Reflexões sobre a reforma do ensino médio e seus desdobramentos para o desenvolvimento psíquico na adolescência

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Trindade, Camila
Data de Publicação: 2024
Outros Autores: Melo, Letícia Cavalieri Beiser de, Leonardo, Nilza Sanches Tessaro, Leal, Záira Fátima de Rezende Gonzalez
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Brazilian Journal of Health Review
Texto Completo: https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BJHR/article/view/67827
Resumo: A reforma do ensino médio, instituída no ano de 2017, por meio da Lei Nº 13.415/2017, foi lançada como uma proposta inovadora e promissora de reorganização dos últimos anos do ensino básico brasileiro, que busca atender os anseios por melhorias na educação e na formação dos adolescentes e jovens do País. No entanto, sua estrutura curricular sinaliza para uma flexibilização do ensino nesta etapa educativa. Destarte, o presente trabalho tem como objetivo discutir as possíveis implicações da reforma do ensino médio no processo de desenvolvimento psíquico dos estudantes, tomando por base os preceitos teóricos da Psicologia Histórico-Cultural. Para isso, foi realizado um estudo bibliográfico que envolveu a discussão e articulação dos elementos que conformam tal reforma, especialmente os relacionados aos itinerários formativos, e suas relações com o desenvolvimento do pensamento em conceitos, sendo esta a principal neoformação a ser alcançada no período da adolescência. Por meio das reflexões teóricas, ponderamos que a nova proposta reduz o acesso dos estudantes ao conhecimento historicamente produzido pela humanidade, o que, por sua vez, implica na limitação das possibilidades de desenvolvimento psíquico dos adolescentes, consolidando ainda mais as desigualdades sociais existentes no Brasil.
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