Conhecimento de graduandos de enfermagem sobre a importância dos serviços públicos para a saúde da criança / Knowledge of undergraduate nursing students about the importance of public services for child health

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Naslausky, Sarah Garcia
Data de Publicação: 2021
Outros Autores: Moniz, Marcela de Abreu, Magalhães, Ariadne Gomes da Costa, Almeida, Lourdes Maria Nunes, Souza, Ingrid da Silva, Maia, Yasmim Campos dos Santos, Campos, Carolina de Alcantara, de Souza, Isabelle Vieira Silva
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Brazilian Journal of Health Review
Texto Completo: https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BJHR/article/view/33061
Resumo: O conhecimento sobre a importância de determinantes socioambientais relativos ao acesso e à qualidade dos serviços públicos de saneamento ambiental, escola, lazer, esporte e de saúde para a promoção de saúde, prevenção, diagnóstico e tratamento de doenças infantis é indispensável ao cuidado integral pelo enfermeiro. Desse modo, o presente estudo teve como objetivo verificar se houve diferença no conhecimento de graduandos de enfermagem sobre o grau de importância dos serviços públicos para a saúde da criança. Trata-se de estudo transversal, observacional, descritivo, realizado por meio de autopreenchimento de questionários por 120 estudantes de enfermagem da Universidade Federal Fluminense, campus Rio das Ostras, durante o período de abril a julho de 2017. Foram analisados dados sociodemográficos e dados referentes ao grau de importância dos seguintes serviços públicos: serviços de atenção básica à saúde; serviços hospitalares de saúde; serviços de atenção especializada em saúde; escolas; áreas de esporte e lazer; segurança pública; coleta de lixo; abastecimento de água tratada e rede de tratamento de esgoto. Foi empregada análise estatística descritiva e o teste Qui-quadrado de Pearson e o teste de Kruskal-Wallis, considerando-se p<0,05. Houve diferença apenas nas respostas sobre o grau de importância do serviço de coleta de lixo doméstico para a saúde da criança entre os estudantes dos cinco anos do curso de graduação em enfermagem (p=0,01). O ano de formação do estudante não se revelou como um fator diferencial no conhecimento sobre o grau de importância para a maior parte dos serviços públicos analisados neste estudo. Este fato evidencia que urgem estratégias curriculares voltadas para o processo de ensino-aprendizagem acerca da influência de determinantes ambientais, assim como, o acesso equânime e de qualidade de serviços essenciais à promoção, manutenção, proteção e recuperação da saúde da criança na formação do enfermeiro. 
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