Violência obstétrica: reflexões no itinerário de formação médica

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Piffer, Douglas Moro
Data de Publicação: 2023
Outros Autores: Rego, Ívila Carla Souto, Maroto, Keide Nunes, Santos, Marlene Guimarães
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Brazilian Journal of Health Review
Texto Completo: https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BJHR/article/view/60450
Resumo: A violência obstétrica caracteriza-se pelas variadas formas de violência e danos perpetrados à mulher durante o pré-natal, parto, pós-parto e pós-natal e aborto. A relevância das repercussão destes danos à vida da mãe e do bebê torna a violência obstétrica uma temática essencial a ser discutida na formação médica. Este estudo resgata essa discussão ao propor uma meta-análise documental aplicada aos projetos pedagógicos de cursos (PPCs) de bacharelado em medicina de Rondônia, a fim de identificar as reflexões no itinerário de formação médica advindas das ressignificações de aspectos que atravessam o conceito e a compreensão da violência obstétrica e/ou da violência contra a mulher de forma geral. A partir da aplicação da estratégia de busca pelas fontes de dados e aplicados os critérios de inclusão e exclusão foram analisados 10 PPCs, a partir da metodologia de síntese narrativa foram realizadas as análises primárias que identificaram individualmente as citações sobre o tema em cada PPC, que posteriormente foram analisados sob a ótica de suas analogias e discrepâncias, bem como suas confluências e divergências. Os resultados alcançados e as análises realizadas permitiram concluir que o estudo da violência obstétrica é fundamental no contexto da formação médica, implica o conhecimento técnico e clínico, mas também a valorização do diálogo, da empatia e do respeito aos direitos das mulheres, a fim de oferecer um atendimento obstétrico mais seguro, humano e digno, reduzindo os riscos de complicações e traumas para a mulher e para o bebê.
id BJRH-0_6f29497ed2829fd9ea87510fc8a9d206
oai_identifier_str oai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/60450
network_acronym_str BJRH-0
network_name_str Brazilian Journal of Health Review
repository_id_str
spelling Violência obstétrica: reflexões no itinerário de formação médicaviolência obstétricaformação médicapráticas humanizadas em obstetríciaA violência obstétrica caracteriza-se pelas variadas formas de violência e danos perpetrados à mulher durante o pré-natal, parto, pós-parto e pós-natal e aborto. A relevância das repercussão destes danos à vida da mãe e do bebê torna a violência obstétrica uma temática essencial a ser discutida na formação médica. Este estudo resgata essa discussão ao propor uma meta-análise documental aplicada aos projetos pedagógicos de cursos (PPCs) de bacharelado em medicina de Rondônia, a fim de identificar as reflexões no itinerário de formação médica advindas das ressignificações de aspectos que atravessam o conceito e a compreensão da violência obstétrica e/ou da violência contra a mulher de forma geral. A partir da aplicação da estratégia de busca pelas fontes de dados e aplicados os critérios de inclusão e exclusão foram analisados 10 PPCs, a partir da metodologia de síntese narrativa foram realizadas as análises primárias que identificaram individualmente as citações sobre o tema em cada PPC, que posteriormente foram analisados sob a ótica de suas analogias e discrepâncias, bem como suas confluências e divergências. Os resultados alcançados e as análises realizadas permitiram concluir que o estudo da violência obstétrica é fundamental no contexto da formação médica, implica o conhecimento técnico e clínico, mas também a valorização do diálogo, da empatia e do respeito aos direitos das mulheres, a fim de oferecer um atendimento obstétrico mais seguro, humano e digno, reduzindo os riscos de complicações e traumas para a mulher e para o bebê.Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.2023-06-06info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BJHR/article/view/6045010.34119/bjhrv6n3-270Brazilian Journal of Health Review; Vol. 6 No. 3 (2023); 11815-11843Brazilian Journal of Health Review; Vol. 6 Núm. 3 (2023); 11815-11843Brazilian Journal of Health Review; v. 6 n. 3 (2023); 11815-118432595-6825reponame:Brazilian Journal of Health Reviewinstname:Federação das Indústrias do Estado do Paraná (FIEP)instacron:BJRHporhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BJHR/article/view/60450/43690Piffer, Douglas MoroRego, Ívila Carla SoutoMaroto, Keide NunesSantos, Marlene Guimarãesinfo:eu-repo/semantics/openAccess2023-06-21T14:57:37Zoai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/60450Revistahttp://www.brazilianjournals.com/index.php/BJHR/indexPRIhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BJHR/oai|| brazilianjhr@gmail.com2595-68252595-6825opendoar:2023-06-21T14:57:37Brazilian Journal of Health Review - Federação das Indústrias do Estado do Paraná (FIEP)false
dc.title.none.fl_str_mv Violência obstétrica: reflexões no itinerário de formação médica
title Violência obstétrica: reflexões no itinerário de formação médica
spellingShingle Violência obstétrica: reflexões no itinerário de formação médica
Piffer, Douglas Moro
violência obstétrica
formação médica
práticas humanizadas em obstetrícia
title_short Violência obstétrica: reflexões no itinerário de formação médica
title_full Violência obstétrica: reflexões no itinerário de formação médica
title_fullStr Violência obstétrica: reflexões no itinerário de formação médica
title_full_unstemmed Violência obstétrica: reflexões no itinerário de formação médica
title_sort Violência obstétrica: reflexões no itinerário de formação médica
author Piffer, Douglas Moro
author_facet Piffer, Douglas Moro
Rego, Ívila Carla Souto
Maroto, Keide Nunes
Santos, Marlene Guimarães
author_role author
author2 Rego, Ívila Carla Souto
Maroto, Keide Nunes
Santos, Marlene Guimarães
author2_role author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Piffer, Douglas Moro
Rego, Ívila Carla Souto
Maroto, Keide Nunes
Santos, Marlene Guimarães
dc.subject.por.fl_str_mv violência obstétrica
formação médica
práticas humanizadas em obstetrícia
topic violência obstétrica
formação médica
práticas humanizadas em obstetrícia
description A violência obstétrica caracteriza-se pelas variadas formas de violência e danos perpetrados à mulher durante o pré-natal, parto, pós-parto e pós-natal e aborto. A relevância das repercussão destes danos à vida da mãe e do bebê torna a violência obstétrica uma temática essencial a ser discutida na formação médica. Este estudo resgata essa discussão ao propor uma meta-análise documental aplicada aos projetos pedagógicos de cursos (PPCs) de bacharelado em medicina de Rondônia, a fim de identificar as reflexões no itinerário de formação médica advindas das ressignificações de aspectos que atravessam o conceito e a compreensão da violência obstétrica e/ou da violência contra a mulher de forma geral. A partir da aplicação da estratégia de busca pelas fontes de dados e aplicados os critérios de inclusão e exclusão foram analisados 10 PPCs, a partir da metodologia de síntese narrativa foram realizadas as análises primárias que identificaram individualmente as citações sobre o tema em cada PPC, que posteriormente foram analisados sob a ótica de suas analogias e discrepâncias, bem como suas confluências e divergências. Os resultados alcançados e as análises realizadas permitiram concluir que o estudo da violência obstétrica é fundamental no contexto da formação médica, implica o conhecimento técnico e clínico, mas também a valorização do diálogo, da empatia e do respeito aos direitos das mulheres, a fim de oferecer um atendimento obstétrico mais seguro, humano e digno, reduzindo os riscos de complicações e traumas para a mulher e para o bebê.
publishDate 2023
dc.date.none.fl_str_mv 2023-06-06
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BJHR/article/view/60450
10.34119/bjhrv6n3-270
url https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BJHR/article/view/60450
identifier_str_mv 10.34119/bjhrv6n3-270
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BJHR/article/view/60450/43690
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.
publisher.none.fl_str_mv Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.
dc.source.none.fl_str_mv Brazilian Journal of Health Review; Vol. 6 No. 3 (2023); 11815-11843
Brazilian Journal of Health Review; Vol. 6 Núm. 3 (2023); 11815-11843
Brazilian Journal of Health Review; v. 6 n. 3 (2023); 11815-11843
2595-6825
reponame:Brazilian Journal of Health Review
instname:Federação das Indústrias do Estado do Paraná (FIEP)
instacron:BJRH
instname_str Federação das Indústrias do Estado do Paraná (FIEP)
instacron_str BJRH
institution BJRH
reponame_str Brazilian Journal of Health Review
collection Brazilian Journal of Health Review
repository.name.fl_str_mv Brazilian Journal of Health Review - Federação das Indústrias do Estado do Paraná (FIEP)
repository.mail.fl_str_mv || brazilianjhr@gmail.com
_version_ 1797240030665637888