de fio dental e utilização de técnica de escovação dentária. Após assinatura do Termo de Consentimento Livre e Esclarecido, foi realizada a elaboração de prontuários, Índices de O'Leary e entrevistas. Na análise dos dados foram encontrados os seguintes resultados: em relação à qualidade da higiene bucal, constatou-se que 55% das meninas e 60% dos meninos, segundo o Índice de O'Leary inicial, não apresentavam níveis compatíveis com a saúde. No controle inicial, no controle final 15% das meninas e 25% dos meninos não atingiram níveis compatíveis com a saúde. Em relação à frequência de escovação, 75% da população estudada escovava entre 1 a 2 vezes por dia, 20% da população escovava 3 vezes por dia e 5% da população não escovava. A percepção de saúde bucal é considerada a ausência de dor, sendo importante fortalecer o desenvolvimento de programas de educação em saúde para educar pré-escolares desde cedo.
publishDate 2024
dc.date.none.fl_str_mv 2024-03-12
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BJHR/article/view/68008
10.34119/bjhrv7n2-085
url https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BJHR/article/view/68008
identifier_str_mv 10.34119/bjhrv7n2-085
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BJHR/article/view/68008/48334
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.
publisher.none.fl_str_mv Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.
dc.source.none.fl_str_mv Brazilian Journal of Health Review; Vol. 7 No. 2 (2024); e68008
Brazilian Journal of Health Review; Vol. 7 Núm. 2 (2024); e68008
Brazilian Journal of Health Review; v. 7 n. 2 (2024); e68008
2595-6825
reponame:Brazilian Journal of Health Review
instname:Federação das Indústrias do Estado do Paraná (FIEP)
instacron:BJRH
instname_str Federação das Indústrias do Estado do Paraná (FIEP)
instacron_str BJRH
institution BJRH
reponame_str Brazilian Journal of Health Review
collection Brazilian Journal of Health Review
repository.name.fl_str_mv Brazilian Journal of Health Review - Federação das Indústrias do Estado do Paraná (FIEP)
repository.mail.fl_str_mv || brazilianjhr@gmail.com
_version_ 1797240044112576512