O impacto psicológico da pandemia de COVID-19 nos acadêmicos de medicina da região de Carajás / The psychological impact of the COVID-19 pandemic on medical students in the region of Carajás
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Data de Publicação: | 2020 |
Outros Autores: | , , , , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Brazilian Journal of Health Review |
Texto Completo: | https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BJHR/article/view/22290 |
Resumo: | Introdução: Com a pandemia do coronavírus, as medidas de biossegurança e o distanciamento social se tornaram realidade na vida de todos os brasileiros, causando uma ruptura nas antigas formas de relações sociais e gerando um período de intenso estresse e incertezas, podendo fazer surgir transtornos mentais ou acarretar o agravamento de afecções psiquiátricas preexistentes. Nesse sentido, faz-se necessário avaliar a integridade psicológica em uma população estatisticamente mais propensa a desenvolver sofrimento psicológico: o estudante de medicina. Por esses motivos, a presente pesquisa buscou avaliar saúde mental dos estudantes de medicina do município de Marabá, Pará, cidade de referência da região de Carajás. Método: Trata-se de um estudo transversal realizado com os discentes dos cursos de medicina do município de Marabá de uma instituição pública e outra privada. A coleta fora realizada no formato online, por meio de um questionário sociodemográfico e um questionário de exposição à COVID-19, sendo as desordens mentais avaliadas por meio da Escala Hospitalar de Ansiedade e Depressão (HADS). Realizou-se análises estatísticas descritivas de frequência e as variáveis foram relacionadas com a incidência de transtornos psiquiátricos por meio do Teste G, com intervalo de confiança de 95%, p < 0,05 significativo. Resultados: Considerando toda a amostra, 21.4% dos alunos relatou diagnóstico prévio de algum transtorno psiquiátrico. Com base na resposta dos estudantes, 43.4% manifestaram desordens psiquiátricas, sendo a ansiedade o traço mais prevalente (23.1%), seguido de transtorno ansioso e depressivo concomitantes (11.5%) e depressão (8.8%). Análise sociodemográfica revelou o sexo feminino com maior prevalência de transtornos mentais (p < 0.0184). Conclusão: O significante número de alunos que relataram impactos na saúde mental, em meio a pandemia, demonstra a necessidade de as instituições de ensino superior atuarem a fim de prevenir, bem como estarem aptas a identificar e lidar com desordens psíquicas entre seus discentes. |
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O impacto psicológico da pandemia de COVID-19 nos acadêmicos de medicina da região de Carajás / The psychological impact of the COVID-19 pandemic on medical students in the region of CarajásSaúde MentalEstudantes de MedicinaInfecções por CoronavirusCOVID-19Educação médicaAnsiedadeDepressão.Introdução: Com a pandemia do coronavírus, as medidas de biossegurança e o distanciamento social se tornaram realidade na vida de todos os brasileiros, causando uma ruptura nas antigas formas de relações sociais e gerando um período de intenso estresse e incertezas, podendo fazer surgir transtornos mentais ou acarretar o agravamento de afecções psiquiátricas preexistentes. Nesse sentido, faz-se necessário avaliar a integridade psicológica em uma população estatisticamente mais propensa a desenvolver sofrimento psicológico: o estudante de medicina. Por esses motivos, a presente pesquisa buscou avaliar saúde mental dos estudantes de medicina do município de Marabá, Pará, cidade de referência da região de Carajás. Método: Trata-se de um estudo transversal realizado com os discentes dos cursos de medicina do município de Marabá de uma instituição pública e outra privada. A coleta fora realizada no formato online, por meio de um questionário sociodemográfico e um questionário de exposição à COVID-19, sendo as desordens mentais avaliadas por meio da Escala Hospitalar de Ansiedade e Depressão (HADS). Realizou-se análises estatísticas descritivas de frequência e as variáveis foram relacionadas com a incidência de transtornos psiquiátricos por meio do Teste G, com intervalo de confiança de 95%, p < 0,05 significativo. Resultados: Considerando toda a amostra, 21.4% dos alunos relatou diagnóstico prévio de algum transtorno psiquiátrico. Com base na resposta dos estudantes, 43.4% manifestaram desordens psiquiátricas, sendo a ansiedade o traço mais prevalente (23.1%), seguido de transtorno ansioso e depressivo concomitantes (11.5%) e depressão (8.8%). Análise sociodemográfica revelou o sexo feminino com maior prevalência de transtornos mentais (p < 0.0184). Conclusão: O significante número de alunos que relataram impactos na saúde mental, em meio a pandemia, demonstra a necessidade de as instituições de ensino superior atuarem a fim de prevenir, bem como estarem aptas a identificar e lidar com desordens psíquicas entre seus discentes.Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.2020-12-29info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BJHR/article/view/2229010.34119/bjhrv3n6-349Brazilian Journal of Health Review; Vol. 3 No. 6 (2020); 19731-19747Brazilian Journal of Health Review; v. 3 n. 6 (2020); 19731-197472595-6825reponame:Brazilian Journal of Health Reviewinstname:Federação das Indústrias do Estado do Paraná (FIEP)instacron:BJRHporhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BJHR/article/view/22290/17817Copyright (c) 2020 Brazilian Journal of Health Reviewinfo:eu-repo/semantics/openAccessSilva, Andréia Cardoso daMartins, Davi da SilvaSantiago, Ariel TavaresSantos, Ozélia SousaPaes, Carlos Jaime OliveiraSilva, Adriana Cardoso daAraújo, Priscila Xavier de2021-01-08T20:13:02Zoai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/22290Revistahttp://www.brazilianjournals.com/index.php/BJHR/indexPRIhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BJHR/oai|| brazilianjhr@gmail.com2595-68252595-6825opendoar:2021-01-08T20:13:02Brazilian Journal of Health Review - Federação das Indústrias do Estado do Paraná (FIEP)false |
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