Licenciatura em enfermagem: nova experiência / Enfermage licenciature: new experience
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2020 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Brazilian Journal of Health Review |
Texto Completo: | https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BJHR/article/view/20901 |
Resumo: | A licenciatura em enfermagem vem para dar ênfase na formação do enfermeiro, pois, está ligada a parte política e pedagógica da formação do profissional de enfermagem. No entanto, podemos dizer que a licenciatura nesse contexto está em fase de implantação, ou seja, ainda não é praticada na grande maioria das universidades brasileiras. A licenciatura nos propõe momentos desafiadores, onde as expectativas podem ser tanto positivas como negativas dependendo do ponto de vista de quem executa. Esses desafios podem ser superados com um bom planejamento dos objetivos a serem alcançados. A intensa busca do que é novo traz a incerteza e insegurança aos acadêmicos, quando eles vão para a prática da licenciatura. Entretanto o que faz a insegurança surgir é justamente as metodologias que deverão ser adotadas quando o ensino não alcança os resultados esperados, sendo necessárias novas metodologias de ensino. O primeiro contato que o acadêmico tem com a prática da licenciatura, ou seja, quando ele assume o papel do professor, gera uma intensa carga emocional onde ele sente a responsabilidade de levar conhecimento a um grande público que pode aceita-lo ou rejeita-lo. A demonstração de confiança e conhecimento do conteúdo abordado perante os discentes é muito importante nesse processo. |
id |
BJRH-0_65dc2e779b20570fc1e8711d167765ea |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/20901 |
network_acronym_str |
BJRH-0 |
network_name_str |
Brazilian Journal of Health Review |
repository_id_str |
|
spelling |
Licenciatura em enfermagem: nova experiência / Enfermage licenciature: new experienceLicenciatura em EnfermagemEstágioMétodos.A licenciatura em enfermagem vem para dar ênfase na formação do enfermeiro, pois, está ligada a parte política e pedagógica da formação do profissional de enfermagem. No entanto, podemos dizer que a licenciatura nesse contexto está em fase de implantação, ou seja, ainda não é praticada na grande maioria das universidades brasileiras. A licenciatura nos propõe momentos desafiadores, onde as expectativas podem ser tanto positivas como negativas dependendo do ponto de vista de quem executa. Esses desafios podem ser superados com um bom planejamento dos objetivos a serem alcançados. A intensa busca do que é novo traz a incerteza e insegurança aos acadêmicos, quando eles vão para a prática da licenciatura. Entretanto o que faz a insegurança surgir é justamente as metodologias que deverão ser adotadas quando o ensino não alcança os resultados esperados, sendo necessárias novas metodologias de ensino. O primeiro contato que o acadêmico tem com a prática da licenciatura, ou seja, quando ele assume o papel do professor, gera uma intensa carga emocional onde ele sente a responsabilidade de levar conhecimento a um grande público que pode aceita-lo ou rejeita-lo. A demonstração de confiança e conhecimento do conteúdo abordado perante os discentes é muito importante nesse processo. Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.2020-12-03info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BJHR/article/view/2090110.34119/bjhrv3n6-174Brazilian Journal of Health Review; Vol. 3 No. 6 (2020); 17621-17632Brazilian Journal of Health Review; v. 3 n. 6 (2020); 17621-176322595-6825reponame:Brazilian Journal of Health Reviewinstname:Federação das Indústrias do Estado do Paraná (FIEP)instacron:BJRHporhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BJHR/article/view/20901/16688Copyright (c) 2020 Brazilian Journal of Health Reviewinfo:eu-repo/semantics/openAccessde Oliveira, Ronaldo Souzados Santos, Jair Rosa2021-01-08T20:12:59Zoai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/20901Revistahttp://www.brazilianjournals.com/index.php/BJHR/indexPRIhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BJHR/oai|| brazilianjhr@gmail.com2595-68252595-6825opendoar:2021-01-08T20:12:59Brazilian Journal of Health Review - Federação das Indústrias do Estado do Paraná (FIEP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Licenciatura em enfermagem: nova experiência / Enfermage licenciature: new experience |
title |
Licenciatura em enfermagem: nova experiência / Enfermage licenciature: new experience |
spellingShingle |
Licenciatura em enfermagem: nova experiência / Enfermage licenciature: new experience de Oliveira, Ronaldo Souza Licenciatura em Enfermagem Estágio Métodos. |
title_short |
Licenciatura em enfermagem: nova experiência / Enfermage licenciature: new experience |
title_full |
Licenciatura em enfermagem: nova experiência / Enfermage licenciature: new experience |
title_fullStr |
Licenciatura em enfermagem: nova experiência / Enfermage licenciature: new experience |
title_full_unstemmed |
Licenciatura em enfermagem: nova experiência / Enfermage licenciature: new experience |
title_sort |
Licenciatura em enfermagem: nova experiência / Enfermage licenciature: new experience |
author |
de Oliveira, Ronaldo Souza |
author_facet |
de Oliveira, Ronaldo Souza dos Santos, Jair Rosa |
author_role |
author |
author2 |
dos Santos, Jair Rosa |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
de Oliveira, Ronaldo Souza dos Santos, Jair Rosa |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Licenciatura em Enfermagem Estágio Métodos. |
topic |
Licenciatura em Enfermagem Estágio Métodos. |
description |
A licenciatura em enfermagem vem para dar ênfase na formação do enfermeiro, pois, está ligada a parte política e pedagógica da formação do profissional de enfermagem. No entanto, podemos dizer que a licenciatura nesse contexto está em fase de implantação, ou seja, ainda não é praticada na grande maioria das universidades brasileiras. A licenciatura nos propõe momentos desafiadores, onde as expectativas podem ser tanto positivas como negativas dependendo do ponto de vista de quem executa. Esses desafios podem ser superados com um bom planejamento dos objetivos a serem alcançados. A intensa busca do que é novo traz a incerteza e insegurança aos acadêmicos, quando eles vão para a prática da licenciatura. Entretanto o que faz a insegurança surgir é justamente as metodologias que deverão ser adotadas quando o ensino não alcança os resultados esperados, sendo necessárias novas metodologias de ensino. O primeiro contato que o acadêmico tem com a prática da licenciatura, ou seja, quando ele assume o papel do professor, gera uma intensa carga emocional onde ele sente a responsabilidade de levar conhecimento a um grande público que pode aceita-lo ou rejeita-lo. A demonstração de confiança e conhecimento do conteúdo abordado perante os discentes é muito importante nesse processo. |
publishDate |
2020 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2020-12-03 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BJHR/article/view/20901 10.34119/bjhrv3n6-174 |
url |
https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BJHR/article/view/20901 |
identifier_str_mv |
10.34119/bjhrv3n6-174 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BJHR/article/view/20901/16688 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2020 Brazilian Journal of Health Review info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2020 Brazilian Journal of Health Review |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda. |
publisher.none.fl_str_mv |
Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda. |
dc.source.none.fl_str_mv |
Brazilian Journal of Health Review; Vol. 3 No. 6 (2020); 17621-17632 Brazilian Journal of Health Review; v. 3 n. 6 (2020); 17621-17632 2595-6825 reponame:Brazilian Journal of Health Review instname:Federação das Indústrias do Estado do Paraná (FIEP) instacron:BJRH |
instname_str |
Federação das Indústrias do Estado do Paraná (FIEP) |
instacron_str |
BJRH |
institution |
BJRH |
reponame_str |
Brazilian Journal of Health Review |
collection |
Brazilian Journal of Health Review |
repository.name.fl_str_mv |
Brazilian Journal of Health Review - Federação das Indústrias do Estado do Paraná (FIEP) |
repository.mail.fl_str_mv |
|| brazilianjhr@gmail.com |
_version_ |
1797240057139036160 |