Educação interprofissional na graduação:Os desafios sob a ótica dos acadêmicos no PET-Saúde em Manaus / Interprofessional education in graduation:The challenges from the perspective of academics at PET-Saúde in Manaus

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Marques, Gabriella Bacellar
Data de Publicação: 2020
Outros Autores: Rocha, Jéssica Márjorie Oliveira da, Guedes, Loise Maria Baraúna
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Veras
Texto Completo: https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/11542
Resumo: Nos últimos anos, é crescente a disposição para a implementação da Educação Interprofissional (EIP) em saúde em diversos países, motivados pela limitação do modelo atual de formação, disciplinar e uniprofissional, que tem um paradoxo central: profissionais que trabalharão juntos são formados isoladamente. Portanto, esse artigo tem por objetivo descrever a experiência de acadêmicas de cursos da saúde que entraram em contato com a EIP através do Programa de Educação pelo Trabalho para a Saúde/Interprofissionalidade (PET-Saúde/Interprofissionalidade), e a percepção da ausência da EIP na graduação. A reflexão sobre a formação profissional em saúde torna-se importante, uma vez que o cuidado humano é complexo e o serviço ofertado está cada vez mais segmentado, sendo, por isso, necessário que o nó crítico desta problemática seja o quanto antes solucionado. 
id VERACRUZ-0_e2436b806f5be8d420ce25611cd84118
oai_identifier_str oai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/11542
network_acronym_str VERACRUZ-0
network_name_str Revista Veras
repository_id_str
spelling Educação interprofissional na graduação:Os desafios sob a ótica dos acadêmicos no PET-Saúde em Manaus / Interprofessional education in graduation:The challenges from the perspective of academics at PET-Saúde in ManausEducação InterprofissionalPráticas InterdisciplinaresComportamento CooperativoRelações InterprofissionaisColaboração Intersetorial.Nos últimos anos, é crescente a disposição para a implementação da Educação Interprofissional (EIP) em saúde em diversos países, motivados pela limitação do modelo atual de formação, disciplinar e uniprofissional, que tem um paradoxo central: profissionais que trabalharão juntos são formados isoladamente. Portanto, esse artigo tem por objetivo descrever a experiência de acadêmicas de cursos da saúde que entraram em contato com a EIP através do Programa de Educação pelo Trabalho para a Saúde/Interprofissionalidade (PET-Saúde/Interprofissionalidade), e a percepção da ausência da EIP na graduação. A reflexão sobre a formação profissional em saúde torna-se importante, uma vez que o cuidado humano é complexo e o serviço ofertado está cada vez mais segmentado, sendo, por isso, necessário que o nó crítico desta problemática seja o quanto antes solucionado. Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.2020-06-12info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/1154210.34117/bjdv6n6-280Brazilian Journal of Development; Vol. 6 No. 6 (2020); 36804-36807Brazilian Journal of Development; Vol. 6 Núm. 6 (2020); 36804-36807Brazilian Journal of Development; v. 6 n. 6 (2020); 36804-368072525-876110.34117/bjd.v6i6reponame:Revista Verasinstname:Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)instacron:VERACRUZporhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/11542/9631Copyright (c) 2020 Brazilian Journal of Developmentinfo:eu-repo/semantics/openAccessMarques, Gabriella BacellarRocha, Jéssica Márjorie Oliveira daGuedes, Loise Maria Baraúna2020-07-21T19:01:12Zoai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/11542Revistahttp://site.veracruz.edu.br:8087/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/PRIhttp://site.veracruz.edu.br:8087/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/oai||revistaveras@veracruz.edu.br2236-57292236-5729opendoar:2024-10-15T16:07:14.485763Revista Veras - Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)false
dc.title.none.fl_str_mv Educação interprofissional na graduação:Os desafios sob a ótica dos acadêmicos no PET-Saúde em Manaus / Interprofessional education in graduation:The challenges from the perspective of academics at PET-Saúde in Manaus
title Educação interprofissional na graduação:Os desafios sob a ótica dos acadêmicos no PET-Saúde em Manaus / Interprofessional education in graduation:The challenges from the perspective of academics at PET-Saúde in Manaus
spellingShingle Educação interprofissional na graduação:Os desafios sob a ótica dos acadêmicos no PET-Saúde em Manaus / Interprofessional education in graduation:The challenges from the perspective of academics at PET-Saúde in Manaus
Marques, Gabriella Bacellar
Educação Interprofissional
Práticas Interdisciplinares
Comportamento Cooperativo
Relações Interprofissionais
Colaboração Intersetorial.
title_short Educação interprofissional na graduação:Os desafios sob a ótica dos acadêmicos no PET-Saúde em Manaus / Interprofessional education in graduation:The challenges from the perspective of academics at PET-Saúde in Manaus
title_full Educação interprofissional na graduação:Os desafios sob a ótica dos acadêmicos no PET-Saúde em Manaus / Interprofessional education in graduation:The challenges from the perspective of academics at PET-Saúde in Manaus
title_fullStr Educação interprofissional na graduação:Os desafios sob a ótica dos acadêmicos no PET-Saúde em Manaus / Interprofessional education in graduation:The challenges from the perspective of academics at PET-Saúde in Manaus
title_full_unstemmed Educação interprofissional na graduação:Os desafios sob a ótica dos acadêmicos no PET-Saúde em Manaus / Interprofessional education in graduation:The challenges from the perspective of academics at PET-Saúde in Manaus
title_sort Educação interprofissional na graduação:Os desafios sob a ótica dos acadêmicos no PET-Saúde em Manaus / Interprofessional education in graduation:The challenges from the perspective of academics at PET-Saúde in Manaus
author Marques, Gabriella Bacellar
author_facet Marques, Gabriella Bacellar
Rocha, Jéssica Márjorie Oliveira da
Guedes, Loise Maria Baraúna
author_role author
author2 Rocha, Jéssica Márjorie Oliveira da
Guedes, Loise Maria Baraúna
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Marques, Gabriella Bacellar
Rocha, Jéssica Márjorie Oliveira da
Guedes, Loise Maria Baraúna
dc.subject.por.fl_str_mv Educação Interprofissional
Práticas Interdisciplinares
Comportamento Cooperativo
Relações Interprofissionais
Colaboração Intersetorial.
topic Educação Interprofissional
Práticas Interdisciplinares
Comportamento Cooperativo
Relações Interprofissionais
Colaboração Intersetorial.
description Nos últimos anos, é crescente a disposição para a implementação da Educação Interprofissional (EIP) em saúde em diversos países, motivados pela limitação do modelo atual de formação, disciplinar e uniprofissional, que tem um paradoxo central: profissionais que trabalharão juntos são formados isoladamente. Portanto, esse artigo tem por objetivo descrever a experiência de acadêmicas de cursos da saúde que entraram em contato com a EIP através do Programa de Educação pelo Trabalho para a Saúde/Interprofissionalidade (PET-Saúde/Interprofissionalidade), e a percepção da ausência da EIP na graduação. A reflexão sobre a formação profissional em saúde torna-se importante, uma vez que o cuidado humano é complexo e o serviço ofertado está cada vez mais segmentado, sendo, por isso, necessário que o nó crítico desta problemática seja o quanto antes solucionado. 
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020-06-12
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/11542
10.34117/bjdv6n6-280
url https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/11542
identifier_str_mv 10.34117/bjdv6n6-280
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/11542/9631
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2020 Brazilian Journal of Development
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2020 Brazilian Journal of Development
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.
publisher.none.fl_str_mv Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.
dc.source.none.fl_str_mv Brazilian Journal of Development; Vol. 6 No. 6 (2020); 36804-36807
Brazilian Journal of Development; Vol. 6 Núm. 6 (2020); 36804-36807
Brazilian Journal of Development; v. 6 n. 6 (2020); 36804-36807
2525-8761
10.34117/bjd.v6i6
reponame:Revista Veras
instname:Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)
instacron:VERACRUZ
instname_str Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)
instacron_str VERACRUZ
institution VERACRUZ
reponame_str Revista Veras
collection Revista Veras
repository.name.fl_str_mv Revista Veras - Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)
repository.mail.fl_str_mv ||revistaveras@veracruz.edu.br
_version_ 1813645457840144384