Transição para a vida pós escolar de alunos com NEE: respostas educativas

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Lopes, Maria Celeste de Sousa
Data de Publicação: 2023
Outros Autores: Terroso, Célia, Peixoto, Daniela, Martins, Fernanda
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Brazilian Journal of Health Review
Texto Completo: https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BJHR/article/view/63534
Resumo: Esta investigação tem o seu enfoque na problemática da Transição para a Vida Pós-Escolar de Alunos com NEE, nomeadamente as respostas educativas e os recursos implementados pelas escolas. Com base na revisão da literatura, procurou-se perceber a forma como os agrupamentos de escolas se organizam, quais as respostas educativas e que recursos são implementados, de modo a dar cumprimento ao definido na Lei, nomeadamente no que respeita ao Planos Individuais de Transição e à Transição para a Vida Ativa. No estudo empírico contou-se com uma amostra participante de trinta profissionais, envolvidos no processo educativo de alunos a usufruir de Currículo Específico Individual e de Plano Individual de Transição. Foi utilizada a metodologia quantitativa, designadamente inquérito por questionário. O estudo permitiu evidenciar a complexidade intrínseca à Escola, sendo que esta organização não poderá ser a única responsável por todo o processo. A articulação entre escola, família e a comunidade é, portanto, imprescindível.
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