(Re)construção do PET-Saúde Interprofissionalidade durante a pandemia: relato de experiência / (Re)construction of PET-Health Interprofessionalism during the pandemic: experience report
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2021 |
Outros Autores: | , , , , , , , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Brazilian Journal of Health Review |
DOI: | 10.34119/bjhrv4n6-471 |
Texto Completo: | https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BJHR/article/view/42088 |
Resumo: | O objetivo deste trabalho é relatar uma experiência de reformulação de um projeto PET-Saúde Interprofissionalidade durante a pandemia de Covid-19. Com base nas competências e habilidades recomendadas nas Diretrizes Curriculares Nacionais (DCNs) dos cursos de graduação da saúde, buscou-se analisar quais dessas proposições foram contempladas nas atividades remotas realizadas pelo grupo PET-Saúde Norte. Trata-se de um relato de experiência: descrevem-se as vivências dos membros integrantes de um grupo tutorial do Pet-Saúde Interprofissionalidade da Universidade Comunitária da Região de Chapecó em parceria com a Secretaria de Saúde (Sesau) de Chapecó, Santa Catarina, durante a pandemia de Covid-19 (causada pelo vírus SARS-CoV-2). Foram descritas as ações/atividades realizadas pelos petianos em consonância com as competências da formação interprofissional. Foi elaborada uma tabela e descrição das ações realizadas pelo grupo: reuniões remotas, revisão literatura, simpósio, construção de materiais sobre diabetes mellitus, gestantes e a mandala no curso de docência, os encontros aos sábados e o encontro final, momentos de construção, monitoramento e avaliações do processo de formação. Ainda, relacionando-as com as competências para formação interprofissional: atenção à saúde, tomada de decisões, comunicação, liderança, administração e gerenciamento do SUS, educação permanente. Desafios e oportunidades foram identificados no monitoramento e avaliação das rotinas de trabalho apresentando falhas e necessidades; o trabalho em equipe, a comunicação e adaptação às mudanças nos deixaram vivências ricas e positivas. A reorganização do processo de formação dos petianos representa a (re)construção de um programa de educação para/da/pela saúde, tendo como ferramenta essencial os pilares das competências interprofissionais no momento de maior impacto e valorização do SUS. Foi demonstrada a elevada capacidade dos estudantes, tutores, preceptores e envolvidos no PET-Saúde Interprofissional durante a pandemia de Covid-19 na reconstrução das competências interprofissionais adaptadas à realidade social.. |
id |
BJRH-0_71740c1fc1357df7461f53e8446b4b09 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/42088 |
network_acronym_str |
BJRH-0 |
network_name_str |
Brazilian Journal of Health Review |
spelling |
(Re)construção do PET-Saúde Interprofissionalidade durante a pandemia: relato de experiência / (Re)construction of PET-Health Interprofessionalism during the pandemic: experience reportEducação interprofissionalSistema Único de SaúdeCovid-19educação em saúdeRelações interprofissionais.O objetivo deste trabalho é relatar uma experiência de reformulação de um projeto PET-Saúde Interprofissionalidade durante a pandemia de Covid-19. Com base nas competências e habilidades recomendadas nas Diretrizes Curriculares Nacionais (DCNs) dos cursos de graduação da saúde, buscou-se analisar quais dessas proposições foram contempladas nas atividades remotas realizadas pelo grupo PET-Saúde Norte. Trata-se de um relato de experiência: descrevem-se as vivências dos membros integrantes de um grupo tutorial do Pet-Saúde Interprofissionalidade da Universidade Comunitária da Região de Chapecó em parceria com a Secretaria de Saúde (Sesau) de Chapecó, Santa Catarina, durante a pandemia de Covid-19 (causada pelo vírus SARS-CoV-2). Foram descritas as ações/atividades realizadas pelos petianos em consonância com as competências da formação interprofissional. Foi elaborada uma tabela e descrição das ações realizadas pelo grupo: reuniões remotas, revisão literatura, simpósio, construção de materiais sobre diabetes mellitus, gestantes e a mandala no curso de docência, os encontros aos sábados e o encontro final, momentos de construção, monitoramento e avaliações do processo de formação. Ainda, relacionando-as com as competências para formação interprofissional: atenção à saúde, tomada de decisões, comunicação, liderança, administração e gerenciamento do SUS, educação permanente. Desafios e oportunidades foram identificados no monitoramento e avaliação das rotinas de trabalho apresentando falhas e necessidades; o trabalho em equipe, a comunicação e adaptação às mudanças nos deixaram vivências ricas e positivas. A reorganização do processo de formação dos petianos representa a (re)construção de um programa de educação para/da/pela saúde, tendo como ferramenta essencial os pilares das competências interprofissionais no momento de maior impacto e valorização do SUS. Foi demonstrada a elevada capacidade dos estudantes, tutores, preceptores e envolvidos no PET-Saúde Interprofissional durante a pandemia de Covid-19 na reconstrução das competências interprofissionais adaptadas à realidade social..Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.2021-12-31info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BJHR/article/view/4208810.34119/bjhrv4n6-471Brazilian Journal of Health Review; Vol. 4 No. 6 (2021); 29437-29458Brazilian Journal of Health Review; v. 4 n. 6 (2021); 29437-294582595-6825reponame:Brazilian Journal of Health Reviewinstname:Federação das Indústrias do Estado do Paraná (FIEP)instacron:BJRHporhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BJHR/article/view/42088/pdfCopyright (c) 2021 Brazilian Journal of Health Reviewinfo:eu-repo/semantics/openAccessCrivellaro, Andressa KarkowTreméa, Daiane MoresTreméa, Daniela MoresValgoi, Elias Matheus BaggioMiranda, Èliton VitorMenegolla, Gisielle Christine SchmidtBandeira, Láisa JantschMarocco, MilenaSzinwelski, Nádia KunkelPadilha, Cristiano2022-05-11T11:55:58Zoai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/42088Revistahttp://www.brazilianjournals.com/index.php/BJHR/indexPRIhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BJHR/oai|| brazilianjhr@gmail.com2595-68252595-6825opendoar:2022-05-11T11:55:58Brazilian Journal of Health Review - Federação das Indústrias do Estado do Paraná (FIEP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
(Re)construção do PET-Saúde Interprofissionalidade durante a pandemia: relato de experiência / (Re)construction of PET-Health Interprofessionalism during the pandemic: experience report |
title |
(Re)construção do PET-Saúde Interprofissionalidade durante a pandemia: relato de experiência / (Re)construction of PET-Health Interprofessionalism during the pandemic: experience report |
spellingShingle |
(Re)construção do PET-Saúde Interprofissionalidade durante a pandemia: relato de experiência / (Re)construction of PET-Health Interprofessionalism during the pandemic: experience report (Re)construção do PET-Saúde Interprofissionalidade durante a pandemia: relato de experiência / (Re)construction of PET-Health Interprofessionalism during the pandemic: experience report Crivellaro, Andressa Karkow Educação interprofissional Sistema Único de Saúde Covid-19 educação em saúde Relações interprofissionais. Crivellaro, Andressa Karkow Educação interprofissional Sistema Único de Saúde Covid-19 educação em saúde Relações interprofissionais. |
title_short |
(Re)construção do PET-Saúde Interprofissionalidade durante a pandemia: relato de experiência / (Re)construction of PET-Health Interprofessionalism during the pandemic: experience report |
title_full |
(Re)construção do PET-Saúde Interprofissionalidade durante a pandemia: relato de experiência / (Re)construction of PET-Health Interprofessionalism during the pandemic: experience report |
title_fullStr |
(Re)construção do PET-Saúde Interprofissionalidade durante a pandemia: relato de experiência / (Re)construction of PET-Health Interprofessionalism during the pandemic: experience report (Re)construção do PET-Saúde Interprofissionalidade durante a pandemia: relato de experiência / (Re)construction of PET-Health Interprofessionalism during the pandemic: experience report |
title_full_unstemmed |
(Re)construção do PET-Saúde Interprofissionalidade durante a pandemia: relato de experiência / (Re)construction of PET-Health Interprofessionalism during the pandemic: experience report (Re)construção do PET-Saúde Interprofissionalidade durante a pandemia: relato de experiência / (Re)construction of PET-Health Interprofessionalism during the pandemic: experience report |
title_sort |
(Re)construção do PET-Saúde Interprofissionalidade durante a pandemia: relato de experiência / (Re)construction of PET-Health Interprofessionalism during the pandemic: experience report |
author |
Crivellaro, Andressa Karkow |
author_facet |
Crivellaro, Andressa Karkow Crivellaro, Andressa Karkow Treméa, Daiane Mores Treméa, Daniela Mores Valgoi, Elias Matheus Baggio Miranda, Èliton Vitor Menegolla, Gisielle Christine Schmidt Bandeira, Láisa Jantsch Marocco, Milena Szinwelski, Nádia Kunkel Padilha, Cristiano Treméa, Daiane Mores Treméa, Daniela Mores Valgoi, Elias Matheus Baggio Miranda, Èliton Vitor Menegolla, Gisielle Christine Schmidt Bandeira, Láisa Jantsch Marocco, Milena Szinwelski, Nádia Kunkel Padilha, Cristiano |
author_role |
author |
author2 |
Treméa, Daiane Mores Treméa, Daniela Mores Valgoi, Elias Matheus Baggio Miranda, Èliton Vitor Menegolla, Gisielle Christine Schmidt Bandeira, Láisa Jantsch Marocco, Milena Szinwelski, Nádia Kunkel Padilha, Cristiano |
author2_role |
author author author author author author author author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Crivellaro, Andressa Karkow Treméa, Daiane Mores Treméa, Daniela Mores Valgoi, Elias Matheus Baggio Miranda, Èliton Vitor Menegolla, Gisielle Christine Schmidt Bandeira, Láisa Jantsch Marocco, Milena Szinwelski, Nádia Kunkel Padilha, Cristiano |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação interprofissional Sistema Único de Saúde Covid-19 educação em saúde Relações interprofissionais. |
topic |
Educação interprofissional Sistema Único de Saúde Covid-19 educação em saúde Relações interprofissionais. |
description |
O objetivo deste trabalho é relatar uma experiência de reformulação de um projeto PET-Saúde Interprofissionalidade durante a pandemia de Covid-19. Com base nas competências e habilidades recomendadas nas Diretrizes Curriculares Nacionais (DCNs) dos cursos de graduação da saúde, buscou-se analisar quais dessas proposições foram contempladas nas atividades remotas realizadas pelo grupo PET-Saúde Norte. Trata-se de um relato de experiência: descrevem-se as vivências dos membros integrantes de um grupo tutorial do Pet-Saúde Interprofissionalidade da Universidade Comunitária da Região de Chapecó em parceria com a Secretaria de Saúde (Sesau) de Chapecó, Santa Catarina, durante a pandemia de Covid-19 (causada pelo vírus SARS-CoV-2). Foram descritas as ações/atividades realizadas pelos petianos em consonância com as competências da formação interprofissional. Foi elaborada uma tabela e descrição das ações realizadas pelo grupo: reuniões remotas, revisão literatura, simpósio, construção de materiais sobre diabetes mellitus, gestantes e a mandala no curso de docência, os encontros aos sábados e o encontro final, momentos de construção, monitoramento e avaliações do processo de formação. Ainda, relacionando-as com as competências para formação interprofissional: atenção à saúde, tomada de decisões, comunicação, liderança, administração e gerenciamento do SUS, educação permanente. Desafios e oportunidades foram identificados no monitoramento e avaliação das rotinas de trabalho apresentando falhas e necessidades; o trabalho em equipe, a comunicação e adaptação às mudanças nos deixaram vivências ricas e positivas. A reorganização do processo de formação dos petianos representa a (re)construção de um programa de educação para/da/pela saúde, tendo como ferramenta essencial os pilares das competências interprofissionais no momento de maior impacto e valorização do SUS. Foi demonstrada a elevada capacidade dos estudantes, tutores, preceptores e envolvidos no PET-Saúde Interprofissional durante a pandemia de Covid-19 na reconstrução das competências interprofissionais adaptadas à realidade social.. |
publishDate |
2021 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2021-12-31 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BJHR/article/view/42088 10.34119/bjhrv4n6-471 |
url |
https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BJHR/article/view/42088 |
identifier_str_mv |
10.34119/bjhrv4n6-471 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BJHR/article/view/42088/pdf |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2021 Brazilian Journal of Health Review info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2021 Brazilian Journal of Health Review |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda. |
publisher.none.fl_str_mv |
Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda. |
dc.source.none.fl_str_mv |
Brazilian Journal of Health Review; Vol. 4 No. 6 (2021); 29437-29458 Brazilian Journal of Health Review; v. 4 n. 6 (2021); 29437-29458 2595-6825 reponame:Brazilian Journal of Health Review instname:Federação das Indústrias do Estado do Paraná (FIEP) instacron:BJRH |
instname_str |
Federação das Indústrias do Estado do Paraná (FIEP) |
instacron_str |
BJRH |
institution |
BJRH |
reponame_str |
Brazilian Journal of Health Review |
collection |
Brazilian Journal of Health Review |
repository.name.fl_str_mv |
Brazilian Journal of Health Review - Federação das Indústrias do Estado do Paraná (FIEP) |
repository.mail.fl_str_mv |
|| brazilianjhr@gmail.com |
_version_ |
1822179565345177600 |
dc.identifier.doi.none.fl_str_mv |
10.34119/bjhrv4n6-471 |