Estereótipos visuais do idoso na publicidade Brasileira / Visual stereotypes of the elderly in Brazilian advertising

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: de Oliveira, Amanda Cristina
Data de Publicação: 2022
Outros Autores: de Souza, Sandra M. R.
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Brazilian Journal of Health Review
Texto Completo: https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BJHR/article/view/44250
Resumo: Este artigo traz um panorama nacional das representações dos idosos em vídeos publicitários, com foco em imagens que retratam indivíduos desta faixa etária usando Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs). O objetivo do panorama foi identificar se o idoso é abordado como público-alvo relevante ou apenas como personagem coadjuvante e quais são os estereótipos associados à velhice mais recorrentes nessas mensagens publicitárias. O corpus da análise foi composto por 42 anúncios, veiculados entre 2011 e 2017, retratando idosos em interação com as TICs. A metodologia escolhida foi a Análise de Conteúdo (AC) e os indicadores observados fundamentaram-se nas mediações comunicativas da cultura de Martín-Barbero. Foi identificado que o segmento de mercado que mais utiliza personagens idosos em contato com as TICs é o de tecnologia em si, com 43% do total dos anúncios da amostra.. O estereótipo mais recorrente, presente em 37% das peças marcárias analisadas, foi chamado pelas autoras de avós digitais e reforça uma percepção de que o idoso é ligado à família, transmite amabilidade e usa a tecnologia com desenvoltura. No total, sete estereótipos foram identificados, demonstrando uma heterogeneidade de visões acerca da velhice, presente no mercado publicitário.
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