A percepção do professor de educação infantil sobre o desenho da criança

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: da Silva, Silvia Maria Cintra
Data de Publicação: 2008
Outros Autores: Sommerhalder, Cinara
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Educação e Filosofia
Texto Completo: https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/777
Resumo: O desenho infantil é uma importante esfera de atividade simbólica que envolve aspectos cognitivos, afetivos, motores e sociais. A partir do ingresso na pré-escola, a criança tem, virtualmente, a possibilidade de desenvolver ou não tais aspectos. Na teoria histórico cultural, a escolarização recebe destaque em pesquisas que mostram mudanças qualitativas nos processos psíquicos dos sujeitos analisados. Em relação ao desenho, a escolarização potencialmente propicia situações em que a criança pode desenvolver-se de modo efetivo, elaborando, modificando e ampliando seu repertório gráfico. O objetivo deste trabalho foi verificar como o professor da pré-escola concebe o desenho infantil e como esta concepção reflete em sua prática pedagógica. A pesquisa realizou-se em duas escolas da rede municipal de ensino da cidade de Uberlândia- M.G. e constou de duas etapas: observação de atividades de desenho em sala de aula e entrevista com os professores. Os resultados mostraram que o professor pré-escolar tem pouca ou nenhuma informação a respeito do desenho enquanto atividade artistica promotora do desenvolvimento cognitivo, emocional, social e percepto-motor. Constatou-se também que o desenho é visto como uma atividade destituída de valor educacional, estando em "segundo plano dentro do curriculo pedagógico, tendo a leitura e a escrita uma importância maior neste contexto. Percebe-se, de maneira geral, que as atitudes dos professores diante da atividade gráfica não diferem de suas posturas relativas ao desempenho acadêmico das crianças como um todo, isto é, as crianças devem seguir padrões pré estabelecidos, havendo pouco espaço para o exercicio daquilo que é inusitado e diferente Sugere-se com esta pesquisa um maior investimento teórico e prático na formação do professor pré-escolar para que este enfoque distorcido em relação à atividade de desenho seja revertido. Palavras-chave: Desenho infantil; Pre-escola; Percepção do professor.   Abstract: Drawings of children are part of one important realm of symbolic activity that involves cognitive, affective, motor and social aspects. Since the beginning of the pre-school, the child virtually has the possibility to develop (or not) such aspects. In the historic-cultural theory, schooling receives emphasis in those researches which demonstrate qualitative changes in the processes of thinking of the analyzed subjects. In relation to drawings, schooling potentially provides situations in which the child can develop himself effectively, elaborating. modifying and enhancing his graphical repertory. The aim of this work was to verify how pre-school teachers perceive children drawings and how this perception is reflected on his pedagogical practice. The research field was two municipal schools in Uberlândia (M.G.) and constituted of two phases observation of classroom activities of drawing and interview of the teachers. The results demonstrated that pre-school teacher have few or none information on the sense of artistic activity promoting cognitive, emotional, social and motorperception development It was found that the drawing is taken as an activity without any educational meaning, is ranked as less important in the pedagogical curriculum, while reading and writing have higher importance in this context In general, it is found that teachers attitudes in relation to the academic performances as a whole, that is, children have to follow pre-established patterns, leaving just a few room for them to exercise what is original and different. This research suggests that more important theoretical and practical investments should be done in pre-school teachers formation so that distorced perception of drawing activities can be reversed. Key words: Children drawings; Pre-school; Teacher perception.
id UFU-2_c4e4e754dee2e43e5fa6d37c4de1b409
oai_identifier_str oai:ojs.www.seer.ufu.br:article/777
network_acronym_str UFU-2
network_name_str Educação e Filosofia
repository_id_str
spelling A percepção do professor de educação infantil sobre o desenho da criançaDesenho infantilPre-escolaPercepção do professorO desenho infantil é uma importante esfera de atividade simbólica que envolve aspectos cognitivos, afetivos, motores e sociais. A partir do ingresso na pré-escola, a criança tem, virtualmente, a possibilidade de desenvolver ou não tais aspectos. Na teoria histórico cultural, a escolarização recebe destaque em pesquisas que mostram mudanças qualitativas nos processos psíquicos dos sujeitos analisados. Em relação ao desenho, a escolarização potencialmente propicia situações em que a criança pode desenvolver-se de modo efetivo, elaborando, modificando e ampliando seu repertório gráfico. O objetivo deste trabalho foi verificar como o professor da pré-escola concebe o desenho infantil e como esta concepção reflete em sua prática pedagógica. A pesquisa realizou-se em duas escolas da rede municipal de ensino da cidade de Uberlândia- M.G. e constou de duas etapas: observação de atividades de desenho em sala de aula e entrevista com os professores. Os resultados mostraram que o professor pré-escolar tem pouca ou nenhuma informação a respeito do desenho enquanto atividade artistica promotora do desenvolvimento cognitivo, emocional, social e percepto-motor. Constatou-se também que o desenho é visto como uma atividade destituída de valor educacional, estando em "segundo plano dentro do curriculo pedagógico, tendo a leitura e a escrita uma importância maior neste contexto. Percebe-se, de maneira geral, que as atitudes dos professores diante da atividade gráfica não diferem de suas posturas relativas ao desempenho acadêmico das crianças como um todo, isto é, as crianças devem seguir padrões pré estabelecidos, havendo pouco espaço para o exercicio daquilo que é inusitado e diferente Sugere-se com esta pesquisa um maior investimento teórico e prático na formação do professor pré-escolar para que este enfoque distorcido em relação à atividade de desenho seja revertido. Palavras-chave: Desenho infantil; Pre-escola; Percepção do professor.   Abstract: Drawings of children are part of one important realm of symbolic activity that involves cognitive, affective, motor and social aspects. Since the beginning of the pre-school, the child virtually has the possibility to develop (or not) such aspects. In the historic-cultural theory, schooling receives emphasis in those researches which demonstrate qualitative changes in the processes of thinking of the analyzed subjects. In relation to drawings, schooling potentially provides situations in which the child can develop himself effectively, elaborating. modifying and enhancing his graphical repertory. The aim of this work was to verify how pre-school teachers perceive children drawings and how this perception is reflected on his pedagogical practice. The research field was two municipal schools in Uberlândia (M.G.) and constituted of two phases observation of classroom activities of drawing and interview of the teachers. The results demonstrated that pre-school teacher have few or none information on the sense of artistic activity promoting cognitive, emotional, social and motorperception development It was found that the drawing is taken as an activity without any educational meaning, is ranked as less important in the pedagogical curriculum, while reading and writing have higher importance in this context In general, it is found that teachers attitudes in relation to the academic performances as a whole, that is, children have to follow pre-established patterns, leaving just a few room for them to exercise what is original and different. This research suggests that more important theoretical and practical investments should be done in pre-school teachers formation so that distorced perception of drawing activities can be reversed. Key words: Children drawings; Pre-school; Teacher perception.EDUFU - Editora da Universidade Federal de Uberlândia2008-09-04info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionAvaliado por ParesTextoapplication/pdfhttps://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/77710.14393/REVEDFIL.v13n26a1999-777Educação e Filosofia; v. 13 n. 26 (1999): v.13 n.26 jul./dez. 1999; 237-2581982-596X0102-6801reponame:Educação e Filosofiainstname:Universidade Federal de Uberlândia (UFU)instacron:UFUporhttps://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/777/700Copyright (c) 2016 Silvia Maria Cintra da Silva, Cinara Sommerhalderhttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessda Silva, Silvia Maria CintraSommerhalder, Cinara2023-06-30T15:07:03Zoai:ojs.www.seer.ufu.br:article/777Revistahttps://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofiaPUBhttps://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/oai||revedfil@ufu.br1982-596X0102-6801opendoar:2023-06-30T15:07:03Educação e Filosofia - Universidade Federal de Uberlândia (UFU)false
dc.title.none.fl_str_mv A percepção do professor de educação infantil sobre o desenho da criança
title A percepção do professor de educação infantil sobre o desenho da criança
spellingShingle A percepção do professor de educação infantil sobre o desenho da criança
da Silva, Silvia Maria Cintra
Desenho infantil
Pre-escola
Percepção do professor
title_short A percepção do professor de educação infantil sobre o desenho da criança
title_full A percepção do professor de educação infantil sobre o desenho da criança
title_fullStr A percepção do professor de educação infantil sobre o desenho da criança
title_full_unstemmed A percepção do professor de educação infantil sobre o desenho da criança
title_sort A percepção do professor de educação infantil sobre o desenho da criança
author da Silva, Silvia Maria Cintra
author_facet da Silva, Silvia Maria Cintra
Sommerhalder, Cinara
author_role author
author2 Sommerhalder, Cinara
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv da Silva, Silvia Maria Cintra
Sommerhalder, Cinara
dc.subject.por.fl_str_mv Desenho infantil
Pre-escola
Percepção do professor
topic Desenho infantil
Pre-escola
Percepção do professor
description O desenho infantil é uma importante esfera de atividade simbólica que envolve aspectos cognitivos, afetivos, motores e sociais. A partir do ingresso na pré-escola, a criança tem, virtualmente, a possibilidade de desenvolver ou não tais aspectos. Na teoria histórico cultural, a escolarização recebe destaque em pesquisas que mostram mudanças qualitativas nos processos psíquicos dos sujeitos analisados. Em relação ao desenho, a escolarização potencialmente propicia situações em que a criança pode desenvolver-se de modo efetivo, elaborando, modificando e ampliando seu repertório gráfico. O objetivo deste trabalho foi verificar como o professor da pré-escola concebe o desenho infantil e como esta concepção reflete em sua prática pedagógica. A pesquisa realizou-se em duas escolas da rede municipal de ensino da cidade de Uberlândia- M.G. e constou de duas etapas: observação de atividades de desenho em sala de aula e entrevista com os professores. Os resultados mostraram que o professor pré-escolar tem pouca ou nenhuma informação a respeito do desenho enquanto atividade artistica promotora do desenvolvimento cognitivo, emocional, social e percepto-motor. Constatou-se também que o desenho é visto como uma atividade destituída de valor educacional, estando em "segundo plano dentro do curriculo pedagógico, tendo a leitura e a escrita uma importância maior neste contexto. Percebe-se, de maneira geral, que as atitudes dos professores diante da atividade gráfica não diferem de suas posturas relativas ao desempenho acadêmico das crianças como um todo, isto é, as crianças devem seguir padrões pré estabelecidos, havendo pouco espaço para o exercicio daquilo que é inusitado e diferente Sugere-se com esta pesquisa um maior investimento teórico e prático na formação do professor pré-escolar para que este enfoque distorcido em relação à atividade de desenho seja revertido. Palavras-chave: Desenho infantil; Pre-escola; Percepção do professor.   Abstract: Drawings of children are part of one important realm of symbolic activity that involves cognitive, affective, motor and social aspects. Since the beginning of the pre-school, the child virtually has the possibility to develop (or not) such aspects. In the historic-cultural theory, schooling receives emphasis in those researches which demonstrate qualitative changes in the processes of thinking of the analyzed subjects. In relation to drawings, schooling potentially provides situations in which the child can develop himself effectively, elaborating. modifying and enhancing his graphical repertory. The aim of this work was to verify how pre-school teachers perceive children drawings and how this perception is reflected on his pedagogical practice. The research field was two municipal schools in Uberlândia (M.G.) and constituted of two phases observation of classroom activities of drawing and interview of the teachers. The results demonstrated that pre-school teacher have few or none information on the sense of artistic activity promoting cognitive, emotional, social and motorperception development It was found that the drawing is taken as an activity without any educational meaning, is ranked as less important in the pedagogical curriculum, while reading and writing have higher importance in this context In general, it is found that teachers attitudes in relation to the academic performances as a whole, that is, children have to follow pre-established patterns, leaving just a few room for them to exercise what is original and different. This research suggests that more important theoretical and practical investments should be done in pre-school teachers formation so that distorced perception of drawing activities can be reversed. Key words: Children drawings; Pre-school; Teacher perception.
publishDate 2008
dc.date.none.fl_str_mv 2008-09-04
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Avaliado por Pares
Texto
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/777
10.14393/REVEDFIL.v13n26a1999-777
url https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/777
identifier_str_mv 10.14393/REVEDFIL.v13n26a1999-777
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/777/700
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2016 Silvia Maria Cintra da Silva, Cinara Sommerhalder
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2016 Silvia Maria Cintra da Silva, Cinara Sommerhalder
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv EDUFU - Editora da Universidade Federal de Uberlândia
publisher.none.fl_str_mv EDUFU - Editora da Universidade Federal de Uberlândia
dc.source.none.fl_str_mv Educação e Filosofia; v. 13 n. 26 (1999): v.13 n.26 jul./dez. 1999; 237-258
1982-596X
0102-6801
reponame:Educação e Filosofia
instname:Universidade Federal de Uberlândia (UFU)
instacron:UFU
instname_str Universidade Federal de Uberlândia (UFU)
instacron_str UFU
institution UFU
reponame_str Educação e Filosofia
collection Educação e Filosofia
repository.name.fl_str_mv Educação e Filosofia - Universidade Federal de Uberlândia (UFU)
repository.mail.fl_str_mv ||revedfil@ufu.br
_version_ 1792207231707512832