Utilização da técnica de repetição espaçada na aprendizagem da anatomia humana / Use of spaced repetition technique in learning human anatomy
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2020 |
Outros Autores: | , , , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Brazilian Journal of Health Review |
Texto Completo: | https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BJHR/article/view/17631 |
Resumo: | A disciplina de Anatomia é uma ciência com conteúdo difícil de memorizar, principalmente pela quantidade e complexidade de sua terminologia. Dentre as técnicas que auxiliam a manter a informação aprendida por mais tempo ou evocá-la com facilidade, o sistema de repetição espaçada (SRE) tem se mostrado eficaz como método de revisão de conteúdo que potencializa a retenção da memória. Assim, o objetivo deste trabalho foi avaliar a utilização do SRE e compará-lo com a metodologia tradicional de ensino em Anatomia Humana sem revisão sistematizada. Participaram da pesquisa 28 alunos do curso de Enfermagem da Universidade Federal de Uberlândia. Durante 16 semanas, os estudantes tiveram aulas teóricas e práticas expositivas de Anatomia e fizeram revisões extraclasse individuais utilizando a técnica SRE com o apoio do programa Anki, empregando cartões de repetição espaçada. Para avaliar o método, foram analisados os cartões aprendidos, reaprendidos, revisados e estudados, e foram comparadas as notas parciais e final com uma turma que não utilizou o método. Os resultados demostraram que a média dos cartões aprendidos foi 39,41% dos cartões disponibilizados; 50% dos estudantes não reaprendeu nenhum cartão; 67,85% dos estudantes revisaram uma quantidade de cartões abaixo da média da turma; a média dos cartões estudados foi 41,07% dos cartões disponibilizados; a turma que utilizou o método SRE apresentou nota significativamente maior apenas em uma das notas parciais. Assim, pode-se concluir que a adesão ao método SRE foi insatisfatória e não forneceu evidências da sua eficiência na maximização da aprendizagem. Contudo, comparado a metodologia tradicional sem revisão sistematizada, se mostrou eficaz apenas a longo prazo. |
id |
BJRH-0_7747c9225ef69d53b7aa3aa9089f60e2 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/17631 |
network_acronym_str |
BJRH-0 |
network_name_str |
Brazilian Journal of Health Review |
repository_id_str |
|
spelling |
Utilização da técnica de repetição espaçada na aprendizagem da anatomia humana / Use of spaced repetition technique in learning human anatomyeducaçãomemóriaaprendizagemgraduaçãoanatomia macroscópicaflashcardsA disciplina de Anatomia é uma ciência com conteúdo difícil de memorizar, principalmente pela quantidade e complexidade de sua terminologia. Dentre as técnicas que auxiliam a manter a informação aprendida por mais tempo ou evocá-la com facilidade, o sistema de repetição espaçada (SRE) tem se mostrado eficaz como método de revisão de conteúdo que potencializa a retenção da memória. Assim, o objetivo deste trabalho foi avaliar a utilização do SRE e compará-lo com a metodologia tradicional de ensino em Anatomia Humana sem revisão sistematizada. Participaram da pesquisa 28 alunos do curso de Enfermagem da Universidade Federal de Uberlândia. Durante 16 semanas, os estudantes tiveram aulas teóricas e práticas expositivas de Anatomia e fizeram revisões extraclasse individuais utilizando a técnica SRE com o apoio do programa Anki, empregando cartões de repetição espaçada. Para avaliar o método, foram analisados os cartões aprendidos, reaprendidos, revisados e estudados, e foram comparadas as notas parciais e final com uma turma que não utilizou o método. Os resultados demostraram que a média dos cartões aprendidos foi 39,41% dos cartões disponibilizados; 50% dos estudantes não reaprendeu nenhum cartão; 67,85% dos estudantes revisaram uma quantidade de cartões abaixo da média da turma; a média dos cartões estudados foi 41,07% dos cartões disponibilizados; a turma que utilizou o método SRE apresentou nota significativamente maior apenas em uma das notas parciais. Assim, pode-se concluir que a adesão ao método SRE foi insatisfatória e não forneceu evidências da sua eficiência na maximização da aprendizagem. Contudo, comparado a metodologia tradicional sem revisão sistematizada, se mostrou eficaz apenas a longo prazo.Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.2020-10-02info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BJHR/article/view/1763110.34119/bjhrv3n5-197Brazilian Journal of Health Review; Vol. 3 No. 5 (2020); 13827-13847Brazilian Journal of Health Review; v. 3 n. 5 (2020); 13827-138472595-6825reponame:Brazilian Journal of Health Reviewinstname:Federação das Indústrias do Estado do Paraná (FIEP)instacron:BJRHporhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BJHR/article/view/17631/14314Copyright (c) 2020 Brazilian Journal of Health Reviewinfo:eu-repo/semantics/openAccessChaves, Marcos Willyan de AraújoRossini, Joaquim CarlosJúnior, Roberto BernardinoFaccioli, Claudemir KuhnLopes, Ederaldo JoséSilva, Daniela Cristina de Oliveira2020-11-02T15:54:24Zoai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/17631Revistahttp://www.brazilianjournals.com/index.php/BJHR/indexPRIhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BJHR/oai|| brazilianjhr@gmail.com2595-68252595-6825opendoar:2020-11-02T15:54:24Brazilian Journal of Health Review - Federação das Indústrias do Estado do Paraná (FIEP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Utilização da técnica de repetição espaçada na aprendizagem da anatomia humana / Use of spaced repetition technique in learning human anatomy |
title |
Utilização da técnica de repetição espaçada na aprendizagem da anatomia humana / Use of spaced repetition technique in learning human anatomy |
spellingShingle |
Utilização da técnica de repetição espaçada na aprendizagem da anatomia humana / Use of spaced repetition technique in learning human anatomy Chaves, Marcos Willyan de Araújo educação memória aprendizagem graduação anatomia macroscópica flashcards |
title_short |
Utilização da técnica de repetição espaçada na aprendizagem da anatomia humana / Use of spaced repetition technique in learning human anatomy |
title_full |
Utilização da técnica de repetição espaçada na aprendizagem da anatomia humana / Use of spaced repetition technique in learning human anatomy |
title_fullStr |
Utilização da técnica de repetição espaçada na aprendizagem da anatomia humana / Use of spaced repetition technique in learning human anatomy |
title_full_unstemmed |
Utilização da técnica de repetição espaçada na aprendizagem da anatomia humana / Use of spaced repetition technique in learning human anatomy |
title_sort |
Utilização da técnica de repetição espaçada na aprendizagem da anatomia humana / Use of spaced repetition technique in learning human anatomy |
author |
Chaves, Marcos Willyan de Araújo |
author_facet |
Chaves, Marcos Willyan de Araújo Rossini, Joaquim Carlos Júnior, Roberto Bernardino Faccioli, Claudemir Kuhn Lopes, Ederaldo José Silva, Daniela Cristina de Oliveira |
author_role |
author |
author2 |
Rossini, Joaquim Carlos Júnior, Roberto Bernardino Faccioli, Claudemir Kuhn Lopes, Ederaldo José Silva, Daniela Cristina de Oliveira |
author2_role |
author author author author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Chaves, Marcos Willyan de Araújo Rossini, Joaquim Carlos Júnior, Roberto Bernardino Faccioli, Claudemir Kuhn Lopes, Ederaldo José Silva, Daniela Cristina de Oliveira |
dc.subject.por.fl_str_mv |
educação memória aprendizagem graduação anatomia macroscópica flashcards |
topic |
educação memória aprendizagem graduação anatomia macroscópica flashcards |
description |
A disciplina de Anatomia é uma ciência com conteúdo difícil de memorizar, principalmente pela quantidade e complexidade de sua terminologia. Dentre as técnicas que auxiliam a manter a informação aprendida por mais tempo ou evocá-la com facilidade, o sistema de repetição espaçada (SRE) tem se mostrado eficaz como método de revisão de conteúdo que potencializa a retenção da memória. Assim, o objetivo deste trabalho foi avaliar a utilização do SRE e compará-lo com a metodologia tradicional de ensino em Anatomia Humana sem revisão sistematizada. Participaram da pesquisa 28 alunos do curso de Enfermagem da Universidade Federal de Uberlândia. Durante 16 semanas, os estudantes tiveram aulas teóricas e práticas expositivas de Anatomia e fizeram revisões extraclasse individuais utilizando a técnica SRE com o apoio do programa Anki, empregando cartões de repetição espaçada. Para avaliar o método, foram analisados os cartões aprendidos, reaprendidos, revisados e estudados, e foram comparadas as notas parciais e final com uma turma que não utilizou o método. Os resultados demostraram que a média dos cartões aprendidos foi 39,41% dos cartões disponibilizados; 50% dos estudantes não reaprendeu nenhum cartão; 67,85% dos estudantes revisaram uma quantidade de cartões abaixo da média da turma; a média dos cartões estudados foi 41,07% dos cartões disponibilizados; a turma que utilizou o método SRE apresentou nota significativamente maior apenas em uma das notas parciais. Assim, pode-se concluir que a adesão ao método SRE foi insatisfatória e não forneceu evidências da sua eficiência na maximização da aprendizagem. Contudo, comparado a metodologia tradicional sem revisão sistematizada, se mostrou eficaz apenas a longo prazo. |
publishDate |
2020 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2020-10-02 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BJHR/article/view/17631 10.34119/bjhrv3n5-197 |
url |
https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BJHR/article/view/17631 |
identifier_str_mv |
10.34119/bjhrv3n5-197 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BJHR/article/view/17631/14314 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2020 Brazilian Journal of Health Review info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2020 Brazilian Journal of Health Review |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda. |
publisher.none.fl_str_mv |
Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda. |
dc.source.none.fl_str_mv |
Brazilian Journal of Health Review; Vol. 3 No. 5 (2020); 13827-13847 Brazilian Journal of Health Review; v. 3 n. 5 (2020); 13827-13847 2595-6825 reponame:Brazilian Journal of Health Review instname:Federação das Indústrias do Estado do Paraná (FIEP) instacron:BJRH |
instname_str |
Federação das Indústrias do Estado do Paraná (FIEP) |
instacron_str |
BJRH |
institution |
BJRH |
reponame_str |
Brazilian Journal of Health Review |
collection |
Brazilian Journal of Health Review |
repository.name.fl_str_mv |
Brazilian Journal of Health Review - Federação das Indústrias do Estado do Paraná (FIEP) |
repository.mail.fl_str_mv |
|| brazilianjhr@gmail.com |
_version_ |
1797240055535763456 |