Transplante de intestino delgado: uma realidade ou um desafio?/ Small bowel transplant: a reality or a challenge?

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Romanielo, Ana Flávia Resende
Data de Publicação: 2020
Outros Autores: Lacerda, Tayla Figueiredo, Souza, Joyce Karolyny Lopes de, Coelho, Amanda Batista, Carvalho, Viviana Cristina de Souza, Manhães, Luiz Gustavo Sousa, Flores, Larissa Martins, Flores, Danielly Martins
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Brazilian Journal of Health Review
Texto Completo: https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BJHR/article/view/6469
Resumo: Na introdução deste artigo aborda-se que o transplante de intestino delgado teve uma evolução mais lenta que os demais devido à complexidade que o envolve, porém, que hoje se faz como a única forma de se curar a falência intestinal. O objetivo desta revisão é, portanto, abordar os avanços que tiveram no transplante de intestino delgado proporcionando que ele se tornasse a terapia de escolha para FI. A metodologia utilizada foi a revisão sistemática da literatura. Muitos foram os impasses durante o curso de seu desenvolvimento, pois consequências da cirurgia e a necessidade de esquemas imunossupressores que permitissem que tal procedimento fosse realizado com sucesso levaram tempo para se consolidarem. O futuro parece promissor, no entanto, o grande desafio é reconhecer precocemente os casos de rejeição, prevenindo a perda do enxerto e melhorando os resultados a longo prazo, além das complicações causadas por infecções oportunistas, doenças linfoproliferativas pós-transplante e a doença do enxerto contra hospedeiro.
id BJRH-0_7610c32eaf015cd1be561bdd2ffb1507
oai_identifier_str oai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/6469
network_acronym_str BJRH-0
network_name_str Brazilian Journal of Health Review
repository_id_str
spelling Transplante de intestino delgado: uma realidade ou um desafio?/ Small bowel transplant: a reality or a challenge?transplanteintestino delgadomultivisceral.Na introdução deste artigo aborda-se que o transplante de intestino delgado teve uma evolução mais lenta que os demais devido à complexidade que o envolve, porém, que hoje se faz como a única forma de se curar a falência intestinal. O objetivo desta revisão é, portanto, abordar os avanços que tiveram no transplante de intestino delgado proporcionando que ele se tornasse a terapia de escolha para FI. A metodologia utilizada foi a revisão sistemática da literatura. Muitos foram os impasses durante o curso de seu desenvolvimento, pois consequências da cirurgia e a necessidade de esquemas imunossupressores que permitissem que tal procedimento fosse realizado com sucesso levaram tempo para se consolidarem. O futuro parece promissor, no entanto, o grande desafio é reconhecer precocemente os casos de rejeição, prevenindo a perda do enxerto e melhorando os resultados a longo prazo, além das complicações causadas por infecções oportunistas, doenças linfoproliferativas pós-transplante e a doença do enxerto contra hospedeiro.Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.2020-01-29info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BJHR/article/view/646910.34119/bjhrv3n1-049Brazilian Journal of Health Review; Vol. 3 No. 1 (2020); 613-619Brazilian Journal of Health Review; v. 3 n. 1 (2020); 613-6192595-6825reponame:Brazilian Journal of Health Reviewinstname:Federação das Indústrias do Estado do Paraná (FIEP)instacron:BJRHporhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BJHR/article/view/6469/5711Copyright (c) 2020 Brazilian Journal of Health Reviewinfo:eu-repo/semantics/openAccessRomanielo, Ana Flávia ResendeLacerda, Tayla FigueiredoSouza, Joyce Karolyny Lopes deCoelho, Amanda BatistaCarvalho, Viviana Cristina de SouzaManhães, Luiz Gustavo SousaFlores, Larissa MartinsFlores, Danielly Martins2020-03-09T11:40:58Zoai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/6469Revistahttp://www.brazilianjournals.com/index.php/BJHR/indexPRIhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BJHR/oai|| brazilianjhr@gmail.com2595-68252595-6825opendoar:2020-03-09T11:40:58Brazilian Journal of Health Review - Federação das Indústrias do Estado do Paraná (FIEP)false
dc.title.none.fl_str_mv Transplante de intestino delgado: uma realidade ou um desafio?/ Small bowel transplant: a reality or a challenge?
title Transplante de intestino delgado: uma realidade ou um desafio?/ Small bowel transplant: a reality or a challenge?
spellingShingle Transplante de intestino delgado: uma realidade ou um desafio?/ Small bowel transplant: a reality or a challenge?
Romanielo, Ana Flávia Resende
transplante
intestino delgado
multivisceral.
title_short Transplante de intestino delgado: uma realidade ou um desafio?/ Small bowel transplant: a reality or a challenge?
title_full Transplante de intestino delgado: uma realidade ou um desafio?/ Small bowel transplant: a reality or a challenge?
title_fullStr Transplante de intestino delgado: uma realidade ou um desafio?/ Small bowel transplant: a reality or a challenge?
title_full_unstemmed Transplante de intestino delgado: uma realidade ou um desafio?/ Small bowel transplant: a reality or a challenge?
title_sort Transplante de intestino delgado: uma realidade ou um desafio?/ Small bowel transplant: a reality or a challenge?
author Romanielo, Ana Flávia Resende
author_facet Romanielo, Ana Flávia Resende
Lacerda, Tayla Figueiredo
Souza, Joyce Karolyny Lopes de
Coelho, Amanda Batista
Carvalho, Viviana Cristina de Souza
Manhães, Luiz Gustavo Sousa
Flores, Larissa Martins
Flores, Danielly Martins
author_role author
author2 Lacerda, Tayla Figueiredo
Souza, Joyce Karolyny Lopes de
Coelho, Amanda Batista
Carvalho, Viviana Cristina de Souza
Manhães, Luiz Gustavo Sousa
Flores, Larissa Martins
Flores, Danielly Martins
author2_role author
author
author
author
author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Romanielo, Ana Flávia Resende
Lacerda, Tayla Figueiredo
Souza, Joyce Karolyny Lopes de
Coelho, Amanda Batista
Carvalho, Viviana Cristina de Souza
Manhães, Luiz Gustavo Sousa
Flores, Larissa Martins
Flores, Danielly Martins
dc.subject.por.fl_str_mv transplante
intestino delgado
multivisceral.
topic transplante
intestino delgado
multivisceral.
description Na introdução deste artigo aborda-se que o transplante de intestino delgado teve uma evolução mais lenta que os demais devido à complexidade que o envolve, porém, que hoje se faz como a única forma de se curar a falência intestinal. O objetivo desta revisão é, portanto, abordar os avanços que tiveram no transplante de intestino delgado proporcionando que ele se tornasse a terapia de escolha para FI. A metodologia utilizada foi a revisão sistemática da literatura. Muitos foram os impasses durante o curso de seu desenvolvimento, pois consequências da cirurgia e a necessidade de esquemas imunossupressores que permitissem que tal procedimento fosse realizado com sucesso levaram tempo para se consolidarem. O futuro parece promissor, no entanto, o grande desafio é reconhecer precocemente os casos de rejeição, prevenindo a perda do enxerto e melhorando os resultados a longo prazo, além das complicações causadas por infecções oportunistas, doenças linfoproliferativas pós-transplante e a doença do enxerto contra hospedeiro.
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020-01-29
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BJHR/article/view/6469
10.34119/bjhrv3n1-049
url https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BJHR/article/view/6469
identifier_str_mv 10.34119/bjhrv3n1-049
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BJHR/article/view/6469/5711
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2020 Brazilian Journal of Health Review
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2020 Brazilian Journal of Health Review
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.
publisher.none.fl_str_mv Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.
dc.source.none.fl_str_mv Brazilian Journal of Health Review; Vol. 3 No. 1 (2020); 613-619
Brazilian Journal of Health Review; v. 3 n. 1 (2020); 613-619
2595-6825
reponame:Brazilian Journal of Health Review
instname:Federação das Indústrias do Estado do Paraná (FIEP)
instacron:BJRH
instname_str Federação das Indústrias do Estado do Paraná (FIEP)
instacron_str BJRH
institution BJRH
reponame_str Brazilian Journal of Health Review
collection Brazilian Journal of Health Review
repository.name.fl_str_mv Brazilian Journal of Health Review - Federação das Indústrias do Estado do Paraná (FIEP)
repository.mail.fl_str_mv || brazilianjhr@gmail.com
_version_ 1797240049721409536