Educação interprofissional na graduação:Os desafios sob a ótica dos acadêmicos no PET-Saúde em Manaus / Interprofessional education in graduation:The challenges from the perspective of academics at PET-Saúde in Manaus
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2020 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Veras |
Texto Completo: | https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/11542 |
Resumo: | Nos últimos anos, é crescente a disposição para a implementação da Educação Interprofissional (EIP) em saúde em diversos países, motivados pela limitação do modelo atual de formação, disciplinar e uniprofissional, que tem um paradoxo central: profissionais que trabalharão juntos são formados isoladamente. Portanto, esse artigo tem por objetivo descrever a experiência de acadêmicas de cursos da saúde que entraram em contato com a EIP através do Programa de Educação pelo Trabalho para a Saúde/Interprofissionalidade (PET-Saúde/Interprofissionalidade), e a percepção da ausência da EIP na graduação. A reflexão sobre a formação profissional em saúde torna-se importante, uma vez que o cuidado humano é complexo e o serviço ofertado está cada vez mais segmentado, sendo, por isso, necessário que o nó crítico desta problemática seja o quanto antes solucionado. |
id |
VERACRUZ-0_e2436b806f5be8d420ce25611cd84118 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/11542 |
network_acronym_str |
VERACRUZ-0 |
network_name_str |
Revista Veras |
repository_id_str |
|
spelling |
Educação interprofissional na graduação:Os desafios sob a ótica dos acadêmicos no PET-Saúde em Manaus / Interprofessional education in graduation:The challenges from the perspective of academics at PET-Saúde in ManausEducação InterprofissionalPráticas InterdisciplinaresComportamento CooperativoRelações InterprofissionaisColaboração Intersetorial.Nos últimos anos, é crescente a disposição para a implementação da Educação Interprofissional (EIP) em saúde em diversos países, motivados pela limitação do modelo atual de formação, disciplinar e uniprofissional, que tem um paradoxo central: profissionais que trabalharão juntos são formados isoladamente. Portanto, esse artigo tem por objetivo descrever a experiência de acadêmicas de cursos da saúde que entraram em contato com a EIP através do Programa de Educação pelo Trabalho para a Saúde/Interprofissionalidade (PET-Saúde/Interprofissionalidade), e a percepção da ausência da EIP na graduação. A reflexão sobre a formação profissional em saúde torna-se importante, uma vez que o cuidado humano é complexo e o serviço ofertado está cada vez mais segmentado, sendo, por isso, necessário que o nó crítico desta problemática seja o quanto antes solucionado. Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.2020-06-12info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/1154210.34117/bjdv6n6-280Brazilian Journal of Development; Vol. 6 No. 6 (2020); 36804-36807Brazilian Journal of Development; Vol. 6 Núm. 6 (2020); 36804-36807Brazilian Journal of Development; v. 6 n. 6 (2020); 36804-368072525-876110.34117/bjd.v6i6reponame:Revista Verasinstname:Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)instacron:VERACRUZporhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/11542/9631Copyright (c) 2020 Brazilian Journal of Developmentinfo:eu-repo/semantics/openAccessMarques, Gabriella BacellarRocha, Jéssica Márjorie Oliveira daGuedes, Loise Maria Baraúna2020-07-21T19:01:12Zoai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/11542Revistahttp://site.veracruz.edu.br:8087/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/PRIhttp://site.veracruz.edu.br:8087/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/oai||revistaveras@veracruz.edu.br2236-57292236-5729opendoar:2024-10-15T16:07:14.485763Revista Veras - Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Educação interprofissional na graduação:Os desafios sob a ótica dos acadêmicos no PET-Saúde em Manaus / Interprofessional education in graduation:The challenges from the perspective of academics at PET-Saúde in Manaus |
title |
Educação interprofissional na graduação:Os desafios sob a ótica dos acadêmicos no PET-Saúde em Manaus / Interprofessional education in graduation:The challenges from the perspective of academics at PET-Saúde in Manaus |
spellingShingle |
Educação interprofissional na graduação:Os desafios sob a ótica dos acadêmicos no PET-Saúde em Manaus / Interprofessional education in graduation:The challenges from the perspective of academics at PET-Saúde in Manaus Marques, Gabriella Bacellar Educação Interprofissional Práticas Interdisciplinares Comportamento Cooperativo Relações Interprofissionais Colaboração Intersetorial. |
title_short |
Educação interprofissional na graduação:Os desafios sob a ótica dos acadêmicos no PET-Saúde em Manaus / Interprofessional education in graduation:The challenges from the perspective of academics at PET-Saúde in Manaus |
title_full |
Educação interprofissional na graduação:Os desafios sob a ótica dos acadêmicos no PET-Saúde em Manaus / Interprofessional education in graduation:The challenges from the perspective of academics at PET-Saúde in Manaus |
title_fullStr |
Educação interprofissional na graduação:Os desafios sob a ótica dos acadêmicos no PET-Saúde em Manaus / Interprofessional education in graduation:The challenges from the perspective of academics at PET-Saúde in Manaus |
title_full_unstemmed |
Educação interprofissional na graduação:Os desafios sob a ótica dos acadêmicos no PET-Saúde em Manaus / Interprofessional education in graduation:The challenges from the perspective of academics at PET-Saúde in Manaus |
title_sort |
Educação interprofissional na graduação:Os desafios sob a ótica dos acadêmicos no PET-Saúde em Manaus / Interprofessional education in graduation:The challenges from the perspective of academics at PET-Saúde in Manaus |
author |
Marques, Gabriella Bacellar |
author_facet |
Marques, Gabriella Bacellar Rocha, Jéssica Márjorie Oliveira da Guedes, Loise Maria Baraúna |
author_role |
author |
author2 |
Rocha, Jéssica Márjorie Oliveira da Guedes, Loise Maria Baraúna |
author2_role |
author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Marques, Gabriella Bacellar Rocha, Jéssica Márjorie Oliveira da Guedes, Loise Maria Baraúna |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação Interprofissional Práticas Interdisciplinares Comportamento Cooperativo Relações Interprofissionais Colaboração Intersetorial. |
topic |
Educação Interprofissional Práticas Interdisciplinares Comportamento Cooperativo Relações Interprofissionais Colaboração Intersetorial. |
description |
Nos últimos anos, é crescente a disposição para a implementação da Educação Interprofissional (EIP) em saúde em diversos países, motivados pela limitação do modelo atual de formação, disciplinar e uniprofissional, que tem um paradoxo central: profissionais que trabalharão juntos são formados isoladamente. Portanto, esse artigo tem por objetivo descrever a experiência de acadêmicas de cursos da saúde que entraram em contato com a EIP através do Programa de Educação pelo Trabalho para a Saúde/Interprofissionalidade (PET-Saúde/Interprofissionalidade), e a percepção da ausência da EIP na graduação. A reflexão sobre a formação profissional em saúde torna-se importante, uma vez que o cuidado humano é complexo e o serviço ofertado está cada vez mais segmentado, sendo, por isso, necessário que o nó crítico desta problemática seja o quanto antes solucionado. |
publishDate |
2020 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2020-06-12 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/11542 10.34117/bjdv6n6-280 |
url |
https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/11542 |
identifier_str_mv |
10.34117/bjdv6n6-280 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/11542/9631 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2020 Brazilian Journal of Development info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2020 Brazilian Journal of Development |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda. |
publisher.none.fl_str_mv |
Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda. |
dc.source.none.fl_str_mv |
Brazilian Journal of Development; Vol. 6 No. 6 (2020); 36804-36807 Brazilian Journal of Development; Vol. 6 Núm. 6 (2020); 36804-36807 Brazilian Journal of Development; v. 6 n. 6 (2020); 36804-36807 2525-8761 10.34117/bjd.v6i6 reponame:Revista Veras instname:Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz) instacron:VERACRUZ |
instname_str |
Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz) |
instacron_str |
VERACRUZ |
institution |
VERACRUZ |
reponame_str |
Revista Veras |
collection |
Revista Veras |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Veras - Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz) |
repository.mail.fl_str_mv |
||revistaveras@veracruz.edu.br |
_version_ |
1813645457840144384 |